Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Audiência foi em formato pergunta-resposta, diferente das anteriores em que as questões só eram colocadas no final. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
Apenas três das cinco empresas do setor de frigoríficos convidadas a prestar esclarecimentos enviaram representantes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência. A audiência ocorreu nessa quinta, 8/6, e durou pouco mais de três horas. Os expositores foram Fabio Chilo, representante da JBS; Heraldo Geres, pela Marfrig Global Foods; e Felipe Ricetti Marques, da Swift Armour. Deixaram de comparecer os procuradores dos frigoríficos Margen e Nicolini.
Os oradores apresentaram argumentos semelhantes para a defesa das empresas: as dívidas estão suspensas ou garantidas em tramites administrativos ou judiciários; as empresas parcelaram a dívida através do Refis (programa do Governo que dá desconto para empresários renegociarem seus débitos); e alegaram ainda que as empresas são têm créditos a receber da União por contribuições sociais (PIS e Cofins) maiores que a dívida que têm com a previdência.
As alegações geraram questionamentos entre os senadores. “Confesso que sou daqueles que se preocupam muito com esse tal de Refis para cá, Refis para lá. Quem paga, paga em dia, quem não paga, não paga nunca e vai renegociando. Aqueles que pagam em dia, como dizia o empresário, são penalizados porque fica uma concorrência desleal”, avaliou o presidente da CPI, senador Paulo Paim (PT/RS).
“A Previdência Social tem sido um agente de compensação de outros débitos que não efetivamente os do próprio sistema previdenciário, o que acaba causando um rombo. Ela está, na verdade, compensando outros créditos tributários, que são de PIS, Cofins etc. A matemática, no final, evidentemente, vai fechar com um déficit enorme para a Previdência Social”. considerou o senador Dário Berger (PMDB/SC).
Outro ponto que foi ressaltado na sessão é o fato de as empresas se beneficiarem de políticas de fomento econômico e, mesmo assim, terem enormes débitos com o Governo. “Não nos parece justo que esse setor econômico de frigoríficos acumule dívidas tão expressivas em relação a suas obrigações tributárias, pois já é destinatário de favores fiscais da União, uma vez que beneficiado pelas desonerações legais e linhas de crédito altamente subsidiadas”, ressaltou o senador Hélio José (PMDB/DF).
Ele frisou que, até o momento, a CPI parece ter evidências suficientes pare entender que a reforma como prevista pelo governo não é a mudança necessária para solucionar os problemas do sistema. “Já foram identificadas como causa das distorções orçamentárias da Previdência Social a aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), a concessão indiscriminada de desonerações de contribuições sociais, a renúncia fiscal decorrente da previsão legal e constitucional, e a sonegação e a apropriação indébita de contribuições sociais”, concluiu.
Acessos: 0
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju