Rede de Inovação integrará laboratórios para aprimorar serviços na JF
Ação visa integrar o Laboratório de Inovação do CJF aos demais…
Seguindo o Plano de Logística Sustentável que busca adotar Política de Responsabilidade Socioambiental em todas as áreas de atuação do Órgão, o Tribunal da 12ª Região (Santa Catarina) conseguiu reduzir em metade o consumo de papel e água mineral em 2016.
Segundo o relatório de desempenho do plano de logística sustentável (PLS), além de ajudar na preservação do meio ambiente, os servidores e magistrados conseguiram uma economia considerável de recursos financeiros.
A maior queda foi no consumo de água mineral de 500 ml. Em 2015 foram investidos mais de R$ 11 mil na sua aquisição, tendo sido consumidas 17,1 mil garrafinhas. Já em 2016, o custo não chegou a R$ 5 mil, gerando assim, uma economia a cerca de 60%. O fator que mais influenciou no desempenho foi a proibição, em junho de 2016, da compra dessas embalagens de meio litro, sendo mantida apenas a aquisição dos galões retornáveis de 20 litros, mais sustentáveis e com melhor custo-benefício.
A diminuição dos papéis ficou em 53%, ou seja, foram economizados R$ 140 mil comparados a 2015. Isso representa 894 árvores a mais na natureza, de acordo com a estimativa clássica de que uma árvore produz 20 resmas de papel.
Os combustíveis e a energia também estão na lista. O custo do combustível ficou em torno de 33% mais barato, gerando uma economia de quase R$ 20 mil em relação ao ano anterior. O custo de energia foi reduzido em 12%, que é uma queda considerada baixa, porém muito positiva.
(Com informações do TRT12)
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