NO YOUTUBE

Tribunais apresentam boas práticas em sustentabilidade e meio ambiente

A ideia é que as boas práticas sejam reproduzidas por outros tribunais.

As iniciativas que estimulam o uso consciente de recursos naturais e financeiros no Poder Judiciário serão o tema da 23.ª edição do evento Disseminando Boas Práticas, que acontecerá na quarta-feira (25/6), a partir das 16h. Serão apresentadas quatro práticas desenvolvidas por tribunais, dentro do eixo temático Sustentabilidade e Meio Ambiente. O evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube

Nesta edição, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vai apresentar a prática Justa Troca, que faz a triagem de bens apreendidos em processos criminais e, caso haja materiais recicláveis, eles são encaminhados ao projeto Feira Verde. O projeto troca esses materiais por vouchers para adquirir legumes e verduras, que são entregues às instituições beneficentes cadastradas pela corte. Na primeira coleta, o TJPR trocou 1,6 tonelada de bens inservíveis em 600kg de alimentos para as entidades cadastradas. 

Painel de Custos e Sistema de Gestão de Leiautes e Reformas será a prática apresentada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A iniciativa é um aplicativo e painel interativo que permite a visualização, a segmentação e a análise detalhada de custos das alterações realizadas no tribunal. A partir da ferramenta, é possível obter custos totais, médios por demanda e médios por área (m2) dos serviços e materiais empregados, mão de obra alocada e patrimônio imobilizado. Já o aplicativo recebe o cadastramento das demandas aprovadas e a atualização dos dados, além de funcionar ainda como repositório de projetos arquitetônicos. 

Por sua vez, o projeto Barco Escola, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (AM/RR), leva capacitação para alunos das escolas municipais de Manaus (AM) em Mídias Digitais, Artesanato e Biojoias, além de realizar palestras sobre Trabalho Legal e Educação Ambiental. A prática também será apresentada e mostrará como alcançou nove escolas no Lago do Puraquequara, Jatuarana, Tabocal, Terra Nova, Marimba e Assentamento de forma itinerante, com programação integrada ao horário escolar.  

Por fim, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) trabalha, por meio de sua Unidade Ambiental Ecojus, para monitorar o consumo excessivo de água, energia elétrica e papel. A iniciativa O Incremento da Ecoeficiência no TJRS passou a realizar consultorias ambientais com base na Resolução CNJ n. 201/2015, que prevê a implantação do Plano de Logística Sustentável e seu respectivo Relatório de Desempenho. O acompanhamento tem alcançado resultados positivos, especialmente nos foros do interior. 

Inscreva-se para o 23.º Disseminando Boas Práticas 

Debates 

Durante o evento, que é realizado pela plataforma Cisco Webex, os participantes podem esclarecer dúvidas e debater com os responsáveis por cada prática. A ideia é que as boas práticas sejam reproduzidas por outros tribunais. As práticas inscritas nos 23 eixos temáticos podem ser acessadas no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário

Acessos: 32

A ANAJUSTRA Federal esteve ao lado dos novos servidores do TRE-SC em um momento especial de início de jornada.

Após a posse, realizada em 13/04, a ambientação aconteceu entre os dias 15 e 17/04, reunindo integração, acolhimento e novos começos. Durante esse período, a entidade marcou presença com a entrega de brindes, agendas e calendários, reforçando o cuidado com quem chega.

 #anajustrafederal #tresc
17 0
Baixar nosso APP é muito fácil, olha só:

1️⃣ Faça o download na Apple Store ou Google Play
2️⃣ Faça login usando os mesmos dados da área restrita
✨ Pronto!

E não se esqueça de:
📍Permitir que o APP acesse sua localização para que você veja convênios pertinho de você
🔔 Ativar as notificações para não perder novidades e comunicados importantes

Baixe e concorra a prêmios. Já realizamos 5 sorteios e ainda temos outros 5 pela frente. 
👉 Comente “APP” e receba o link para baixar!

#appanajustrafederal #clubedevantagens #anajustrafederal
15 0
📚✨ Novo talento na literatura entre os associados!

O servidor João da Cruz Ramos Filho lançará seu primeiro livro infantojuvenil, O Brilho da Estrelinha Marrom — uma história que convida crianças e adultos a enxergarem o mundo com mais sensibilidade, imaginação e empatia.

Inspirado em memórias, sonhos e no cotidiano, o autor traz uma mensagem simples e poderosa:
💫 cada pessoa tem seu próprio brilho

A obra aborda temas como inclusão, amor e conscientização social, com um olhar leve e cheio de significado.

📍 O lançamento oficial será no dia 24 de abril, na Biblioteca Pública de Santa Catarina, na Rua Tenente Silveira, 343 - Centro, em Florianópolis.

👉 Prestigie, valorize e compartilhe a produção cultural dos colegas!

#anajustrafederal #florianopolis
12 2