Um ano travado: o custo do cenário político para os servidores do Judiciário
Roberto Bucar explica por que 2026 tende a frear avanços para o funcionalismo.
Foi lido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) substitutivo do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/11, que visa evitar que os recursos aos tribunais superiores sejam usados como instrumento para atrasar decisões judiciais definitivas.
O presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu vista coletiva e os senadores devem analisar a matéria até o segundo semestre, quando o texto será então votado.
A chamada “PEC dos Recursos” foi sugerida pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, no âmbito do 3º Pacto Republicano, a ser celebrado por Judiciário, Legislativo e Executivo. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) é o primeiro signatário da proposta.
Com a alteração, acabaria o efeito suspensivo no caso de recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou seja, as decisões de tribunais de segunda instância transitariam em julgado e teriam de ser cumpridas imediatamente após sua publicação. O texto original da PEC emenda os artigos 102 e 105 da Constituição, que tratam, respectivamente, das competências do STF e do STJ.
No caso do STF, para substituir o recurso extraordinário, a proposta inclui um inciso criando a figura da ação rescisória extraordinária; no caso do STJ, no lugar do recurso especial, é criada a ação rescisória especial.
Em seu substitutivo, Aloysio Nunes concorda que a “proposta ora em construção tende a reduzir, drasticamente, o número de recursos interpostos perante os tribunais superiores. Se tais recursos respondem por cerca de 70% da atividade dessas Cortes, o STF, o STJ e o TST poderão efetivamente se dedicar ao exercício das funções mais relevantes a eles atribuídas pela Constituição Federal”.
No entanto, Aloysio Nunes propõe que, em vez da transformação dos recursos extraordinário e especial em ações rescisórias, seja feita apenas uma reformulação do conceito de trânsito em julgado – situação em que não cabe mais recurso a uma sentença do Judiciário. Assim, ele propõe o acréscimo à Constituição dos artigos 105-A e 115-A, para estabelecer que os recursos extraordinário e especial, assim como o recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), “não obsta o trânsito em julgado”.
O substitutivo de Aloysio Campos altera ainda aspecto referente às hipóteses de foro especial por prerrogativa de função nas ações penais. Nesse caso, fica garantido o recurso ordinário ao STF e ao STJ, só havendo trânsito em julgado após decisão desses tribunais.
O senador considera que a antecipação do trânsito em julgado poderia fragilizar o princípio do duplo grau de jurisdição. Aloysio Nunes também sugere mudança para garantir, explicitamente, que recursos extraordinários e especiais em tramitação no momento da entrada em vigor da mudança, continuem seguindo as normas vigentes no momento de sua interposição.
Fonte: Agência Senado
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat
Acessos: 16
Associado da ANAJUSTRA Federal de Pernambuco, Bahia ou Ceará? Então essa oportunidade é para você. 🚙
A Jeep preparou condições especiais por tempo limitado, com ofertas exclusivas em modelos como Compass e Commander, além de benefícios como pronta entrega, taxa 0%, supervalorização do usado e 5 anos de garantia. ✨
E os associados ainda contam com descontos adicionais a partir de 4% pela parceria da ANAJUSTRA Federal.
📲 Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br
Mais de mil convênios esperando por você 🤩
Do lazer do fim de semana à viagem especial, nosso Clube de Vantagens conecta você a experiências com condições exclusivas.
Acesse e descubra tudo o que está disponível para você e sua família. ➡️ Comente CLUBE e receba o link para navegar e economizar.
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
Agora, no aplicativo da ANAJUSTRA Federal, você também pode escolher como deseja receber nossas comunicações.
✔ WhatsApp
✔ E-mail
✔ Editorias de interesse
Tudo isso no menu “Minha Conta”, igual à área restrita do site.
📲 Já tem o app?
Atualize agora na Play Store ou App Store.
📥 Ainda não baixou?
Baixe o aplicativo da ANAJUSTRA Federal e personalize sua experiência. Comente “APP” e receba o link para baixar.
#appanajustrafederal #servidoresfederais #servidorpublicofederal
💙 No Espírito Santo, os dependentes dos associados da ANAJUSTRA Federal também podem aproveitar descontos que fazem diferença de verdade no orçamento.
🎓 Mestrado com economia de mais de R$ 3 mil por ano
💪 Academia com mensalidade reduzida
🚗 Desconto de quase R$ 18 mil na compra de um carro novo
E isso é só uma parte dos benefícios disponíveis no Clube de Vantagens para o ES.
📌 Cônjuge, filhos e netos também podem acessar descontos em educação, saúde, academias, seguros, compras e muito mais.
➡️ Arraste para o lado e confira alguns exemplos reais de economia no Espírito Santo.
#ANAJUSTRAFederal #EspíritoSanto #ClubeDeVantagens #ServidorPúblico #Judiciário Benefícios Convênios Economia DependenteVIP
🦁 O prazo do IR 2026 está acabando!
Se você ainda não entregou sua declaração, aproveite nossa consultoria financeira gratuita 💙
Com atendimento especializado, você pode tirar dúvidas, receber orientações e declarar com mais segurança e tranquilidade.
E o melhor: você decide o dia e a hora que quer ser atendido!
📲 Para resgatar:
– acesse a área restrita
– faça login com seus dados
– entre no menu “Consultoria Financeira”
– escolha o melhor dia e horário
Fique em dia com o Leão sem complicação 🦁
#irpf2026 #servidorpúblicofederal #consultoriafinanceira #anajustrafederal
💙 O evento já começou no TRT15, em Campinas!
A ANAJUSTRA Federal está realizando, nesta terça-feira (12/5), o lançamento de duas novas opções de planos de saúde para os associados de Campinas: MedSênior e Select.
Com a novidade, os servidores passam a contar com ainda mais possibilidades de cuidado, qualidade e atendimento especializado, somando-se às opções já oferecidas pela entidade.
Além de conhecer os novos planos, os associados que passarem pelo evento também poderão tirar dúvidas com a equipe do JUSaúde e aproveitar serviços gratuitos ao longo da tarde ✨
📍 Hall de entrada do Plenário – 3º andar
⏰ Até às 16h
Te esperamos 💙