Justiça Federal da 3ª Região realiza debate sobre assédio moral e sexual e discriminação

Em 2022, o TRF3 publicou resolução que instituiu a política de prevenção e enfrentamento aos temas.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realizou, no dia 7/2, a palestra “Assédio moral, assédio sexual e discriminação; vamos falar sobre isso?”. O evento, voltado ao público interno do tribunal, ocorreu na modalidade híbrida.

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, abriu o evento e parabenizou os envolvidos no lançamento da cartilha de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação, trabalho desenvolvido por membros das comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação da Justiça Federal da 3ª Região. O órgão tem jurisdição em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. “A minha saudação a todos que se empenharam nesta tarefa e dão evidência e dimensão ao problema, que infelizmente ainda está muito presente na sociedade e nas instituições.”

O encontro contou com a participação da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Salise Sanchotene, e da advogada especializada em questões de gênero Mayra Cotta.

A conselheira do CNJ Salise Sanchotene ressaltou o papel do Conselho na construção da política de enfrentamento do assédio e a necessidade de internalização nos tribunais do país. A desembargadora federal mencionou o fato de a mulher ser a principal vítima nos casos. “Nós temos que trabalhar o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero dentro das instituições para ações judiciais e também no âmbito administrativo”, reiterou.

O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação (Ceama) no TRF3, desembargador federal José Lunardelli, destacou o trabalho integrado das comissões. Já a presidente da Ceama na Justiça Federal em São Paulo, juíza federal Maria Fernanda de Moura e Souza, ressaltou a composição paritária com a colaboração de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. “Se nós queremos reduzir as distâncias e falar sobre respeito e igualdade, é necessário o acesso a visões diferenciadas”, afirmou.

Para a advogada Mayra Cotta, o assédio é um problema enfrentado pela maioria das mulheres nos locais de trabalho. “E precisa ser combatido desde a piada sem graça, do toque indesejado, do desconforto gerado. Ele não pode ser mais tolerado nem naturalizado. O Judiciário deve ser responsável não só pela criação de ambientes internos seguros e dignos, como pelo provimento da justiça, a fim de que mulheres que estejam passando por situações problemáticas se sintam seguras para denunciarem seus casos”, concluiu.

Lançamento de cartilha

Em 2022, o TRF3 publicou a Resolução PRES nº 521/2022, que instituiu a “Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação na Justiça Federal da 3.ª Região (JF3R)”. A resolução apoiou-se em três alicerces: gestão e organização do trabalho; formação de magistrados e servidores; e comunicação. No tópico comunicação, foram previstas a promoção de campanhas de conscientização; rodas de conversa e palestra, além da confecção de uma cartilha.

“Por meio da escola, pode-se fazer a difusão de conhecimento e a capacitação para abordagem e compreensão do tema”, destacou o diretor da Emag, desembargador federal Nino Tolda.

Para a juíza federal Maria Fernanda de Moura e Souza, a cartilha traduz o que está escrito em normas e facilita o entendimento de uma temática complexa. “É um chamado para que possamos olhar com cuidado as nossas relações, pessoais e no trabalho, de um modo saudável”, disse.

O juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade, integrante da Ceama na Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, salientou as atividades desenvolvidas na seccional. “Nós elaboramos rodas de conversa para tratar da comunicação não violenta, com a participação de especialistas no assunto. Além disso, a cartilha vem para concretizar o trabalho feito no âmbito da comissão no estado”, finalizou.

Acessos: 422

📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial

Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.

🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.

▶️ Confira o que disse quem passou por lá!

#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
17 0
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
18 0
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida. 

Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯‍♀️

Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!

Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia. 

👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação!  #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
17 2
NOVIDADE NO TRT3: PLANO SULAMÉRICA COM A QUALIDADE QUE VOCÊ MERECE

Servidores do TRT3 em Minas Gerais agora têm acesso a um dos melhores planos de saúde do país. A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, firmou parceria com a SulAmérica e trouxe para você mais uma alternativa de qualidade, confiança e cobertura nacional.

💡 Quem pode aderir?
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes!

🌟 Benefícios do plano
✔️ Mensalidades a partir de R$216,58*
✔️ Cobertura nacional com foco hospitalar + obstetrícia
✔️ Coparticipação fixa por evento
✔️ SulAmérica Odonto gratuito
✔️ Suporte exclusivo em BH com atendimento presencial e por WhatsApp

🏥 Diferenciais da rede
Tenha acesso aos hospitais:

Mater Dei (BH e Betim)

Albert Einstein e Sírio-Libanês (SP)

Madre Teresa

Felício Rocho

Lifecenter

Neocenter

Hospital BH

Com mais de 120 anos de história, a SulAmérica une tradição e excelência clínica. E com a JUSaúde, você conta com um atendimento próximo, personalizado e confiável.

📍 Atendimento exclusivo na unidade administrativa do TRT3, em Belo Horizonte.

Fale com a gente pelo WhatsApp e faça sua adesão!

*Consulte condições e valores conforme faixa etária.
#sulamerica #trt3 #anajustrafederal #planoesaude #jusSaude #qualidadedevida #minasgerais #materdei #einstein #sirio #beneficios
11 0