TRT do Paraná sedia simpósio nacional promovido pelo CSJT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Servidores gestores da área de recursos humanos de 23 Regionais do Trabalho estão reunidos no TRT do Paraná nesta semana (12 e 13 de dezembro), para o V Simpósio Nacional de Gestão de Pessoas, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O objetivo do encontro é provocar o debate e o intercâmbio de informações específicas em temas das Secretarias de Gestão de Pessoas, que possibilitem agregar valor e reduzir riscos à plena prestação dos serviços judiciais, no contexto de dificuldades econômicas do País.

Em nome da presidência do Tribunal, o desembargador Cássio Colombo Filho recebeu os participantes, enfatizando que “debates sobre gestão de pessoas ficaram ainda mais relevantes com os recentes cortes orçamentários sofridos pelo Judiciário”.

Os possíveis impactos da resolução nº 219/16 do Conselho Nacional de Justiça nos Tribunais do Trabalho compuseram o primeiro tema discutido no evento. As particularidades da norma, que dispõe sobre a distribuição de servidores, cargos em comissão e funções de confiança no Judiciário, foram abordadas pela coordenadora de gestão de pessoas do CSJT, Rosa Amélia de Sousa Casado.

Durante o evento, o conselheiro do CSJT e presidente do TRT14 (Rondônia e Acre), desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, demonstrou grande preocupação sobre a viabilidade da aplicação da resolução por parte dos Regionais Trabalhistas. “A Resolução 219 foi pensada para o Judiciário de maneira geral e não para a realidade da Justiça do Trabalho. Sua aplicação, na prática, tem se mostrado inviável em diversos aspectos”, afirmou. Como exemplo, o magistrado mencionou que, para cumprir a norma, 18 dos 24 TRTs terão de reduzir de forma drástica a quantidade de servidores que atuam no segundo grau. A redução, disse o desembargador, poderá inviabilizar o próprio funcionamento do segundo grau em vários Tribunais do Trabalho.

O vice-presidente do TRT14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, também participa do encontro em Curitiba. A pauta da reunião de trabalho prossegue até o final desta terça-feira, 13 de dezembro, tratando de temas como o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (SIGEP), além de exposição dos resultados da última pesquisa do iGOV-Pessoas, índice adotado pelo Tribunal de Contas da União para avaliação do estágio de maturidade dos órgãos públicos na gestão de pessoas (Inicial, Intermediário e Aprimorado)

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
10 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
17 0