Justiça do Trabalho reduziu 20% do consumo de papel em 2018

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, durante o VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, documento que traz séries históricas dos gastos e consumos dos 92 tribunais e conselhos do Judiciário. Na Justiça do Trabalho, os destaques foram a redução do consumo de papel (20%), de impressões (25%) e de copos descartáveis (14%).

Segundo o balanço, também foi constatada na Justiça do Trabalho a redução do consumo de energia elétrica (3%) e de água e esgoto (5%). Sobre qualidade de vida, foi verificado um aumento na quantidade de ações de inclusão (23%) e de ações de sensibilização e capacitação na área socioambiental (18%).

Seminário

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, participou da mesa de abertura do evento, realizado na semana passada (26 e 27 de junho), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ele ressaltou a importância do Processo Judicial Eletrônico (PJe) como elemento de celeridade processual que também favorece o meio ambiente. “Estamos numa fase madura de uso de ferramentas eletrônicas, treinando nossos magistrados e servidores para a utilização racional do papel”, explicou.

O ministro disse ainda que o TST já iniciou a implantação de um sistema de energia fotovoltaica (energia limpa) e que o meio ambiente do trabalho está inserido em todas as ações do Tribunal. “Estamos engajados e preparando um meio ambiente saudável para as futuras gerações. Orgulho-me de viver num tempo em que a busca de um meio ambiente saudável está em evidencia visando a preservação do planeta”, concluiu.

Também participaram da mesa de abertura os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro João Otávio de Noronha, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

O vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro José Barroso Filho, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, também fizeram parte da mesa de abertura.

Balanço Socioambiental

Publicado anualmente, o Balanço Socioambiental do Poder Judiciário é fomentado por informações dos relatórios de acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (artigo 9º da Resolução CNJ 201/2015).

O índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) é um indicador do balanço que sintetiza os resultados obtidos pelos Tribunais, levando em conta uma análise conjunta de dados de consumo de papel, água, esgoto, copos descartáveis e de gastos com telefonia, limpeza e reformas, entre outros. 
No IDS, foram destaque na Justiça do Trabalho os Tribunais Regionais do Trabalho da 17ª Região (ES) e da 13ª Região (PB), que ocuparam, respectivamente, o segundo e o décimo lugar geral. O TST e o CSJT, contabilizados juntos por funcionarem no mesmo edifício, ocuparam a 26ª posição entre os 92 órgãos avaliados.

Os demais dados da Justiça do Trabalho e dos outros ramos do Judiciário podem ser conferidos no balanço.

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
56 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
76 4