
Perspectivas para 2025: um ano de expectativas e desafios
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Fotos: Jane de Araújo e Geraldo Magela/Agência Senado
A senadora Gleisi Hoffman (PT/PR) entrou com uma questão de ordem no Plenário do Senado na tarde dessa quinta-feira, 25/5, para pedir a anulação da última assembleia da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre a reforma trabalhista. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2017, que altera mais de cem artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é relatado na comissão pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES).
Segundo Hoffman,o presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), descumpriu o regimento ao dar como lido um relatório que não havia sido previamente distribuído para os senadores. “Em momento algum o presidente anunciou que matéria seria colocada em discussão. Em momento algum passou a palavra para o relator ler o relatório. Em momento algum o relatório foi lido. É uma clara afronta ao regimento. Relatórios dados como lidos só são possíveis com acordo nas comissões”, declarou.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também entrou com uma questão de ordem. Ela pediu que a Mesa determine ao colegiado o envio do projeto para que se analise a possibilidade de anexar outros projetos que tramitam no Senado sobre temas parecidos. “O projeto, por tratar de mais de uma centena de dispositivos da CLT, por óbvio versa sobre várias matérias em trâmite nesta Casa que não podem ser desconsideradas. Embora a comissão tenha sido oficiada na segunda-feira até a presente data a CAE não cumpriu a determinação”, ressaltou.
Apesar dos apelos das duas parlamentares, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, não decidiu as questões de ordem alegando que o fará posteriormente.
Confusão
A reunião mencionada pelas senadoras ocorreu na terça-feira, 23/5, e terminou de maneira abrupta por um tumulto entre os parlamentares. Após um desentendimento entre base e oposição, houve troca de ofensas e a reunião foi suspensa aos gritos. A sessão não retornou, mas, mesmo assim, o relatório foi dado como lido.
Caso a assembleia não seja revista, o relatório será votado na próxima terça-feira, 30/5. O relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) é favorável ao projeto da Câmara e rejeita todas as emendas feitas no Senado. Essa posição indica que a base está disposta a cumprir os planos do executivo — aprovar as reformas da maneira como vierem da Câmara e aguardar que mudanças sejam feitas posteriormente por meio de Medida Provisória (MP).
Acessos: 0
A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.
Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.
→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.
#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?
É isso mesmo!
Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.
Acesse anajustrafederal.org.br
💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgada pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!
#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família.
No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.
➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.
#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
No Paraná temos mais de 100 convênios presenciais!
E o nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você sempre. Por isso, tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
É do Paraná? Aproveite as vantagens de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal