CSJT aprova procedimentos de reposição ao erário

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou, na sexta-feira, 22/11, durante a 7ª sessão ordinária de 2019, a proposta de regulamentação dos procedimentos relacionados à reposição ao erário no âmbito administrativo da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. Os conselheiros seguiram por unanimidade o voto da relatora, desembargadora conselheira Vânia Cunha Matos, representante da Região Sul.

A resolução dispõe sobre a reposição de valores recebidos indevidamente e o ressarcimento por danos causados ao erário por magistrados e servidores, ativos e inativos, e por pensionistas da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. A norma trata, entre outros procedimentos, das hipóteses em que deve ser instaurado o processo administrativo para a verificação dos indícios de pagamento indevido, da notificação do interessado, dos prazos para defesa, decisão e execução da cobrança, além da possibilidade de incidência de juros de mora e correção monetária.

Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira, a aprovação da norma estabelece mais um importante mecanismo de controle e transparência do uso correto dos recursos públicos. “Ao aprovarmos essa resolução, demonstramos mais uma vez o quanto a Justiça do Trabalho está empenhada com a transparência e a eficiência da coisa pública”, disse.

Outros processos

O Conselho ainda deliberou sobre a consulta formulada pelo  Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) acerca do pedido de regime de teletrabalho, em situação excepcional, concedido a servidora portadora de grave deficiência física em estágio probatório.

Os conselheiros converteram o Procedimento de Controle Administrativo em diligência, a fim de determinar que o TRT da 1ª Região (RJ) proceda à avaliação da deficiência por equipe multiprofissional e interdisciplinar, que deverá apurar, sem prejuízos de outras questões, o que julgar relevante. Após o procedimento de avaliação, os autos devem ser submetidos à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do CSJT (CGPES).

Ao analisar o procedimento de consulta do TRT da 9ª Região (PR) acerca da possibilidade de uso de veículos oficiais por diretores de Escolas Judiciais e ouvidores aos sábados, domingos, feriados e durante os recessos forenses ou em horário fora do expediente dos TRTs, o Conselho esclareceu que, de acordo com o artigo 13 da Resolução CSJT 68/2010, apenas presidentes, vice-presidentes e corregedores podem utilizar os veículos oficiais nesses períodos.

Última sessão 

Por se tratar da última sessão do Conselho no ano, o ministro Brito Pereira agradeceu a todos pela contribuição e pela produtividade em 2019 e formulou votos de férias restauradoras e um ano de 2020 com harmonia, saúde e solidariedade. “Ano que vem estaremos aqui com as energias carregadas. Tenham todos boas festas”. 

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA se deu mal, mas agora ela aprendeu a lição! Antes de comprar qualquer produto ou serviço, confira o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal e garanta os melhores descontos!

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
27 4
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
44 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1