ANAJUSTRA requer pagamento de adicional de penosidade para servidores do Judiciário

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A ANAJUSTRA protocolou na segunda-feira, 28, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedido para que seja concedido o adicional de penosidade aos servidores do Judiciário, que estão em exercício em zonas de fronteira e em localidades que apresentam situação inóspita de trabalho.

O direito ao adicional foi instituído há mais de vinte anos, mas está suspenso desde a edição da Lei Ordinária 9.527/97, que alterou as normas que o regulamentavam. No requerimento, a associação sustenta que o direito à percepção do adicional de penosidade permanece já que é garantido pela Constituição da República e previsto na Lei 8112/90 e que ele só pode ser revogado por meio de emenda constitucional.

“No ano passado, por exemplo, o Ministério Público baixou uma portaria para regulamentar o pagamento do benefício. O que pretendemos é que os servidores do Judiciário tenham o mesmo tratamento e a única forma de garantir isso é fazer com que o CNJ edite uma nova regulamentação, fixando percentuais e localidades”, ressalta o coordenador-geral da ANAJUSTRA, Antônio Carlos Parente.

Ainda segundo o requerimento, que ganhou o número 100012989168626-1959, o Poder Judiciário conta com considerável número de servidores e magistrados laborando em localidades inóspitas, sujeitos à fadiga mental e física, à doenças decorrentes da exposição a agentes nocivos e outras condições penosas de trabalho, sem contraprestação pecuniária.

Entenda

A Lei nº 8.270/91, regulamentada pelo Decreto nº 493/92, criou a Gratificação Especial de Localidade (GEL) para os servidores públicos federais. No entanto, o recebimento do adicional se deu de modo temporário, pois apesar de deflagrado o direito à percepção da GEL pela Constituição da República e pela Lei 8112/90, a MP nº 1.573/96, convertida na Lei Ordinária nº 9.527/97, estranhamente fez desaparecer a substância do direito ao adicional de penosidade pela simples extinção/alteração das normas que a regulamentaram.

A Lei nº 9.527/97, tão-somente se limitou a inserir a Gratificação Especial de Localidade – GEL  no rol de vários dispositivos legais por ela revogados, conforme segue transcrito:

 “Art. 2º Ficam extintas as gratificações a que se referem o item VI do Anexo II do Decreto-Lei nº 1.341, de 22 de agosto de 1974, o item V do Anexo IV da Lei nº 6.861, de 26 de novembro de 1980, o Anexo I do Decreto-Lei nº 1.873, de 27 de maio de 1981, e o art. 17 da Lei nº 8.270, de 17 de dezembro de 1991. § 1º A importância paga em razão da concessão das gratificações a que se refere o caput deste artigo passa a constituir, a partir da publicação desta Lei e em caráter transitório, vantagem pessoal nominalmente identificada, sujeita exclusivamente a atualização decorrente de revisão geral da remuneração dos servidores públicos federais.” (g.n).

Em suma, só se concebe, como efeito decorrente da Lei nº 9.527/97, art. 2º, §2º, a suspensão do pagamento do adicional de penosidade, não a sua extinção com definitividade. 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicshow to cheat on my husband why men have affairs cheaterswife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat

Acessos: 3

A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.

Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.

→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.

#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
18 2
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?

É isso mesmo!

Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.

Acesse anajustrafederal.org.br

💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!

#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
34 1
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família. 

No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.

➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.

#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
11 1
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.

Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.

ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
26 4
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
15 0