Servidores do TRT4 produzem horta reaproveitando resíduos orgânicos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


“Bela colheita”, resumiu o servidor Cleber Eduardo Padilha Vilande ao enviar fotos dos produtos da horta.

Separar os lixos orgânicos para usar como adubo é uma boa opção para diminuir os resíduos que são enviados aos lixões e amenizar os efeitos que fazem mal a sociedade.

Essa foi a ideia dos servidores da Vara do Trabalho de Palmeira das Missões do TRT4 (Rio Grande do Sul), que comprometidos com valores ligados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, começaram a organizar um esquema de reaproveitamento dos lixos orgânicos que eram produzidos na própria unidade. Para a utilização correta desses resíduos, os servidores criaram uma composteira e plantaram uma pequena horta nas dependências da unidade.

A equipe responsável pela ideia é formada por oito servidores, um estagiário, uma magistrada, colaboradores da empresa de segurança e dois da equipe de limpeza da unidade, que usam as cascas de frutas, verduras, borra de café, erva-mate, dentre outros, como fertilizante para a horta.

Sirlei Kristoschek, assistente do diretor da secretaria, conta que o grupo sempre teve a preocupação em dar uma destinação correta ao lixo produzido na Vara. “Sempre fizemos a separação dos diferentes tipos de lixo. Então, há cerca de um ano, decidimos começar a reaproveitar os resíduos orgânicos que nós mesmos produzíamos. Hoje, cada colega termina seu lanche, separa devidamente os restos e já leva para a composteira. Alguns até trazem alguma coisa de casa. No momento, estamos colhendo pepino, tomate, rúcula, moranga, abóbora. Também já estamos usufruindo de manjericão, manjerona, pimentão, hortelã, gengibre, couve, cebolinha verde, etc”, expressou.

A estrutura da composteira é básica, apenas um buraco de aproximadamente um metro de largura por 50 centímetros de comprimento e 80 centímetros de profundidade.

“Vale destacar que a composteira foi construída a partir de pesquisa em materiais sobre sustentabilidade, inclusive a partir de curso oferecido pelo próprio TRT 4ª Região, que demonstrou total apoio à iniciativa”, ressaltou a assistente.

Para que continue o cultivo da horta, cada um leva para a Vara uma semente ou muda de hortaliça ou tempero de sua preferencia, para que depois possam usá-las no preparo dos lanches servidos na unidade.

(Com informações do TRT4)

Acessos: 0

Após o sucesso da última edição, a Agenda 2026 chega ainda mais completa, pensada para apoiar um ano com mais clareza, equilíbrio e planejamento.

🎡 Roda da Vida
Um espaço para refletir sobre diferentes áreas da sua rotina e entender onde investir energia para construir mais bem-estar ao longo do ano.

📊 Mudando Hábitos
Uma ferramenta prática para acompanhar novos hábitos, registrar sua evolução e manter a motivação para transformações reais no dia a dia.

💰 Regra 50-15-35
Uma forma simples de organizar o orçamento, distribuir melhor a renda e visualizar para onde seu dinheiro está indo.

E aí, já está com a sua Agenda e Calendário 2026 em mãos?

Se ainda não recebeu, envie uma mensagem para protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e um 2026 cheio de conquistas!

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
18 0
💡 Garanta seu Adicional de Qualificação e veja a diferença no contracheque!

A gente facilita o caminho pra você: reunimos os cursos certos com descontos exclusivos para associados.

🎓 Graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado
💸 Descontos que chegam a até 77%
📍 Modalidades presencial e on-line
🔢 Simule quanto seu salário pode aumentar com o novo AQ

Acesse nossa página especial, escolha seu curso e transforme qualificação em ganho real.

👉 Comente “NOVO AQ” e receba o link da página especial.

#anajustra #adicionaldequalificação #pju
75 60