NO STF

Ministro Barroso recebe diretores da ANAJUSTRA Federal

Auxílio-saúde, novo PCS e RGA foram pautas do encontro.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Os diretores da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente e Aureo Pedroso, se reuniram nesta quinta-feira, 20/3, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, para tratar de temas de interesse da categoria, entre eles, a uniformização do auxílio-saúde, a elaboração de um novo plano de carreira, cargos e salários para os servidores (PCCS) e o reajuste geral anual (RGA).

Na foto, da esquerda para a direita, estão Valdetário Monteiro, Antônio Carlos Parente, o ministro Luís Roberto Barroso, Aureo Pedroso e Willian Guimarães.

Os advogados Valdetário Andrade Monteiro e Willian Guimarães Santos de Carvalho, do escritório Ibaneis Advocacia, também participaram da audiência. O ministro ouviu com atenção as demandas e prometeu dar encaminhamento breve aos pleitos.

“Saímos do encontro esperançosos e seguiremos defendendo nossos direitos, em busca de uma melhor remuneração, mais benefícios e mais qualidade de vida para todos os servidores do Poder Judiciário da União”, enfatizou Parente, presidente da entidade.

“O que mais impressionou foi comprovar o olhar humanizado, atento e o comprometido do ministro Barroso com o verdadeiro sentido da palavra Justiça” realçou o vice presidente Aureo Pedroso.

Auxílio-saúde

O um dos pontos mais importante da audiência e extremamente sensível foram as recentes distorções dos valores do auxílio-saúde, que estão angustiando os servidores da Justiça do Trabalho.

Na ocasião, os diretores da associação argumentaram que é urgente a uniformização do benefício. Conforme entendimento da entidade, a forma como estão sendo implantadas as diretrizes previstas nas resoluções 495 e 500 do CNJ na Justiça do Trabalho poderá resultar, inclusive, na instituição de valores menores aos que estavam sendo praticados.

Eles solicitaram a intervenção de Barroso nessa busca da isonomia para todos os magistrados e servidores tendo sempre como norte a mesma diretriz, definição, cuidado e proteção sem distinção. “O auxílio-saúde tem uma essência vital e não pode ser relativizado sendo imperioso intervir quando esse direito está a sofrer qualquer abalo”, destacou Parente.

O ministro se mostrou sensibilizado com os valores baixos apresentados pela ANAJUSTRA Federal e concordou que algo deve ser feito. “Ele se comprometeu a se empenhar sobre o tema e destacou que a questão orçamentária precisará ser enfrentada.”

Novo PCCS

Na reunião, os diretores da ANAJUSTRA Federal também levaram ao ministro pedido de participação no Fórum de Carreira, objetivando apresentar sugestões destinadas a integrar um projeto de lei de um novo plano de carreira, cargos e salários (PCCS) centradas na preservação da carreira e da dignidade dos servidores integrantes da categoria, elementos basilares e que resultarão na valorização do próprio Poder Judiciário.

Para o presidente da entidade, “é fundamental discutirmos um novo plano de cargos e salários para a categoria, indo além da questão salarial.”

Em relação ao plano de carreira, ele procurou entender a envergadura da ANAJUSTRA Federal, que é hoje a maior entidade representativa dos servidores do Poder Judiciário Federal, tendo em seu quadro associados de todos os ramos. “Acreditamos que o ministro entendeu a legitimidade e força representativa para fazer parte da comissão”, avaliou o presidente da associação.

RGA

O reajuste geral anual (RGA) foi um outro tema discutido. Em setembro passado, em requerimento ao STF, a ANAJUSTRA Federal solicitou que a Corte encaminhasse ao Congresso Nacional um projeto de lei para a revisão das remunerações dos servidores do Poder Judiciário Federal.

O objetivo é repor as perdas salariais decorrentes da inflação acumulada entre 2003 e 2023 que ocasionaram a desvalorização dos vencimentos ao longo desse período. Embora não discuta a estrutura da carreira, o que deve ser feito em um futuro próximo no próximo PCCS, “o RGA mitiga a corrosão inflacionária dos salários”, destacou Parente.

Acessos: 4502

RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
18 0
A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
804 44