Acessibilidade no PJe: Servidores do TRT15 com deficiência visual aprendem a utilizar programa

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


                                                                                                                                 Foto: Denis Simas

Com a necessidade de ampliar o acesso dos servidores com deficiência visual ao PJe, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região iniciou o “Curso PJe – acessibilidade para cegos”, no dia 31 de agosto. No total, estão participando quatro servidores cegos, três servidores videntes, que estão os auxiliando, e dois servidores da Secretaria de Tecnologia da Informática. 

As aulas técnicas do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e do leitor de telas – NVDA, serão conduzidas nos dias 31/09 e 01/10 pelo servidor Jairo Maurano Machado que é cego e atua há cinco anos no TRT15. 

Ele declara que “este curso é uma multiplicação de outro já feito em Brasília, no ano passado, uma vez que a Comissão Permanente de Acessibilidade do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), instituída pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) elegeu a ferramenta NVDA (leitor de tela) como propícia à Justiça do Trabalho, inclusive por ser de código livre (gratuito)”.

O servidor testemunha que, utilizando-a desde o ano passado, “houve muita melhora, pois antes o leitor de tela que usava era incompatível com o PJe”.


                                                                                                                                 Foto: Denis Simas
Primeiro dia

No início do curso, foi realizada uma mesa-redonda com profissionais de diferentes áreas do TRT15, que se empenharam na execução do conteúdo programático. 

Participaram ainda os servidores cegos Rodolfo José Andrello, Mercia das Virgens Santos e Marcio Roberto Vallim, bem como Alexandre Grando, Maria da Penha A. G. Santos e Francisco Clismacleiton da Costa, que em suas lotações acompanham e apoiam o trabalho 

Acessos: 0

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
47 11
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
15 0