Aplicativo do CNJ em Números dá acesso a processos do órgão

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O novo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, falou, nesta quinta-feira (13/9), sobre o papel do Conselho como gestor do Poder Judiciário e agente da transformação da realidade social do Brasil. “Não estamos em crise, estamos em transformação. Como ter segurança jurídica nesse mundo sem padrões? A Justiça precisa ser dinâmica, cooperativa e participativa. Mais próxima do cidadão e da realidade social”, afirmou durante a cerimônia de posse. Na mesma solenidade, o ministro Luiz Fux foi empossado no cargo de vice-presidente da Suprema Corte. 

Em seu discurso, Toffoli destacou a necessidade de a Justiça se adequar aos novos tempos, em que os conflitos surgem ritmo cada vez mais intenso. “É dever do Judiciário pacificar os conflitos em tempo socialmente tolerável”, disse. Nesse sentido, o ministro falou sobre a importância de a magistratura se adaptar às novas ferramentas tecnológicas disponíveis, como julgamentos virtuais, comunicação processual por meio de redes sociais, programas de inteligência artificial. “O virtual agora é real.”

A atuação à frente do CNJ, órgão responsável pelo planejamento estratégico do Poder Judiciário brasileiro, será pautada pela confiança nos conselheiros e pelo desenvolvimento de um trabalho conjunto. De acordo com o ministro, o trabalho se dará em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público, com o Conselho da Justiça Federal, com o Conselho da Justiça do Trabalho e com as escolas de formação da magistratura nacional. 

Entre os projetos que pretende realizar no CNJ está a preocupação com a celeridade na resolução de políticas públicas judicializadas. Toffoli também destacou a necessidade de dar continuidade e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores na presidência do Conselho, especialmente o combate à violência. “O Judiciário não pode fechar os olhos à epidemia de violência contra crianças e adolescentes. Não podemos compactuar com a impunidade. Essa é uma luta especial a ser travada e que deve envolver todo o sistema de Justiça, o Estado e a sociedade brasileira, incluindo famílias, educadores e setores de comunicação”, afirmou.

Harmonia

A relação entre os Poderes da República também foi lembrada no discurso de posse. “A harmonia e o respeito mútuo são mandamentos constitucionais. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coloca à disposição da sociedade o aplicativo “CNJ em Números”, uma ferramenta tecnológica inédita de acompanhamento processual, com informações em tempo real sobre o acervo e a movimentação dos processos que tramitam no órgão.

O aplicativo foi apresentado em 27 de agosto durante o lançamento do primeiro número do relatório “CNJ em Números”, publicação que passa a prestar informações sobre as estatísticas processuais, recursos humanos e despesas do órgão com periodicidade anual.

A diferença entre os dois lançamentos é que o relatório “CNJ em Números” apresenta as informações do Conselho referentes ao período que vai de 2007 a 2017, num amplo balanço dos dados do órgão no período de 11 anos, enquanto o aplicativo torna disponível aos usuários os dados integrais e com atualização diária, incluindo os processos que passaram a tramitar ao longo de 2018.

Funcionalidades

O aplicativo “CNJ em Números” está disponível para download na “AppStore” no “Google Play” e na web por meio do portal cnj.jus.br/cnj-em-numeros.

Ao baixar e acessar a ferramenta tecnológica, o usuário tem acesso, por meio do ícone “Estatísticas”, à lista de processos do órgão de controle do Poder Judiciário, sendo possível visualizar a movimentação processual de cada um dos 14 membros do CNJ, incluindo indicadores individuais de desempenho, taxa de congestionamento e índice de atendimento à demanda.

Essa visualização pode ser feita de duas maneiras: no formato de lista ou no formato de rede. No formato de lista, estão disponíveis informações sobre a quantidade de processos no acervo atual do órgão, de processos recebidos durante o ano e de processos que foram baixados. Também é possível separar os processos pendentes entre os que já tiveram decisão terminativa e aqueles ainda sem decisão.

O ícone “Estatísticas” também permite verificar a produtividade de cada membro do Conselho e conhecer o tipo de decisões, se monocrática ou colegiada, e se o julgamento foi terminativo ou em caráter liminar.

Outra possibilidade de navegação é por meio do gráfico em rede, com informações subdivididas por classe: controle na atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o CNJ na atividade correicional. Nas duas formas tem-se acesso à lista dos processos, link de consulta processual e à planilha para download.

Para ter acesso às estatísticas globais do órgão, incluindo informações financeiras e de recursos humanos referentes ao período 2007-2017, basta clicar no ícone “Publicação” para visualizar a íntegra da publicação “CNJ em Números”.

Todas as informações do aplicativo são do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do CNJ e são atualizados diariamente.

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
10 0