
Tribunais já podem utilizar primeira IA generativa integrada à PDPJ-Br
Tecnologia permite criar conteúdos de texto, imagens e vídeos a partir de…
O intuito é combater a subnotificação dos casos e permitir uma melhor análise por perfil de risco.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na terça-feira (20/5), alterações na Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário para refinar o diagnóstico da saúde mental. O intuito é combater a subnotificação dos casos e permitir uma melhor análise por perfil de risco.
As mudanças no anexo da Resolução CNJ n. 207/2015 foram propostas a partir do Acompanhamento de Cumprimento de Decisão 0003117-28.2020.2.00.0000 e apresentadas na 7.ª Sessão Ordinária de 2025 do CNJ. Segundo o relator, conselheiro Guilherme Feliciano, os dados colhidos pelo CNJ sobre a saúde mental de magistrados, magistradas, servidores e servidoras se mostravam distantes dos números apresentados por associações que coletam informações a partir da autodeclaração.
“Para se ter uma ideia, a Associação Cearense dos Magistrados trouxe a informação de que 78% dos juízes daquele estado estavam relatando sofrer de ansiedade, nervosismo ou depressão. E o Censo do Poder Judiciário apresentou um cenário em que 58,5% dos magistrados brasileiros se autodeclararam com estresse e 56,2% com quadros de ansiedade”, explicou Feliciano, que preside o Comitê de Atenção Prioritária à Saúde de Magistrados e Servidores.
O conselheiro mencionou que, no ano de 2023, o levantamento do CNJ registrou apenas 69 magistrados afastados por doenças relacionadas a transtornos de ordem mental e comportamental. “Esse número representaria menos de 0,5% do total de 18.642 juízes em atuação no Brasil”, observou.
Após análises sobre os dados disponíveis, o comitê chegou à conclusão de que a discrepância nos números se explicava pelo fato de que as buscas estavam sendo feitas para afastamentos com mais de 30 dias. “Dessa forma, identificamos um outro cenário igualmente problemático: o estigma. Magistrados e servidores não pedem licenças para além dos 30 dias exatamente para não terem o estigma do transtorno mental ou do transtorno comportamental”, avaliou.
Coleta de dados
Com as mudanças aprovadas pelo CNJ, haverá um refinamento do mecanismo de coleta de dados dos setores médicos.
A primeira proposta envolve uma segmentação etária nas informações sobre a realização do exame periódico de saúde de magistrados e servidores. “A segunda alteração prevê as desnecessidades de coleta de algumas variáveis porque, no atual estágio tecnológico, o próprio CNJ tem acesso direto a esses dados por meio do Módulo de Pessoal e Estrutura Judiciária Mensal do Poder Judiciário (MPM)”, enumerou o conselheiro.
“Foi proposta ainda a melhoria da gestão do absenteísmo por doenças de magistrados e servidores, de tal maneira que o acesso a dados analíticos sobre a ocorrência de afastamentos vai considerar, além da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (Cidis), os respectivos dias de ausência, mesmo que esses não ultrapassem os 30 dias. Portanto, se houver um dia apenas, já teremos essa informação”, reforçou Feliciano.
O conselheiro pontuou ainda que haverá levantamento de informações detalhadas sobre sexo, faixa etária do paciente, grau de jurisdição, de atuação e lotação, se atua na área de apoio direto ou indireto à atividade judicante e se o servidor está em regime de trabalho presencial, híbrido ou remoto. “Esses dados são relevantes para termos um desenho mais exato da realidade da saúde mental dos juízes e servidores do nosso Poder Judiciário”, explanou.
Acessos: 3
CADASTRO PREMIADO | ANAJUSTRA FEDERAL
Tem associada nova com sorte grande por aqui! 🥳
A ganhadora do notebook da campanha Cadastro Premiado foi a servidora Sylvia Mary Cardoso Almeida, do TRF1, que se associou à ANAJUSTRA Federal em novembro de 2024. E, desde então, segundo ela mesma, só tem vivido boas experiências!
💬 “Depois que me filiei, passei a contar com mais sorte e benefícios no meu dia a dia. Só tenho elogios à atuação da entidade”, contou Sylvia.
Parabéns pela premiação e seja muito bem-vinda à nossa associação, Sylvia! 💙
#anajustrafederal #cadastropremiado #associadoanajustra #servidorpublico #justicafederal #beneficios #novosassociados #sorte #premio
CLUBE DE VANTAGENS | VEÍCULOS
Associado ANAJUSTRA Federal, já conhece os convênios com concessionárias de veículos?
No nosso Clube de Vantagens, você tem acesso a descontos exclusivos em carros 0 km das marcas Chevrolet, Honda, Nissan e Jeep, além de condições especiais em consórcios com a Canopus.
Tudo isso pensado para facilitar a sua mobilidade com economia e segurança! 💰✨
Acesse agora 👉 anajustrabeneficios.com.br
Vá até a seção Mobilidade e confira os detalhes de cada parceria.
🔐 Benefício exclusivo para associados ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #clubedevantagens #benefíciosparavocê #descontos #veículos0km #consórcio #mobilidade #servidorpúblico #judiciáriofederal
IMPOSTO DE RENDA | CONTAGEM REGRESSIVA
Faltam 09 dias para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda 2025!
Se você é associado ou dependente da ANAJUSTRA Federal e ainda não enviou sua declaração, não se preocupe: oferecemos consultoria financeira gratuita para te ajudar com cada etapa do processo. Agora, além dos canais por e-mail, WhatsApp e chat, também é possível agendar um atendimento telefônico personalizado. 📞✅
📌 O serviço foi ampliado este ano e está disponível para dependentes com login ativo no Clube de Benefícios.
E para quem quer entender melhor como declarar passivos, precatórios, aluguéis, plano de saúde e aplicações, o PodSer #17 está no ar com dicas valiosas do consultor financeiro José Carlos Dorte. 🎧
🎙️ Ouça agora no Spotify ou acesse pelo nosso site!
🗓️ Não deixe para a última hora!
🔗 Acesse http://anajustra.org.br/ ou http://anajustrabeneficios.com.br/ para agendar seu atendimento.
#anajustrafederal #impostoderenda2025 #consultoriafinanceira #podser #podcastdoservidor #prazoir #servidorpúblico #judiciáriofederal #clubedebenefícios #precatórios #consultoriagratuita
LIVE | FUNPRESPJUD
Qual seu perfil de investidor?! Até 30 de maio, os participantes da Fundação podem validar ou alterar o Perfil de Investimento no Portal do Participante.
Sobre isso, falamos com o gerente de Investimentos da Funpresp-Jud, Rodrigo Almeida.
💰Ele falou ainda sobre dicas práticas para um bom planejamento financeiro. E muito mais!
🎥 Assista nossa Live e compartilhe com os colegas.
⚠️ Fiquem ligados que em breve haverá uma nova Live. E, claro, nosso circuito de palestras em parceria com a Fundação.
#anajustrafederal #funprespjud #previdenciacomplementar #fundodepensão #pju #servidorpublicofederal
Estamos sempre em busca de parcerias incríveis para você. E hoje é dia de falar dos descontos exclusivos para os associados de Goiás! São mais de 50 convênios de uso presencial! 🎉
💡 Sentiu falta de alguma loja ou serviço? Conta pra gente! Envie sua sugestão para o e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#goias #anajustrafederal #anajustra #descontos #associados
CLUBE DE VANTAGENS | UNICAP
Quer ingressar no ensino superior com incentivo especial?
A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), parceira da ANAJUSTRA Federal, está com inscrições abertas para o vestibular 2025.2 e oferece até 20% de desconto em diversos cursos presenciais!
🗓️ Inscreva-se até 2/6 e aproveite esse benefício exclusivo para associados, dependentes legais e netos.
✅ O desconto é válido para quem for aprovado na primeira chamada e seguir os critérios de solicitação e comprovação de vínculo.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e, na página do convênio, siga as instruções de uso.
#vestibular2025 #unicap #descontouniversitário #educação #direitoaoseducar #anajustrafederal #servidoresfederais #benefíciosparavocê #ensinosuperior #parcerianaanajustra