Desafio do novo líder do governo será rito de tramitação de MPs

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Uma das primeiras missões do novo líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), será discutir com os líderes dos demais partidos uma solução para a tramitação das medidas provisórias (MPs).

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou  o cumprimento da Constituição, que exige a análise por uma comissão mista do Congresso dos pressupostos de urgência e relevância de uma MP, antes de ir para o Plenário.

Para o governo, a decisão traz insegurança política, pois cria mais um espaço de negociação, antes restrito apenas ao Plenário. O governo Dilma Rousseff enviou 40 MPs ao Congresso, contra 28 projetos de lei. Agora, terá que fazê-lo também na comissão mista integrada por deputados e senadores, que deverá ser criada para analisar cada MP enviada ao Congresso. A exigência de alteração do rito levou o Executivo a segurar a edição de novas MPs, apesar de já existir uma leva pronta para chegar ao Congresso.

Instância superior

O novo líder afirmou que vai propor um “diálogo de alto nível entre a Câmara, o Senado e o Poder Judiciário”. Na opinião dele, a decisão do Supremo pode não invalidar por completo o rito que vinha sendo adotado pela Câmara até a semana passada, que era analisar os pressupostos de urgência e relevância diretamente no Plenário, uma vez que as comissões mistas, apesar de criadas, nunca se reuniam.

O argumento usado é que o Plenário é uma instância superior à comissão mista. Prova disso, segundo Chinaglia, é que a admissibilidade aprovada em uma comissão pode ser derrubada no Plenário, que tem a palavra final. “Isso é absolutamente possível. Quem pode mais, pode menos. Não entendo onde é que estaria o problema de, ao não se discutir numa comissão mista, discutir diretamente no Plenário, inclusive a admissibilidade. Não existe automatismo”, afirmou.

Pauta do Plenário

Em relação à pauta de votação, Arlindo Chinaglia afirmou que o assunto será tema de reunião com os líderes partidários, marcada para esta quarta-feira (14), às 11 horas, na sala da liderança do governo.

Ele anunciou que pretende trabalhar com respeito, diálogo e paciência na defesa da posição do governo. “Se não houver a defesa da posição do governo com argumento, com convencimento, não haverá entusiasmo, o que pode diminuir o comprometimento com a vitória nas votações”, declarou.

Chinaglia indicou que poderá apoiar a votação do projeto da Lei Geral da Copa (PL 2330/11), visto que já há acordo para aprovar a proposta. Ele destacou que, mesmo neste caso, vai querer ouvir as lideranças partidárias para tentar construir uma maioria.

Tensão entre Congresso e Executivo

Questionado se a mudança nas lideranças na Câmara e no Senado representaria uma dificuldade de interlocução entre o Executivo e a base aliada, o líder afirmou que a tensão entre Congresso e Executivo é normal e faz parte do processo político. “É bom que seja assim, dentro dos limites que permitam que o País cresça, gere empregos e distribua renda. Não vejo nada de diferente de outras épocas.”

Chinaglia reiterou a disposição do governo de respeitar o acordo entre PT e PMDB para que o próximo presidente da Câmara seja do PMDB. No entanto, ele disse que esse não é um tema de governo e nem deveria ser tratado nesse momento.

Perfil

O deputado Arlindo Chinaglia é médico e está em seu quinto mandato de deputado federal. Já exerceu as funções de líder do PT na Câmara (2004/2005), líder do governo (2005/2007) e presidente da Casa (2007/2009).

Quando exerceu a Presidência, ele afirmou em seu discurso de posse que não podia “conceber um Parlamento acuado e pautado por quem quer que seja, que não os interesses do povo brasileiro. Cada um chegou aqui com seus ideais, com sua representação e história. A riqueza do Parlamento é exatamente essa pluralidade”.

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhy did my boyfriend cheat link i had a dream that i cheated on my boyfriend

Não sabe para quem vale a decisão do MS 39881? 

Respondemos em vídeo para você entender melhor essa vitória dos servidores do Judiciário Federal 😎🤩📹 

#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
149 19
Momentos em família são ainda melhores quando vêm com benefícios! 👟🍦🐾

Com o Clube de Vantagens, cada detalhe da sua vida pode ter um desconto especial.

Descubra nossos parceiros e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #familia #descontos
21 4
Vitória histórica! 

O STF confirmou: os Quintos dos associados da ANAJUSTRA Federal estão garantidos e neste vídeo nós explicamos, de forma descomplicada, o porquê!! 

Assista e compartilha com seus colegas que têm Quintos!

#anajustrafederal #quintos #pju #servidorpublicofederal
260 26
🎉 A Live Sarau 2025 está chegando!

Prepare-se para uma noite de música, arte, emoção — e muitos prêmios!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio extra exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Se apresentam nesta edição:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Assista e concorra:
1 gift card Zift (R$ 100)
1 kit de chocolates Luckau
1 kit ANAJUSTRA Federal (bolsa + caneca + squeeze + fone bluetooth)

E ainda: iPhone 16, moto elétrica, smart TV, Kindle, vales-presentes e muito mais no maior sorteio da história da ANAJUSTRA Federal!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote na agenda e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showsdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
21 4
Tem Quintos incorporados?
‌
A entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes responde várias dúvidas sobre o MS 39881, entre elas, quem são os beneficiários da decisão do STF.
‌
A resposta está neste trecho do vídeo.
‌
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.

#anajustrafederal #pju #anajustra #servidorpublico #servidorpublicofederal
80 12
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨

Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.

👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
27 0