Justiça 4.0 lança curso sobre gestão de projetos

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do CNJ.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Programa Justiça 4.0lançou capacitação para equipes dos tribunais e conselhos de todo o país em conceitos, ferramentas e metodologias de gerenciamento de projetos. A Formação em Gestão de Projetos, também aberta a outras pessoas que tiverem interesse, é ofertada na modalidade a distância, com carga de 20h, e dá direito a certificado para quem cumprir os requisitos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do CNJ. Ministrado de forma síncrona em 2021, o curso foi adaptado para a modalidade autoinstrucional para ampliar seu alcance. “O grande interesse nas duas turmas realizadas no ano passado sinalizou uma demanda crescente dos tribunais em aprimorar conhecimentos na gestão de projetos”, explica Dayse Starling Motta, juíza auxiliar da presidência do CNJ.

A oferta complementa a capacitação no tema, explica a magistrada. Desde o ano passado, o CNJ já oferece o cursoIntrodução à Gestão de Projetos, que apresenta os primeiros conceitos. “As instituições possuem diferentes níveis de maturidade na gestão de projetos. Esse curso é bastante prático e busca capacitar tanto pessoas que já atuam na área e desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, como também aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre o assunto. A ideia é fornecer as ferramentas mais atualizadas para que os participantes tenham segurança na gestão de projetos em suas instituições.”

Os 10 módulos do curso abordam os principais tópicos de gestão de projetos, como metodologias, gestão de recursos, cronograma, riscos e partes interessadas, bem como dicas de uso de ferramentas e casos práticos.

Qualificação

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre CNJ, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Conselho de Justiça Federal (CJF), com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Superior de Justiça de Trabalho (CSJT), que promove o acesso à Justiça por meio da inovação e tecnologia. Para as ações de capacitação, ainda conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

A diretora e representante do Unops Brasil, Claudia Valenzuela, destacou a importância da parceria com o CNJ e o impacto da gestão de projetos. “O conhecimento sobre ferramentas e estratégias de gestão de projetos é fundamental para as pessoas que planejam chegar a resultados robustos, em qualquer área do conhecimento. Esperamos, com essa capacitação, ampliar o acesso a esses recursos.”

Em 2022, já foram capacitados mil alunos nos cursos deCiência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário. E estão previstos 12 cursos em temas como integridade e compliance e sistemas da Plataforma Digital do Poder Judiciário, dentre os quais Sniper, Sinapses e novo Sistema Nacional de Gestão de Bens.

Acessos: 647

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
5 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
791 42
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
528 22
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
305 15