Projeto torna permanente equiparação de salários de ministros do STF e parlamentares

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que exercerá a função de procurador parlamentar da Câmara, já está colhendo assinaturas para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna permanente a equiparação de vencimentos entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares do Congresso, presidente e vice-presidente da República, além de ministros de Estado. E tira do Congresso o ônus de apresentar propostas para aumentar seus próprios vencimentos.

O Congresso foi bombardeado no final do ano passado, quando deputados e senadores aumentaram para R$ 26,7 mil os próprios subsídios , além dos vencimentos dos ministros, do presidente e do vice-presidente da República, equiparando-os aos dos ministros do STF. O aumento variou de 62% a 140%. Essa PEC vincula os subsídios dos membros do Legislativo e Executivo aos dos ministros do STF, evitando o eterno desgaste de os próprios parlamentares, em projeto isolado e do Congresso, aumentarem seus salários.

No entendimento de juristas, pela PEC, o Supremo continuará enviando ao Congresso, o projeto com o aumento de seus ministros e o Congresso votará a proposta, elevando seus próprios salários, os do presidente e vice-presidente da República, além de ministros de Estado, sem necessidade de projeto de iniciativa do Congresso. E o projeto ainda será remetido à Presidência da República. Ou seja, caberá ao presidente o ônus de sancionar ou não o aumento.

A PEC de Marquezelli modifica o artigo 48 da Constituição Federal para estabelecer que os subsídios do presidente e vice-presidente da República, ministros de estado, senadores e deputados federais são idênticos aos dos ministros do STF. Mas acaba com a vinculação entre os aumentos dos deputados federais e os dos legislativos em estados e municípios. Para deixar claro que não haverá o efeito cascata, a PEC diz claramente que, nos estados e municípios, os subsídios serão fixados por meio de lei ordinária.

Nesta quinta-feira o texto foi distribuído por Marquezelli aos líderes. A ideia é colher, o quanto antes, assinaturas para poder apresentar a emenda. São necessárias pelo menos 171 assinaturas de deputados; a emenda terá que ser aprovada nas duas Casas, passando pelas comissões de Justiça, de mérito e pelo plenário, para ser promulgada. Na justificativa, o deputado busca o princípio da isonomia de remuneração entre os membros dos três poderes da União. “Esta proposta de emenda à Constituição busca equilibrar os subsídios dos membros do Legislativo, Executivo e Judiciário. Não se trata apenas de um ajuste remuneratório, mas de atender a um princípio insofismável insculpido na Lei Maior – independência e harmonia entre os Poderes”, diz a justificativa.

Cabe ao procurador “defender a Câmara dos Deputados, seus órgãos e seus integrantes no exercício do mandato ou de suas funções institucionais, quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade”. Nesta quinta-feira, vários deputados correram para apresentar projetos. Um deles, Wellington Prado (PT-MG), apresentou mais de 80 propostas.

Fonte: O Globo

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterwhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 0

PODSER | IMPOSTO DE RENDA

Nosso Episódio #17 do PodSer está no ar.

Nele, você entende o que fazer antes, durante e depois da entrega da sua declaração, com as dicas do especialista José Carlos Dorte, da consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal.

🎙️Neste trecho, Dorte fala sobre a Declaração de Ajuste Anual.
Ouça na íntegra no Spotify!

Ainda não declarou seu IR?

O prazo de envio termina no final deste mês. Se tem alguma dúvida, a consultoria da associação pode te ajudar por e-mail, chat, Whats e até por ligação agendada.

#anajustrafederal #podser #podcast #impostoderenda #declaraçaoir #ir2025
11 0
🎂ANIVERSÁRIO LOCALIZA MEOO | CLUBE DE VANTAGENS

Se você é associado da ANAJUSTRA Federal, tem R$ 1.200 de desconto em uma das parcelas da assinatura de carro.

A oferta é por tempo limitado: só até 31 de maio!

🚗 Acesse anajustrabeneficios.com.br para saber mais.

📲 Dúvidas? Fale com o setor de benefícios:
(61) 3322-6864 | beneficios@anajustrafederal.org.br

#anajustrafederal #localizameoo #beneficioexclusivo #associadoanajustra #assinaturadecarro #descontos #mobilidadeinteligente #vidamaisleve
8 0
🔒Estar seguro. Deixar seguro. Hoje e amanhã. 

A contratação de um seguro de vida vai além da proteção financeira em caso de falecimento. 

Ele também oferece coberturas em vida, como diagnóstico de doenças graves, invalidez, internações e afastamentos, permitindo que você enfrente momentos delicados com amparo e dignidade.

Com o Seguro de Vida ON, da Porto Seguro, você pode escolher ter até um ano de serviço de telemedicina do Einstein Conecta que oferece orientação médica a distância e ilimitada, feita pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein. Com o apoio de profissionais qualificados, você tem atendimento por videochamada 24h, 7 dias por semana e pode cuidar da saúde sem precisar sair de casa.

Não é ótimo? Contrate com a gente e ganhe desconto!

#telemedicina #alberteinstein #hospital #seguro
12 0
“Nenhuma mãe é igual, e todas elas são incríveis”. 🩷💐

No nosso mural on-line de Dia das Mães, os servidores compartilharam o que é ser mãe com palavras cheias de verdade, afeto e identidade.

Assista ao vídeo e veja algumas dessas mensagens. 

Depois, participe também: acesse o mural, deixe sua homenagem ou mensagem e celebre essa data com a gente!

🌷 Neste Dia das Mães, desejamos que você se sinta vista, valorizada e cercada de amor.

#diadasmães #omelhordoservidor #sermãeé #anajustrafederal
28 3