CNJ e TST debatem o futuro da gestão de pessoas na Justiça
O evento tem transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
O projeto de lei que estabelece o marco regulatório da inteligência artificial (IA) no Brasil foi apresentado ao Senado Federal, na quarta-feira, 3, pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco. O texto é resultado do trabalho de uma comissão de juristas presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva, responsável por propor subsídios à regulação do tema no país.
A proposta cria normas gerais para desenvolvimento, implementação e uso responsável de sistemas de IA, com o objetivo de proteger direitos fundamentais e garantir sistemas seguros e confiáveis. Ela tem cinco pilares estruturantes: i) princípios; ii) direitos dos afetados; iii) classificação de riscos; iv) obrigações e requisitos de governança dos sistemas de IA; e v) supervisão e responsabilização.
Durante o ano de 2022, a comissão liderada pelo ministro Cueva promoveu debates com especialistas e representantes da sociedade civil, e mapeou as principais propostas regulatórias e os desafios no Brasil e no mundo a respeito da IA. Foram realizadas diversas audiências públicas, além de um seminário internacional, sendo ouvidos mais de 60 especialistas na matéria.
“Conseguimos, por unanimidade, aprovar um trabalho em uma comissão que congrega especialistas da mais alta qualidade, todos eles devotados ao estudo de áreas específicas. Seguimos a média do que se pensa hoje no mundo quanto à regulação da inteligência artificial”, afirmou o ministro no ato de entrega do relatório final da comissão ao presidente do Senado.
Comissão reuniu especialistas de todo o Brasil
A comissão teve como relatora a professora Laura Schertel Mendes, da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), e contou com a participação dos seguintes membros titulares: Bruno Bioni, especialista em privacidade e proteção de dados; os advogados Danilo Doneda, Fabricio da Mota Alves, Wederson Siqueira, Thiago Sombra, Estela Aranha, Clara Iglesias Keller e Mariana Valente; os professores Ana Frazão, da UnB, Filipe Medon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Miriam Wimmer e Georges Abboud, do Instituto Brasiliense de Direito Público, Claudia Lima Marques, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Juliano Maranhão, da Universidade de São Paulo; o perito criminal da Polícia Federal Frederico Quadros D’Almeida e o consultor legislativo do Senado Victor Marcel Pinheiro.
O relatório da comissão prestou uma homenagem ao professor Danilo Doneda, que deu importantes contribuições ao texto final e faleceu no dia 4 de dezembro de 2022.
Acessos: 940
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal
A TotalPass já está disponível para associados da ANAJUSTRA Federal! 💙
Até 31/12/2026, a taxa administrativa é gratuita. A partir de janeiro de 2027, ela será de R$ 49,90 por ano, além da mensalidade do plano escolhido. Há um plano gratuito, o TP Free, e planos pagos a partir de R$ 49,90/mês.
Para aderir, acesse a área do associado, localize o menu “TotalPass” e aceite o termo de adesão. Depois, baixe o app TotalPass, complete seu cadastro e escolha seu plano.
#anajustrafederal #totalpass #desconto
Aqui, escolher o favorito é difícil. Torcer é fácil! 😄🎁
Tem tecnologia, esporte, bem-estar e presentes para acompanhar sua rotina. Ao todo, são 50 prêmios no sorteio do Mês do Servidor da ANAJUSTRA Federal.
Deslize, confira e conte: qual deles você gostaria de ganhar?
Todos os associados adimplentes participam. O sorteio será em 28/10, durante a live no Instagram e no YouTube. 💙
#anajustrafederal #sorteiomesdoservidor
🍀 UMA CHANCE A MAIS DE GANHAR!
O Mês do Servidor ficou ainda melhor! A partir desta sexta-feira 16/10, quem baixar o app da ANAJUSTRA Federal e fizer login até 28/10 ganha um número da sorte extra para concorrer aos 50 prêmios da nossa campanha.
📲 Já tem o app e já fez login? Seu número extra está garantido!
Ainda não? Baixe, acesse sua conta e aproveite. Depois, confira seus números da sorte no aplicativo ou na área do associado, no site.
📅 O sorteio é dia 28/10, com transmissão pelo YouTube e retransmissão pelo Instagram da ANAJUSTRA Federal.
iPhone 17, Apple Watch, vouchers, vales-compras e muito mais esperam por você!
Baixe o app. Faça login. E boa sorte!
#anajustrafederal #appanajustrafederal #mesdoservidor #sorteextra