LINGUAGEM SIMPLES

Inscrições para o selo começam em 30 de junho

O selo será entregue em 13 de outubro, Dia Internacional da Linguagem Simples.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Tribunais, conselhos e escolas judiciais de todo o Brasil já podem se preparar para a edição 2025 do Selo Linguagem Simples. O regulamento da premiação foi publicado na última segunda-feira (23/6), e as inscrições começam no dia 30 de junho. Órgãos da Justiça que tenham formalizado a adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e desenvolvam práticas bem-sucedidas podem inscrever-se até 22 de agosto.

Acesse o regulamento do Selo Linguagem Simples 2025 

A certificação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconhece, dá publicidade, estimula e dissemina o uso da linguagem simples em todos os segmentos da Justiça e graus de jurisdição. A intenção é ampliar os esforços na aplicação da linguagem direta e compreensível a todos os cidadãos na comunicação em geral à sociedade, especialmente em decisões judiciais. 

As iniciativas inscritas serão analisadas de acordo com os eixos do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples: simplificação da linguagem em documentos; brevidade e objetividade nas comunicações; educação e capacitação do corpo técnico; uso de ferramentas tecnológicas; e parcerias institucionais. Os projetos concorrentes deverão encaixar-se em pelo menos um dos eixos e serão avaliados de acordo com critérios de eficiência, qualidade, criatividade, possiblidade de serem replicados para outras organizações, satisfação do usuário, alcance social e acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Os avaliadores ainda vão considerar o acompanhamento de recursos de acessibilidade nas soluções concorrentes ao selo. Trata-se do uso de soluções como tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição de elementos visuais relevantes, versões em leitura fácil, uso de imagens, ícones, legendas e elementos visuais de apoio à compreensão, além de fontes legíveis e leiaute acessível.  

Órgãos do Judiciário que tenham formalizado o Pacto do Poder Judiciário pela Linguagem Simples estão aptos a se inscrever. Só poderão concorrer práticas já iniciadas ou concluídas. Cada participante poderá inscrever apenas uma iniciativa por eixo, sendo que uma mesma ação pode abranger mais de um eixo. 

O selo será entregue em 13 de outubro, Dia Internacional da Linguagem Simples, a todos os inscritos que atingirem a partir de 45 pontos, de acordo com critérios definidos na Portaria CNJ n. 191/25

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
307 37
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
33 1