Justiça Federal da 1ª Região avança para etapa final de retorno ao trabalho presencial integral

A nova etapa de retorno presencial prevê o comparecimento de até 100% do corpo funcional.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Justiça Federal da 1ª Região avançou, nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, para a etapa de retorno presencial integral. A medida foi autorizada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal José Amilcar Machado, por meio da Portaria Presi 624/2022, e abrange o Tribunal, as Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região. A nova etapa de retorno presencial prevê o comparecimento de até 100% do corpo funcional.

O normativo altera a Resolução Presi 35/2022, que consolida as medidas de prevenção e redução dos riscos de disseminação do contágio pelo coronavírus, porém mantendo as medidas de prevenção e de redução de riscos de disseminação de contágio; a manutenção do distanciamento de segurança entre as estações de trabalho nas unidades; e a recomendação do uso da máscara de proteção facial nas dependências dos serviços de saúde do Tribunal, das Seções e das Subseções vinculadas e, ainda, quando houver sintomas de problemas respiratórios.

O presidente do Tribunal acolheu as providências de segurança a partir da manifestação feita Comitê Gestor de Crise da Corte, que após se reunir com os diretores de foro da Justiça Federal da 1ª Região na última segunda-feira, dia 29 de agosto, avaliou o quadro de evolução da pandemia de Covid-19, no Distrito Federal e nos 12 estados que fazem parte da 1ª Região, e sugeriu a possibilidade de avanço das seccionais à nova etapa de retorno presencial e a manutenção das demais medidas de segurança sanitárias em vigor.

Avaliação sanitária

Na ocasião, a diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa) do TRF1, a médica Ana Alice Siqueira Santos Carvalho, apresentou um panorama das taxas de contaminação e ocupação de leitos nos estados da 1ª Região, que se revelaram em “manutenção” ou em “redução” da contaminação em todos os estados que integram a 1ª Região, “a situação está bem controlada”, afirmou.

Segundo o coordenador do CGC, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, “o quadro mostrou-se favorável para avançar. Contudo, o avanço não exclui as medidas de prevenção já estabelecidas e ainda em vigor no Tribunal e nas seccionais, à exemplo das recomendações do uso das máscaras e de distanciamento entre as estações de trabalho”, alertou.

O magistrado explicou, ainda, que o retorno de até 100% do corpo funcional deve ser analisado segundo as necessidades do serviço de cada unidade do Tribunal e das seccionais, e do monitoramento da segurança sanitária pelos respectivos setores de saúde, pois as recomendações de cautela ainda serão mantidas pela Administração do TRF1.

Nesse contexto, o coordenador do Comitê lembrou que durante o mês de setembro, ainda será possível o teletrabalho extraordinário nas unidades do TRF1 e das seccionais, mas alertou os gestores para que busquem, nesse esse período, avançar com os pedidos de teletrabalho ordinário ou híbrido, visando a regularização dessas unidades antes do retorno integral.

Uma nova avaliação do quadro de evolução da pandemia e das novas medidas de retorno presencial está prevista para acontecer no fim do mês de setembro.

Acessos: 3413

Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰

Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.

E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚

#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
9 0
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️

Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.

A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.

#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
494 15
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
10 0