TSE anuncia que e-Título poderá ser baixado inclusive nos dias de votação
Medidas adotadas pelo Tribunal buscam assegurar a estabilidade do aplicativo…
Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (24), que é inconstitucional a redução de jornada e de salário dos servidores públicos, caso a administração pública estoure os limites com gastos de pessoal como previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O dispositivo declarado inconstitucional é o parágrafo 2º do artigo 23, que faculta a redução temporária da jornada de trabalho com adequação dos vencimentos à nova carga horária, caso sejam ultrapassados os limites definidos na lei para despesas com pessoal nas diversas esferas do poder público. O julgamento da ação havia sido suspenso em agosto de 2019, para aguardar o voto do ministro Celso de Mello. Na ocasião, não foi alcançada a maioria necessária à declaração de inconstitucionalidade das regras questionadas.
Na sessão desta quarta, o decano se alinhou à corrente aberta pelo ministro Edson Fachin, que entende que o mandamento constitucional da irredutibilidade de salários impossibilita a utilização da retenção salarial como meio de redução de gastos com pessoal para fins de adequação aos limites legais.
À época, o ministro afirmou: “não há como reduzir o salário de servidores públicos, e a Constituição “não merece ser flexibilizada por mais pesadas que sejam as neves dos tempos”.
Com o voto do ministro, a Corte confirmou decisão liminar deferida na ação e declarou a inconstitucionalidade do parágrafo 2º do artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal e de parte do parágrafo 1º do mesmo artigo, de modo a obstar interpretação de que é possível reduzir os valores de função ou cargo provido.
Também por decisão majoritária, o Supremo julgou inconstitucional o parágrafo 3º do artigo 9º da lei, que autorizava o Poder Executivo a restringir de forma unilateral o repasse de recursos aos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. O voto de desempate do ministro Celso de Mello seguiu o do relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, que entendeu que a permissão ofende o princípio da separação de Poderes e a autonomia financeira do Judiciário.
(Com informações do STF)
Acessos: 69
Chegou a TotalPass na ANAJUSTRA Federal! 💙
@totalpass
Mais uma novidade para incentivar você a cuidar da saúde, do bem-estar e colocar o corpo em movimento.
Agora, associados podem ter acesso à TotalPass, com mais de 36 mil academias e estúdios, mais de 250 modalidades, treinos on-line e diferentes opções para incluir atividade física na rotina.
Faça sua adesão agora e pague a taxa administrativa anual somente a partir de janeiro de 2027.
Você move a Justiça.
A ANAJUSTRA Federal se move por você.
Confira todos os detalhes e saiba como aderir em anajustrabeneficios.com.br.
#anajustrafederal #totalpass #clubedevantagens
A ANAJUSTRA Federal esteve presente na 17ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), no dia 25 de setembro. @trt_sc
A iniciativa é voltada a magistrados e servidores que estão em fase de transição para a aposentadoria, com orientações e reflexões para que esse novo momento seja vivido de forma mais consciente, tranquila e planejada, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
A participação da ANAJUSTRA Federal reforça a proximidade da entidade com os servidores em diferentes momentos de sua trajetória no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #trt12 #servidorpúblico
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em outubro, conhecemos a história compartilhada por Maria Angélica Betencourt de Oliveira, do TRT-9.
@trt9_pr
Foi na Assessoria de Comunicação do Tribunal que ela encontrou Denise e Larissa. A comunicação pública foi a “colinha” que uniu as três, mas a amizade, construída ao longo de sete anos, ultrapassou o trabalho.
Entre experiências, “perrengues” e muitas histórias de deixar o coração quentinho, elas se tornaram verdadeiros presentes para a vida.
Hoje, esta história também carrega uma saudade especial. Larissa Renata Kloss, que aparece ao centro na foto, faleceu este ano. Sua presença, porém, permanece nas lembranças e no carinho de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela.
#calendario2026 #anajustrafederal #trt9 #saudade #amizade
🚨 QUANTO DE GORDURA, MÚSCULO E ÁGUA TEM O SEU CORPO?
Associado descobre de graça na Drogasil e na Raia. 👇
@drogasiloficial
@raiaoficial
⭐ BIOIMPEDÂNCIA GRATUITA
Uma análise da composição corporal, sem pagar nada e sem burocracia. Use para acompanhar seus resultados e cuidar da saúde com mais informação.
💪 É só agendar pelos sites ou apps das farmácias.
E tem mais serviços 100% gratuitos para você:
✔️ Aferição de pressão arterial
✔️ Aferição de glicemia
✔️ Teste de oximetria
✔️ Colocação de sensor FreeStyle Libre
✔️ Aferição de temperatura corporal
💥 E ainda 50% DE DESCONTO em:
✔️ Aplicação de medicamentos injetáveis
✔️ Colocação de brincos
✔️ Aplicação de medicamentos 4Bio
✔️ Curativos
👉 Só em agosto, 169 associados já aproveitaram o desconto, num total de 198 serviços. 💙
#AnajustraFederal #Convênio #Drogasil #Raia Desconto Saúde Benefício
Movimento também cabe nos pequenos momentos do dia. Uma caminhada, uma pausa para alongar ou uma brincadeira com as crianças já são formas de começar.
Qual foi o seu movimento de hoje? Conte nos comentários. 👇
Até a IA já sabe: associado ANAJUSTRA Federal tem desconto de verdade. 💙
Na Drogasil e na Raia, você pode economizar até 60% em medicamentos e outros produtos, aproveitando um dos benefícios disponíveis no Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
@drogasiloficial
@raiaoficial
É mais economia para cuidar da sua saúde e da sua família.
📲 Consulte as condições e aproveite pelo app da ANAJUSTRA Federal ou em anajustrabeneficios.com.br.
#anajustrafederal #clubedevantagens #benefícios