TRTs promovem sustentabilidade e têm resultados positivos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As várias práticas desenvolvidas pelo Poder Judiciário na preservação do meio ambiente estão trazendo melhorias e eficiência nos Tribunais do país. Isso devido a Resolução n. 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da defesa do meio ambiente, inclusive do impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação.

Os Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª e 5ª Regiões adotaram novas práticas de sustentabilidade, reciclando papéis e reduzindo o consumo de água. Isso levou o TRT da Bahia a ser citado pelo conselheiro Norberto Campelo, durante o IV Seminário de Planejamento Sustentável no Poder Judiciário.

Segundo Campelo, em entrevista ao Regional,  “a otimização dos gastos públicos é o que se busca com a logística sustentável. Os planos de logística sustentável dão maior transparência para os gastos públicos e os tribunais com gastos mais eficientes acabam apresentado melhores resultados e têm produtividade muito maior”.

O TRT da 1ª Região (RJ) lançou, em junho, a campanha “Seu papel é fundamental” buscando reduzir ainda mais o consumo de papel. Em 2016, a redução atingiu 20,83% frente a 2015. Além disso, a coordenadoria de disseminação da segurança no trabalho (CDIS) repassou algumas dicas que ajudaram os servidores a alcançar os objetivos. Confira quais são:

Repensar

Repense a necessidade de impressão. Armazene documentos em arquivos PDF, em vez de imprimi-los. Evite a impressão das páginas com conteúdo desnecessário.

Reduzir

Antes de imprimir, tente redimensionar o conteúdo para caber no menor número de páginas possível. Configure a impressora para imprimir em frente e verso e em qualidade rascunho. Isso ajuda na economia de toner. Refaça a impressão somente das páginas erradas e não de todo o documento.

Reutilizar 

As folhas de papéis não reciclados, impressas apenas de um lado, devem ser depositadas nas caixas coletoras, sem grampo e com a face usada virada para cima. Assim, elas poderão ser reutilizadas para confecção de blocos de anotação.

Reciclar

Depois que repensou, reduziu e reutilizou o papel dos blocos de anotação, chegou a hora da reciclagem. Jogue-o no recipiente apropriado, destinado ao recolhimento, exclusivamente, de papel. A partir daí, poderá ser encaminhado para reciclagem e transformado em novos produtos.

(Com informações dos TRTs 1 e 5)

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
24 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
25 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
40 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6