Obras raras do século XVII estão em exposição no STF

Obras foram restauradas por servidores do tribunal no projeto “Uma rara conexão: livros e memória”.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Estão em exposição, em frente à Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), duas obras raras restauradas por servidores do tribunal no projeto “Uma rara conexão: livros e memória”, que visa divulgar o trabalho de restauro e de digitalização de obras do século XVII do acervo da Corte.

As obras têm características tipográficas da época e capa de pergaminho, e seu conteúdo está disponível para consulta na Biblioteca Digital do STF.

Obras e autores

“Historia iuris civilis romani”, de Valentini Forsteri, jurisconsulto alemão nascido em Wittemberg, em 1530, apresenta um estudo histórico do direito civil romano. É considerado um marco, pois sua influência alcançou o pensamento, o método, a forma e toda a educação jurídica da época. A obra que se encontra na biblioteca do STF é datada de 1.609.

E a obra “Lexicon philologicum praecipue etymologicum, in duo latinae et a latinis auctoribus usurpataetum purae”, de autoria de Matthia Martinio, teólogo e filólogo nascido em Freinhage, na Alemanha, em 1572. Ele foi pregador do Conde de Nassau, professor de latim em Herborn, pastor em Embden e, por fim, reitor da École Ilustre de Bremen.

Acessos: 420

Nem toda dor é caso de emergência.
Entender a diferença entre urgência e emergência ajuda você a usar o plano com mais consciência.
🔹 Urgência: situação que exige atenção rápida, mas não imediata (ex: febre alta, dor moderada).
🔹 Emergência: risco iminente de vida (ex: infarto, AVC, acidente grave).
Antes de ir ao pronto atendimento, considere o atendimento virtual ou a central de orientação médica.
📋 Dica: faça um checklist antes da consulta. Isso pode evitar deslocamentos desnecessários.
9 0
MATER DEI BH | JUSAÚDE

Estivemos em Belo Horizonte para conhecer de perto a estrutura moderna e o atendimento de excelência da rede Mater Dei. São diversas especialidades, tecnologia de ponta e um cuidado verdadeiramente humano com a sua saúde.

Sabia que aderindo ao plano Especial 100 você, associado do TRT3, pode ser atendido na unidade Mater Dei BH? 

👉 Quer saber mais? Fale com os consultores da ANAJUSTRA Corretora e aproveite a oportunidade para cuidar da sua saúde com excelência.

#anajustrafederal #anajustracorretora #materdei #materdeibh #planoespecial100 #trt3 #jusSaúde #coberturapremium #hospitalmaterdei #saúdecomqualidade #vidadeservidor
11 0