NO YOUTUBE

Tribunais apresentam boas práticas em sustentabilidade e meio ambiente

A ideia é que as boas práticas sejam reproduzidas por outros tribunais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As iniciativas que estimulam o uso consciente de recursos naturais e financeiros no Poder Judiciário serão o tema da 23.ª edição do evento Disseminando Boas Práticas, que acontecerá na quarta-feira (25/6), a partir das 16h. Serão apresentadas quatro práticas desenvolvidas por tribunais, dentro do eixo temático Sustentabilidade e Meio Ambiente. O evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube

Nesta edição, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vai apresentar a prática Justa Troca, que faz a triagem de bens apreendidos em processos criminais e, caso haja materiais recicláveis, eles são encaminhados ao projeto Feira Verde. O projeto troca esses materiais por vouchers para adquirir legumes e verduras, que são entregues às instituições beneficentes cadastradas pela corte. Na primeira coleta, o TJPR trocou 1,6 tonelada de bens inservíveis em 600kg de alimentos para as entidades cadastradas. 

Painel de Custos e Sistema de Gestão de Leiautes e Reformas será a prática apresentada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A iniciativa é um aplicativo e painel interativo que permite a visualização, a segmentação e a análise detalhada de custos das alterações realizadas no tribunal. A partir da ferramenta, é possível obter custos totais, médios por demanda e médios por área (m2) dos serviços e materiais empregados, mão de obra alocada e patrimônio imobilizado. Já o aplicativo recebe o cadastramento das demandas aprovadas e a atualização dos dados, além de funcionar ainda como repositório de projetos arquitetônicos. 

Por sua vez, o projeto Barco Escola, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (AM/RR), leva capacitação para alunos das escolas municipais de Manaus (AM) em Mídias Digitais, Artesanato e Biojoias, além de realizar palestras sobre Trabalho Legal e Educação Ambiental. A prática também será apresentada e mostrará como alcançou nove escolas no Lago do Puraquequara, Jatuarana, Tabocal, Terra Nova, Marimba e Assentamento de forma itinerante, com programação integrada ao horário escolar.  

Por fim, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) trabalha, por meio de sua Unidade Ambiental Ecojus, para monitorar o consumo excessivo de água, energia elétrica e papel. A iniciativa O Incremento da Ecoeficiência no TJRS passou a realizar consultorias ambientais com base na Resolução CNJ n. 201/2015, que prevê a implantação do Plano de Logística Sustentável e seu respectivo Relatório de Desempenho. O acompanhamento tem alcançado resultados positivos, especialmente nos foros do interior. 

Inscreva-se para o 23.º Disseminando Boas Práticas 

Debates 

Durante o evento, que é realizado pela plataforma Cisco Webex, os participantes podem esclarecer dúvidas e debater com os responsáveis por cada prática. A ideia é que as boas práticas sejam reproduzidas por outros tribunais. As práticas inscritas nos 23 eixos temáticos podem ser acessadas no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário

Acessos: 22

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
5 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
791 42
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
528 22
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
305 15