Capacitação sobre audiência telepresencial acessível está com inscrições abertas

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), a palestra “Audiência Telepresencial Acessível” está com inscrições abertas. On-line e gratuita, a capacitação, que será realizada em 21/8, às 17h, é voltada a magistrados e servidores do Poder Judiciário, advogados e estudantes cegos ou com baixa visão.

Se inscreva

Acessibilidade

O objetivo da palestra é apresentar aos participantes a plataforma de audiência telepresencial “Cisco Webex”, ferramenta disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para realizar sessões e audiências por videoconferência durante a pandemia. A exposição também traz orientações para a utilização da plataforma de maneira acessível, a fim de minimizar o impacto causado pela pandemia da Covid-19 nas atividades judiciais de pessoas deficientes visuais. 

Os participantes aprenderão sobre navegadores; meios de acesso; acessórios necessários; ferramentas da plataforma disponível aos advogados; descrição visual do ambiente de audiência telepresencial; ferramentas de acessibilidade; leitor NVDA; e configurações necessárias para comunicação sem ruídos.

Inclusão

O tema é ministrado pela juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule, atual presidente substituta da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), e por Silvio Henrique Lemos, analista judiciário do TRT-24 (MS).

Segundo a magistrada, existem mais de mil advogados cegos no Brasil. “Nós faremos outros cursos para que os advogados cegos e os estudantes de Direito tenham acesso a esse conhecimento”, assegurou. “Da mesma forma, atenderemos a todos os servidores do Judiciário com deficiência visual que demandem esse conhecimento acessível”, concluiu.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
360 44
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
38 1