Empresas devedoras saem beneficiadas na previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Audiência foi em formato pergunta-resposta, diferente das anteriores em que as questões só eram colocadas no final. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

Apenas três das cinco empresas do setor de frigoríficos convidadas a prestar esclarecimentos enviaram representantes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência. A audiência ocorreu nessa quinta, 8/6, e durou pouco mais de três horas. Os expositores foram Fabio Chilo, representante da JBS; Heraldo Geres, pela Marfrig Global Foods; e Felipe Ricetti Marques, da Swift Armour. Deixaram de comparecer os procuradores dos frigoríficos Margen e Nicolini.

Os oradores apresentaram argumentos semelhantes para a defesa das empresas: as dívidas estão suspensas ou garantidas em tramites administrativos ou judiciários; as empresas parcelaram a dívida através do Refis (programa do Governo que dá desconto para empresários renegociarem seus débitos); e alegaram ainda que as empresas são têm créditos a receber da União por contribuições sociais (PIS e Cofins) maiores que a dívida que têm com a previdência.

As alegações geraram questionamentos entre os senadores. “Confesso que sou daqueles que se preocupam muito com esse tal de Refis para cá, Refis para lá. Quem paga, paga em dia, quem não paga, não paga nunca e vai renegociando. Aqueles que pagam em dia, como dizia o empresário, são penalizados porque fica uma concorrência desleal”, avaliou o presidente da CPI, senador Paulo Paim (PT/RS).

“A Previdência Social tem sido um agente de compensação de outros débitos que não efetivamente os do próprio sistema previdenciário, o que acaba causando um rombo. Ela está, na verdade, compensando outros créditos tributários, que são de PIS, Cofins etc. A matemática, no final, evidentemente, vai fechar com um déficit enorme para a Previdência Social”. considerou o senador Dário Berger (PMDB/SC).

Outro ponto que foi ressaltado na sessão é o fato de as empresas se beneficiarem de políticas de fomento econômico e, mesmo assim, terem enormes débitos com o Governo. “Não nos parece justo que esse setor econômico de frigoríficos acumule dívidas tão expressivas em relação a suas obrigações tributárias, pois já é destinatário de favores fiscais da União, uma vez que beneficiado pelas desonerações legais e linhas de crédito altamente subsidiadas”, ressaltou o senador Hélio José (PMDB/DF).

Ele frisou que, até o momento, a CPI parece ter evidências suficientes pare entender que a reforma como prevista pelo governo não é a mudança necessária para solucionar os problemas do sistema. “Já foram identificadas como causa das distorções orçamentárias da Previdência Social a aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), a concessão indiscriminada de desonerações de contribuições sociais, a renúncia fiscal decorrente da previsão legal e constitucional, e a sonegação e a apropriação indébita de contribuições sociais”, concluiu.

Acessos: 0

💊Os remédios representam boa parte dos gastos mensais das famílias. Por isso, o desconto da parceria da ANAJUSTRA Federal com as farmácias @drogaraiab podem te ajudar a economizar todos os meses!

São mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil. Encontre a unidade mais próxima de você, informe seu CPF e aproveite os beneficiais de ser associado!

#anajustrafederal #convenios #drogaraia #servidorpublico #pju #parceria #servidor
O dólar americano tem se mostrado uma moeda estável, enquanto a moeda brasileira passou por nove mudanças desde 1694 e já perdeu mais de 80% do seu valor desde o lançamento do Plano Real, há 30 anos.

🌍 Fique atento!

* Investir em dólar pode oferecer proteção contra a desvalorização.

* Planeje suas viagens comprando dólares aos poucos.

* Conheça as taxas e tributações ao investir em fundos dolarizados.

Quer entender mais? Leia o artigo do consultor financeiro José Carlos Dorte no nosso site.😉

#Economia #Dólar #MoedaBrasileira #Investimentos #Finanças #AnajustraFederal #Consultoria
🥳🎉 Estamos no Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios