10 perguntas e respostas sobre o Novo AQ
Tire suas dúvidas sobre o valor de cada título, o que pode ou não ser…
O Tribunal Superior do Trabalho sediou, nesta quinta-feira, 29, o seminário “Desburocratização do Poder Judiciário”, que tem como proposta debater formas de racionalizar atos e procedimentos administrativos da Justiça.
Entre outros temas, o seminário tratou dos impactos da Lei 13.726/2018, que dispensa o reconhecimento de firma e a autenticação de documentos na relação entre o cidadão e o poder público, e dos custos sociais e econômicos da burocracia no Judiciário.
Abertura
Na abertura do evento, o presidente do TST, ministro Brito Pereira, ressaltou a relevância de o Poder Judiciário discutir meios de tornar a Justiça cada vez mais acessível e eficiente. O ministro lembrou iniciativas históricas que o poder público brasileiro buscou para tornar o Judiciário mais célere e menos burocrático, como a criação dos Juizados de Pequenas Causas, na década de 80, e a criação do CNJ, em 2005.
“Lá se foram para a história os livros de cargas, as filas de advogados nos balcões dos juízos na busca de um processo físico para que lhes fosse concedida uma vista”, lembrou. “Cada composição do CNJ traz novas melhorias significativas, como essa”, completou.
A mesa de abertura, presidida pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, foi composta ainda pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge; pela advogada-geral da União, Grace Mendonça; pelo ministro do TST e conselheiro do CNJ Aloysio Correa da Veiga; e pelo senador Antonio Anastasia (PSDB/MG).
Cultura de burocratização
O ministro Dias Toffoli fez questão de enfatizar a importância da Lei 13.726/2018 para desburocratizar a Justiça. Segundo o presidente do CNJ, a aprovação da norma só confirmou o quanto o Estado brasileiro é burocratizado. “É na perspectiva de redução da burocracia disfuncional que reside a importância desse evento”, destacou.
Toffoli celebrou também a presença de representantes de todas as funções essenciais à Justiça – a magistratura, o Ministério Público e as advocacias pública e privada. “O diálogo é uma importante medida de desburocratização”, ressaltou. “A ideia é, a partir desse seminário, criar uma rede que envolva o Poder Judiciário internamente e juntamente com as demais funções com esse propósito”.
Desenvolvimento tecnológico
Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, o Poder Judiciário, como não poderia ser diferente, se beneficiou e vai continuar a se beneficiar da profunda transformação tecnológica vivenciada no mundo nas últimas décadas. Na sua avaliação, esses mecanismos tendem a trazer cada vez mais praticidade, celeridade e desburocratização ao jurisdicionado e às atividades judiciais.
Confiança e celeridade
A procuradora-geral da República enalteceu a iniciativa da Justiça de discutir o tema e afirmou que a desburocratização aumenta a confiança, a celeridade processual e a segurança jurídica. Raquel Dodge assinalou que todas as esferas dos Poderes podem e devem contribuir. “A aposta que o Poder Judiciário faz em torno desse tema é relevante, inédita e modernizante”, concluiu.
Desafogar demandas
Grace Mendonça destacou que a administração pública tem buscado estabelecer novos pilares na sua relação com o administrado. Segundo a advogada-geral da União, os esforços para encontrar mecanismos de simplificação e de desburocratização visam garantir o princípio da eficiência. “A União, as autarquias e as fundações são responsáveis pelo maior número de demandas perante o Poder Judiciário e, por isso, também temos responsabilidades para com esse sistema de justiça”, disse. “Na AGU, temos buscado colaborar e desafogar todo esse volume de demandas”.
Acessos: 0
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar seus convênios educacionais. Quatro novas parcerias foram firmadas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação, 100% EAD, para quem quer se qualificar e garantir o aumento do Adicional de Qualificação.
💰 Mensalidades a partir de R$ 69,90
⏱️ Flexibilidade para conciliar estudos e rotina no Judiciário
🤝 Convênios com instituições reconhecidas
📖 Cursos em áreas estratégicas, como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, IA, Dados e MBAs
Veja as novas parcerias no card!
Comente Novo AQ e receba o link da página especial para conferir todos os cursos disponíveis e seus descontos
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #educacao
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem