Barros era o “mano” que não tinha hora para ser feliz na gargalhada

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Cleuson com a mãe, Glauce, e os irmãos. (Arquivo pessoal)

Na contramão da lógica da idade nenhuma mãe quer enterrar um filho. Mas como não existe uma ordem convencional para que as coisas inesperadas aconteçam, o que ficou para uma família em Campo Grande é a dor que ainda “grita”. Na última semana, um acidente grave de trânsito tirou a vida do educador físico Cleuson Barros Amorim, aos 37 anos. Entre lágrimas e voz apertada, a mãe advogada Glauce de Oliveira Barros conta o que ficou do filho e como os amigos dele têm lhe ajudado a respirar na despedida dolorosa.

ANAJUSTRA Federal manifesta pesar pelo falecimento de Cleuson Barros Amorim

“Quando a gente perde um filho, a dor é tão intensa, que não queremos ouvir qualquer coisa, principalmente se for algo ruim. Mas quando você vê centenas de amigos e conhecidos espontaneamente chegando perto, para uma palavra de conforto e falando bem do seu filho, falando das qualidades que ele tinha, que venciam até mesmo os defeitos, é algo que torna essa dor de mãe menos dolorosa”, descreve Glauce, aos 60 anos.

Cleuson que era chamado entre os amigos como “Barros” e na família como “Mano”, ficou conhecido na cidade por ser um educador físico empenhado em transformar o corpo de seus alunos que tinham o sonho de ficar sarados ou atingir um objetivo no fisiculturismo. Ele que já foi campeão da modalidade, era alguém que se dedicava “incansavelmente”, segundo a mãe, para mudar a vida das pessoas através da atividade física.

“Meu filho era muito amado e muito intenso em tudo o que ele fez. Apaixonado por esportes, iniciou na capoeira, foi professor, formou em Educação Física, foi para São Paulo e chegou a treinar celebridades, foi campeão de fisiculturismo e, recentemente, se tornou um empreendedor”.

A vida de Barros terminou logo depois dele treinar um de seus alunos em uma academia da cidade e dias depois dele inaugurar uma hamburgueria ao lado de um amigo e sócio, na frente do residencial Damha. “Ele estava empolgado e feliz com o empreendimento ao lado do sócio. Apesar de pouco tempo, eles já estavam fazendo sucesso e recebiam muitos elogios. Meu filho não conseguia esconder a emoção”.

Além de não saber esconder as emoções, a marca registrada de Barros, segundo a mãe, era o bom humor. O homem fortão, musculoso, era do tipo que se derretia no colo da família e não tinha “pudor para a gargalhada”, diz Glauce. “Sempre espontâneo, não tinha tempo ruim para a risada. Tudo o que ele fazia era graça e a gente se contagiava com a alegria dele. Sei que sou mãe e suspeita pra falar, mas até os amigos falavam que ele rejuvenescia as pessoas”, comenta.

E além da saudade, o que ficou de Barros é uma lição sobre a vida. “É a alegria dele com a vida. Nada me orgulha mais ao lembrar que ele foi um homem que teve a capacidade de amar intensamente a família e os amigos, de ter afeto pela profissão e os seus alunos. Tudo o que ele fazia era com uma vontade inquestionável”, finaliza.

Barros também deixou um filho de 9 anos.

Acessos: 0

Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
773 40
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
513 20
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
304 15