Novos servidores são empossados
Dos empossados, dez assumem o cargo de técnico, na área administrativa, e…
Está nas mãos do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), referendar ou não o novo horário de atendimento ao público nos tribunais brasileiros, fixado por resolução publicada no último dia 3 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida estabeleceu que todos os tribunais do país funcionem em horário corrido, das 9h às 18h. A regra, que passará a valer em 3 de julho, revoltou juízes e servidores do Judiciário e é alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade protocolada no STF pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Fux é o relator do processo no qual a entidade pede uma liminar para suspender os efeitos da resolução. Na ação, a AMB questiona a interferência do CNJ na administração dos tribunais.
O novo horário de expediente foi aprovado pelo CNJ em março. No mês seguinte, porém, depois de ser pressionado pelos tribunais e por entidades que representam servidores, o conselho flexibilizou os horários de atendimento, abrindo exceções para que as unidades do Judiciário que comprovarem falta de pessoal ou “costumes locais” possam instituir um intervalo para o almoço.
Ao permitir essa brecha, o CNJ estabeleceu que os órgãos funcionem nos turnos da manhã e da tarde e adotem jornada mínima de oito horas diárias. Também em abril, ao reavaliar a decisão inicial, o conselho fixou prazo de 60 dias para a norma entrar em vigor.
O presidente da AMB, Nelson Calandra, afirmou ontem ao Correio que a regulação dos horários de funcionamento dos tribunais foge à competência do conselho. “A missão constitucional do CNJ está situada no controle dos atos administrativos dos tribunais. Não cabe ao CNJ legislar, isso cabe ao parlamento”, argumentou.
Calandra acrescentou o fato de o Brasil ser um país de dimensões continentais, com “disparidades e costumes regionais”. Segundo ele, em São Paulo, por exemplo, o Tribunal de Justiça recebe os advogados a partir das 9h, mas abre para o público em geral somente às 13h. “Por lá, passam 30 mil pessoas por dia, mais gente do que a população de muitos municípios brasileiros. Ou seja, é preciso definir horários para o bom funcionamento”, alegou. A expectativa de Calandra é de que o ministro Fux analise o pedido de liminar o mais rapidamente possível.
Favorável à resolução do CNJ, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) trabalha para que a medida seja aplicada em todo o país a partir de julho. No STF, porém, há um precedente favorável à autonomia dos tribunais na definição de seus expedientes. Em 2007, o ministro Ricardo Lewandowski derrubou decisão do CNJ, que havia vetado o novo horário de funcionamento da Justiça de Sergipe. O caso, no entanto, ainda não foi julgado de forma definitiva em plenário.
Fonte: Correio Braziliense
why women cheat why do men have affairs why married men cheatabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumwill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwife cheated on me now what link wife wants to cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 0
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
Prêmio nas mãos! 🏆
A associada Mariléa Gonçalves Lemos, do TRT3, foi a grande ganhadora da moto elétrica Bee Type 2 no Show de Prêmios ANAJUSTRA Federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. ⚡️🛵
Parabéns, Mariléa! 🎉
#anajustrafederal #showdepremios #diadoservidor #associadoanajustra
Conheça cada detalhe da Agenda ANAJUSTRA Federal 2026. Um presente feito para inspirar mais organização, propósito e equilíbrio no seu dia a dia. ✨
Com o apoio da Financeira BRB, essa entrega chega até a casa de cada associado, reafirmando o compromisso com quem faz parte da nossa história. 💚
#agenda2026 #anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #soumaisjustiça
📚 Estivemos presentes na comemoração dos 50 anos da Biblioteca do TRT3, celebrada com a cerimônia de premiação do III Concurso de Monografias da Biblioteca, promovida pela Escola Judicial do Tribunal.
O evento, que aconteceu no dia 5/11, homenageou o desembargador Márcio Túlio Viana e teve como tema “Inteligência Artificial: aplicações, desafios e impactos jurídicos, éticos, sociais e políticos no sistema judicial”, um debate essencial sobre o presente e o futuro da Justiça do Trabalho.
#anajustrafederal #trt3 #justiçadotrabalho #escolajudicial #bibliotecadotrt3 #direitodotrabalho #inteligenciaartificial