TRTs promovem sustentabilidade e têm resultados positivos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As várias práticas desenvolvidas pelo Poder Judiciário na preservação do meio ambiente estão trazendo melhorias e eficiência nos Tribunais do país. Isso devido a Resolução n. 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da defesa do meio ambiente, inclusive do impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação.

Os Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª e 5ª Regiões adotaram novas práticas de sustentabilidade, reciclando papéis e reduzindo o consumo de água. Isso levou o TRT da Bahia a ser citado pelo conselheiro Norberto Campelo, durante o IV Seminário de Planejamento Sustentável no Poder Judiciário.

Segundo Campelo, em entrevista ao Regional,  “a otimização dos gastos públicos é o que se busca com a logística sustentável. Os planos de logística sustentável dão maior transparência para os gastos públicos e os tribunais com gastos mais eficientes acabam apresentado melhores resultados e têm produtividade muito maior”.

O TRT da 1ª Região (RJ) lançou, em junho, a campanha “Seu papel é fundamental” buscando reduzir ainda mais o consumo de papel. Em 2016, a redução atingiu 20,83% frente a 2015. Além disso, a coordenadoria de disseminação da segurança no trabalho (CDIS) repassou algumas dicas que ajudaram os servidores a alcançar os objetivos. Confira quais são:

Repensar

Repense a necessidade de impressão. Armazene documentos em arquivos PDF, em vez de imprimi-los. Evite a impressão das páginas com conteúdo desnecessário.

Reduzir

Antes de imprimir, tente redimensionar o conteúdo para caber no menor número de páginas possível. Configure a impressora para imprimir em frente e verso e em qualidade rascunho. Isso ajuda na economia de toner. Refaça a impressão somente das páginas erradas e não de todo o documento.

Reutilizar 

As folhas de papéis não reciclados, impressas apenas de um lado, devem ser depositadas nas caixas coletoras, sem grampo e com a face usada virada para cima. Assim, elas poderão ser reutilizadas para confecção de blocos de anotação.

Reciclar

Depois que repensou, reduziu e reutilizou o papel dos blocos de anotação, chegou a hora da reciclagem. Jogue-o no recipiente apropriado, destinado ao recolhimento, exclusivamente, de papel. A partir daí, poderá ser encaminhado para reciclagem e transformado em novos produtos.

(Com informações dos TRTs 1 e 5)

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
10 0