IRPF 2026

Aproveite o benefício fiscal da Funpresp-Jud até 26 de dezembro

Para participantes patrocinados, é possível abater até 20,5%. Já os participantes vinculados têm até 12% de abatimento.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Todo ano, milhares de contribuintes encaram o “leão” do Imposto de Renda (IR) com receio, diante do quanto ele pode morder da renda anual. Na Funpresp-Jud, essa história muda de figura. Para participantes patrocinados, é possível abater até 20,5% da base de cálculo do IR e transformar o temido leão em um gatinho. Já os participantes vinculados têm direito ao abatimento de até 12%.

Além do benefício fiscal, essa vantagem aumenta o patrimônio futuro do participante Funpresp-Jud. Afinal, cada contribuição facultativa fica integralmente registrada no saldo para a aposentadoria.

Por que fazer a contribuição facultativa agora?

1. Benefício fiscal imediato: ao realizar contribuições, até 26 de dezembro, o participante amplia o abatimento permitido no IRPF 2026 (ano-base 2025). Isso pode significar redução do imposto a pagar ou aumento da restituição;

2. Planejamento financeiro inteligente: o participante transforma parte do imposto que seria pago em investimento para si mesmo;

3. Aumento do patrimônio previdenciário: a contribuição facultativa vai direto para o saldo do Plano JusMP-Prev, ajudando a fortalecer o saldo para a aposentadoria.

Entenda o benefício fiscal

Quem é participante patrocinado pode aproveitar um grande diferencial: até 8,5% de abatimento diretamente na fonte e, somando as contribuições facultativas e as da Cobertura Adicional de Risco (CAR) – caso tenha contratado, é possível chegar ao limite de 12% de dedução anual. No total, o benefício fiscal pode alcançar 20,5%, uma vantagem exclusiva de quem está no plano patrocinado.

Para o participante vinculado, que segue nas regras anteriores de aposentadoria, o limite de dedução anual é de até 12% da renda bruta tributável, incluindo contribuições vinculadas, facultativas e da CAR, quando houver.

Contribuição facultativa mensal também é possível

Se preferir, você pode incluir a contribuição facultativa fixa no contracheque. Para isso, basta preencher o Formulário de Alteração, Inclusão e Exclusão de Contribuição e entregá-lo à área de Gestão de Pessoas do seu órgão.

Simule e descubra o seu ganho

Participar da Funpresp-Jud é garantir vantagens no curto e no longo prazo. Antes de decidir o valor de sua contribuição, vale a pena simular o impacto no IR:

Simulador de Benefício Fiscal – Excel

Simulador de Benefício Fiscal – LibreOffice

Como realizar a contribuição facultativa

O participante pode fazer a contribuição facultativa por Pix, transferência bancária ou TED. Confira os dados bancários:

  • Pix (CNPJ): 48.307.570/0001-55
  • Banco do Brasil
  • Agência: 4200-5
  • Conta Corrente: 7508-6

Lembre-se: o pagamento deve ser enviado a partir de uma conta de mesma titularidade do participante. Também é necessário enviar o comprovante para o e-mail sap@funprespjud.com.br.

Em caso de dúvidas, a equipe de Relacionamento da Funpresp-Jud está à disposição para orientar sobre as contribuições facultativas. Entre em contato:

Acessos: 360