PEC 56/2014 aguarda votação no Senado

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) 56/2014 passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal em novembro do ano passado e agora aguarda votação em Plenário. 

Conforme ementa, a PEC visa assegurar proventos integrais aos servidores que se aposentarem por invalidez permanente, em todas as hipóteses, e estabelecer a revisão dos proventos de aposentadorias por invalidez já concedidas, com efeitos financeiros a partir da data da promulgação da Emenda Constitucional.

Atualmente, os servidores que tomaram posse até a publicação da Emenda Constitucional 41, em dezembro de 2003, e se aposentarem por invalidez permanente, só receberão proventos integrais se a incapacidade decorrer de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável. Nos casos de aposentadoria por outro tipo de invalidez, os proventos serão proporcionais ao tempo de serviço.

Se aprovada a PEC 56, bastará a constatação da incapacidade laboral por invalidez permanente, comprovada por perícia médica, conforme previsto no Regime Geral de Previdência Social.

Para o senador Romero Jucá, relator da matéria na CCJ, a isonomia é importante por não haver justificativa para tratamento diferenciado em razão da causa da invalidez. O relator ressalta, no entanto, que a integralidade de proventos e a paridade com trabalhadores da ativa só valem para os que ingressaram no serviço público até 2003. Para os demais, o valor da aposentadoria por invalidez é calculado com base em média da remuneração do servidor, seguindo regras previstas na Emenda Constitucional 41.

Esta e outras proposições de interesse dos servidores são acompanhadas pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA e o andamento delas na Câmara e no Senado são periodicamente publicados no site da associação. 

Leia mais notícias sobre PLs acessando a página de notícias “parlamentar”
Confira o quadro de projetos de criação de cargos acompanhados pela assessoria

Se você deseja que a assessoria acompanhe algum projeto de lei ou quer saber informações sobre ele, envie e-mail para: ass_parlamentar@anajustra.org.br. No e-mail informe, corretamente, o número e o ano da proposição e faça sua pergunta. 

(Com informações da Agência Senado)

 

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
326 28
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
11 0