FÓRUM NACIONAL

Encontro discutirá mudanças no regime de precatórios

Realizado pelo CNJ, o evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Imagem: CNJ

As questões relacionadas às mudanças no regime de pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs) serão abordadas durante a 6ª edição do Encontro do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec). Realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, na sede do CNJ, em Brasília.

A programação prevê a realização de palestras sobre os planos de pagamento; as modalidades de acordo em precatórios; a correção monetária e os juros de mora; e a metodologia de incidência da Selic — todos conforme determina a Emenda Constitucional 136/2025, que estabeleceu as alterações do regime.

As mudanças trazidas pela EC 136, promulgada em setembro, impactam diretamente os tribunais e as partes envolvidas na expedição dos precatórios e RPVs. Entre essas alterações, estão a modificação dos critérios de atualização monetária e juros de mora, além da antecipação da data-limite para a apresentação da proposta orçamentária de precatórios, que passa de 2 de abril para 1º de fevereiro de cada exercício financeiro.

Os temas também serão discutidos nas oficinas, das quais participarão os membros do Fonaprec e representantes indicados pelos tribunais, quando os participantes poderão apresentar propostas de enunciados para cada questão. Além disso, o presidente do Fórum Nacional de Precatórios, conselheiro Ulisses Rabaneda, fará uma palestra sobre o aperfeiçoamento da gestão de precatórios em 20 anos de CNJ.

Confira a programação completa do VI Encontro do Fórum Nacional de Precatórios.

O uso da inteligência artificial na gestão de precatórios também será tema de debate. Durante o evento, ainda será lançado o livro “Precatórios — 10 anos de gestão, desafios e experiências nos tribunais brasileiros”, da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios.

No encerramento, o corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell Marques, falará sobre os precatórios na Constituição e a importância do Fonaprec na regulamentação dos regimes de pagamento. Em seguida, será realizada a plenária de votação dos enunciados definidos nas oficinas temáticas.

O VI Encontro do Fórum Nacional de Precatórios será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.

Serviço:
VI Encontro do Fórum Nacional de Precatórios 2025
Data: 10 e 11 de dezembro de 2025
Local: Auditório do Conselho Nacional de Justiça

Acessos: 299

Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
5 0
O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.

Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.

Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
16 2
🧡 Dezembro Laranja – Um lembrete essencial para a sua saúde

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas também é um dos mais fáceis de prevenir com cuidados simples no dia a dia.

🌞 Proteja-se:

✅Aplique protetor solar adequado ao seu tipo de pele.
✅Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
✅Use acessórios que reforcem a proteção como chapéu e óculos escuros.
✅Observe a própria pele e fique atento a qualquer mudança.

🔎 Notou algo diferente? Procure um dermatologista.

Cuidar da pele é cuidar da sua saúde.

#anajustrafederal #dezembrolaranja #prevenção
9 0