Ranking do CNJ vai reconhecer tribunais mais transparentes

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade a criação do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, para avaliar o grau de nitidez dos tribunais brasileiros em relação às informações disponíveis aos cidadãos. A medida foi aprovada na 277ª Sessão Ordinária do Conselho, realizada em 11/9. 

O ranking está em consonância com as resoluções do CNJ, leis, jurisprudência e manuais de boas práticas relacionadas à divulgação de dados ou fornecimento de informações solicitadas pelo cidadão. O Procedimento de Competência de Comissão 0003843-41.2016.2.00.0000, relatado pelo conselheiro Fernando Mattos, modifica a Resolução CNJ 215/2015, que dispõe sobre o acesso à informação no Judiciário, para incluir as tabelas de avaliação da transparência desses órgãos.

A primeira divulgação do ranking passará a ocorrer dentro de 60 dias, no Portal do CNJ. Tribunais e conselhos deverão atualizar os dados semestralmente. O Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, sob a supervisão da Conselheira-Ouvidora do CNJ, conselheira Iracema do Vale, coordenará a coleta dos dados veiculados pelo tribunal ou conselho para elaboração do ranking.

A medida aprovada pelo Plenário dá poderes ao CNJ para criar um Grupo Permanente de Acompanhamento da Lei de Acesso à Informação (GPA-LAI) para discutir e articular ações que viabilizem o acompanhamento, a fiscalização e a implementação dos Portais de Transparência desses órgãos.

A pontuação no ranking dos tribunais mais transparentes do Brasil servirá de parâmetro para concessão do Selo Justiça em Números, concedido pelo CNJ aos tribunais desde 2013, em reconhecimento ao investimento na gestão da informação e no cumprimento de normas de transparência. 

Acessos: 3

Só está faltando a sua foto e do seu amigo para fecharmos a campanha do calendário 2026.

Você tem até amanhã, 15/8, para participar! Acesse o hotsite, conte sua história de amizade no Judiciário e anexe uma foto.

Na semana que vem começa a votação das 12 melhores participações para estampar o nosso tão tradicional impresso.

Vai perder essa chance de celebrar esse laço tão especial?

#anajustra #calendario #amizade
11 0
🎉 Experiências únicas te esperam com a Fever + ANAJUSTRA Federal! 🎉

Você sabia que agora, como associado ANAJUSTRA Federal, você tem 10% de desconto para curtir os melhores eventos em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e até em Miami? ✈️✨

Seja um show inesquecível, uma festa exclusiva, uma exposição cultural ou um evento pop-up cheio de surpresas, a Fever é sua curadora oficial de experiências ao vivo que vão transformar seu lazer.

💥 Como aproveitar?
1️⃣ Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal
2️⃣ Use seu desconto Fever em eventos selecionados
3️⃣ Vibre, dance, curta e crie memórias que valem a pena!

O melhor da vida está nas experiências que vivemos — e com a Fever, você tem acesso VIP e economia garantida. Não fique de fora!

#anajustrafederal #fever #eventos #plataformafever
5 0
Boas-vindas aos novos servidores do TRE-SC! 💙 
 
De 4 a 8 de agosto, estivemos presentes na posse e ambientação para apresentar a ANAJUSTRA Federal e desejar sucesso nessa nova jornada.

Os novos colegas também receberam mimos especiais como forma de acolhimento. 🤝✨

#anajustrafederal #tresc #boasvindas #servidorespublicos #justicaeleitoral #judiciariofederal #associação
14 0
PARLAMENTAR | PL 2447/2022 adiado de novo!
A proposta que cria a Polícia Judicial no Judiciário da União ficou fora da pauta na CCJ. O que isso mostra? Falta de prioridade do Congresso para o serviço público. Enquanto isso, servidores seguem mobilizados.
⠀
📍 Saiba mais na coluna De Olho em Brasília, por Roberto Bucar. 
#deolhoembrasília #policiajudicial #serviçopúblico #anajustrafederal
17 0