Servidores do TRT4 produzem horta reaproveitando resíduos orgânicos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


“Bela colheita”, resumiu o servidor Cleber Eduardo Padilha Vilande ao enviar fotos dos produtos da horta.

Separar os lixos orgânicos para usar como adubo é uma boa opção para diminuir os resíduos que são enviados aos lixões e amenizar os efeitos que fazem mal a sociedade.

Essa foi a ideia dos servidores da Vara do Trabalho de Palmeira das Missões do TRT4 (Rio Grande do Sul), que comprometidos com valores ligados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, começaram a organizar um esquema de reaproveitamento dos lixos orgânicos que eram produzidos na própria unidade. Para a utilização correta desses resíduos, os servidores criaram uma composteira e plantaram uma pequena horta nas dependências da unidade.

A equipe responsável pela ideia é formada por oito servidores, um estagiário, uma magistrada, colaboradores da empresa de segurança e dois da equipe de limpeza da unidade, que usam as cascas de frutas, verduras, borra de café, erva-mate, dentre outros, como fertilizante para a horta.

Sirlei Kristoschek, assistente do diretor da secretaria, conta que o grupo sempre teve a preocupação em dar uma destinação correta ao lixo produzido na Vara. “Sempre fizemos a separação dos diferentes tipos de lixo. Então, há cerca de um ano, decidimos começar a reaproveitar os resíduos orgânicos que nós mesmos produzíamos. Hoje, cada colega termina seu lanche, separa devidamente os restos e já leva para a composteira. Alguns até trazem alguma coisa de casa. No momento, estamos colhendo pepino, tomate, rúcula, moranga, abóbora. Também já estamos usufruindo de manjericão, manjerona, pimentão, hortelã, gengibre, couve, cebolinha verde, etc”, expressou.

A estrutura da composteira é básica, apenas um buraco de aproximadamente um metro de largura por 50 centímetros de comprimento e 80 centímetros de profundidade.

“Vale destacar que a composteira foi construída a partir de pesquisa em materiais sobre sustentabilidade, inclusive a partir de curso oferecido pelo próprio TRT 4ª Região, que demonstrou total apoio à iniciativa”, ressaltou a assistente.

Para que continue o cultivo da horta, cada um leva para a Vara uma semente ou muda de hortaliça ou tempero de sua preferencia, para que depois possam usá-las no preparo dos lanches servidos na unidade.

(Com informações do TRT4)

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
339 28
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0