Ideia legislativa propõe regulamentação da data-base
Para que a proposta seja debatida no Congresso Nacional, é necessário que…
![]() O deputado foi designado relator do Novo PCCS no fim do mês passado |
Aguardando a votação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara desde o ano passado, o PL 6613/09 teve um novo relator designado no mês passado. O deputado Roberto Policarpo (PT-DF) assumiu a relatoria do projeto, antes ocupada pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), com o grande desafio de assumir a responsabilidade de levar a proposta para a discussão com o governo em ano de arrocho do orçamento público.
Em entrevista à ANAJUSTRA, o relator assumiu que a luta não será fácil, porém ressaltou que, mesmo após inúmeros entraves, há possibilidade de o projeto ser aprovado ainda este ano, contando com o empenho do Judiciário.
Na entrevista, o parlamentar ainda destacou outros assuntos de interesse dos servidores públicos que ele defende ou pretende defender diante da Câmara dos Deputados, como a aposentadoria, congelamento de salários, as metas do Judiciário e doenças no trabalho.
Confira a íntegra da entrevista
O senhor foi escolhido como relator do PL 6613/09 na CFT da Câmara. É conhecido por anos de militância sindical em defesa do servidor público, especialmente o do Judiciário. Como avalia essa responsabilidade?
Sei que é uma grande responsabilidade e não será uma tarefa fácil. Todos os deputados me aconselharam a não aceitar a relatoria. Argumentavam que o momento que vivemos é de arrocho nas contas públicas e que a categoria iria culpar-me pelo que sairia desta negociação. Aos que respondi que a categoria tem plena consciência do momento em que vivemos e que nunca fugi da responsabilidade de representá-los. Embora estivesse em outra posição nas negociações anteriores, também tive que enfrentar o desgaste natural de uma negociação. Ninguém que se propõe a negociar pode pretender ganhar tudo e ao tempo que se quer. Vou seguir lutando para conquistar a melhor proposta para o plano de cargos do Judiciário e do MPU.
No início do mês de abril, o deputado Ricardo Berzoini deixou a relatoria do PL 6613/09 alegando falta de acordo entre o Executivo e o Judiciário. Isso prejudicou o andamento da proposição?
O Berzoini é um excelente parlamentar. Sempre considerei que nosso projeto deveria conter o maior número de pessoas que pudessem colaborar com sua aprovação. Nesse sentido, acredito que a saída dele foi ruim para o projeto. Entretanto, considerando os motivos que ele apresentou (falta de tempo, excesso de trabalho), acredito que se o projeto estiver com um relator como eu, que tenha esse tema como prioridade, poderá ser muito mais producente para toda a categoria.
Em quanto tempo formulará o seu parecer sobre o projeto?
Conheço profundamente a matéria e já poderia até ter apresentado o relatório. Mas, meu compromisso não é somente com a apresentação deste relatório, mas, principalmente com a aprovação do projeto. Para isso, se faz necessária a negociação. O governo tem dito que vai negociar com o Judiciário. Então, meu primeiro trabalho tem sido no sentido de sensibilizar o Judiciário para iniciar imediatamente esse diálogo de acordo.
O senhor acredita que o reajuste será aprovado em 2011?
Acredito que, com o empenho do Judiciário, do presidente do STF, ministro Peluso, possamos aprovar a matéria ainda este ano.
Quais são os outros desafios ou propostas para o seu mandato voltados para os servidores do Judiciário?
Estou acompanhando várias discussões a respeito do servidor do Judiciário e do servidor público em geral. Assuntos de aposentadoria, congelamento de salários, as metas cada vez maiores, doenças no trabalho, são alguns exemplos de assuntos que acompanho e dos quais surgem diversos desdobramentos.
Projetos como o PLP 549/2009, que congela o salário dos servidores públicos, têm sido defendidos por alguns representantes do governo. O senhor acredita que eles possam realmente ser aprovados?
Tenho certeza que há uma grande pressão dos setores do empresariado e da grande imprensa para que isso ocorra. Mas não acredito que haverá interrupção na política de reconstrução e fortalecimento do Estado iniciada ainda no primeiro governo Lula. Para que a presidenta Dilma Rousseff consiga fazer tudo o que ela pretende e o que esperamos, ela precisará profissionalizar o serviço público estimulando o servidor e ampliando serviços.
Recentemente foi realizado um seminário para discutir o novo plano de previdência complementar para o servidor. Qual a sua visão sobre esse plano?
Meu posicionamento foi contrário. A proposta de previdência complementar apresentada significa o fim da possibilidade de uma velhice segura para o servidor público. No seminário a que você se refere nem mesmo o funcionário do Banco do Brasil que participou do debate acredita que haja viabilidade na proposta. A contribuição é definida, mas o benefício não. O que significa que você sabe o quanto paga, mas não quanto vai receber; o percentual de participação do governo não é atrativo, como foi com os demais fundos em que as empresas participam com 2 e até 3 vezes o valor do funcionário.
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband
Acessos: 0
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional