Responda pesquisa sobre o nível de saúde e bem-estar na JT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Uma pesquisa sobre o nível de saúde e bem-estar de magistrados e servidores do Judiciário Trabalhista está sendo realizada pelo juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de Macapá, no TRT da 8ª Região, Francisco Milton Araújo Junior. 

Parte integrante do doutoramento do magistrado na Universidade do Porto, em Portugal, a pesquisa tem como objetivo analisar a realidade psicossocial dos trabalhadores do Judiciário do Trabalho. Mais de 400 servidores, de vários TRTs, já responderam ao questionário. 

Disponível na internet, o questionário está estruturado em quatro etapas: I – Dados Socioprofissionais; II – Versão Effort-Reward Imbalance Questionaire – ERI; III – Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9); e IV – Perfil de Saúde Nottingham. De acordo com o pesquisador, a estrutura é validada cientificamente, o que possibilita maior credibilidade nos resultados.

O anonimato dos participantes é garantido. Para participar, acesse a pesquisa neste link https://docs.google.com/forms/d/1CA6CSHlEaD-4brXTdzzZr7Isn1etWcmLJrnYpMBlv0E/viewform

Ela pode ser respondida até o próximo dia 30/11. 

Trabalho contemporâneo x saúde do trabalhador

“As mudanças no mundo do trabalho contemporâneo, com a implementação das novas formas de gestão, disseminação das novas tecnologias da informação, as alterações das características dos espaços de trabalho e as intermináveis crises econômicas têm gerado repercussões diferenciadas na saúde do trabalhador. As mutações organizacionais também têm encontrado cada vez mais espaço no serviço público, inclusive no Judiciário Trabalhista, com a fixação de metas, gestão de qualidade do serviço público e a crescente utilização do processo judicial eletrônico (Pje), o que vem proporcionando a elevação cada vez maior do esforço psíquico dos trabalhadores”, analisa o pesquisador.

Ele conta que vivencia essa realidade em seu local de trabalho e que, diante dela, percebeu a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre os impactos do ambiente laboral do Poder Judiciário Trabalhista na saúde dos servidores e dos magistrados.

“No Poder Judiciário Trabalhista, não resta dúvida que essas interações e os respectivos impactos das condições de trabalho na saúde dos trabalhadores efetivamente existem, porém ainda não se tem dados que possam indicar e dimensionar essa importante temática. Nesse sentido, nos propomos a enfrentar esse desafio de indicar e dimensionar os principais impactos do ambiente laboral do Poder Judiciário Trabalhista na saúde dos servidores públicos e dos magistrados e revelar de forma mais aprofundada a face real saúde desses trabalhadores”, defende. 

Desafios

Conforme Francisco Milton, são três os principais desafios quando se fala em saúde e bem-estar: “desenvolvimento da cultura prevencionista das lesões físicas e mentais a partir do reconhecimento de que todas as atividades laborais envolvem riscos e, por esse motivo, devem ser antecedido de medidas prevencionistas que identifiquem antecipadamente os riscos e, escalonadamente, adotem medidas de controle dos risco como forma de proporcionar o bem-estar dos trabalhadores; conscientização de não é o trabalhador que deve se adaptar ao ambiente laboral e sim o inverso, ou seja, as tecnologias devem ser utilizadas e adaptadas para gerar conforto, saúde, higidez e segurança no ambiente laboral; disseminação da interação e do diálogo entre todos os profissionais envolvidos nas atividades, como forma de se potencializar as capacidades dos trabalhadores dentro do equilíbrio do binômio demanda (quantitativo de atividade (esforço físico e mental)) e recompensa (entendido como remuneração, comportamento ético e respeito da equipe).

Francisco Milton é doutorando em Segurança e Saúde Ocupacional pela Universidade do Porto, Portugal, e também mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialista em Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo – USP. Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Faculdade SEAMA/AP e colaborador da Escola Judicial do TRT da 8ª Região — EJUD8. 

Acessos: 0

JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
15 0
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida. 

Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯‍♀️

Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!

Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia. 

👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação!  #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
15 2
NOVIDADE NO TRT3: PLANO SULAMÉRICA COM A QUALIDADE QUE VOCÊ MERECE

Servidores do TRT3 em Minas Gerais agora têm acesso a um dos melhores planos de saúde do país. A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, firmou parceria com a SulAmérica e trouxe para você mais uma alternativa de qualidade, confiança e cobertura nacional.

💡 Quem pode aderir?
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes!

🌟 Benefícios do plano
✔️ Mensalidades a partir de R$216,58*
✔️ Cobertura nacional com foco hospitalar + obstetrícia
✔️ Coparticipação fixa por evento
✔️ SulAmérica Odonto gratuito
✔️ Suporte exclusivo em BH com atendimento presencial e por WhatsApp

🏥 Diferenciais da rede
Tenha acesso aos hospitais:

Mater Dei (BH e Betim)

Albert Einstein e Sírio-Libanês (SP)

Madre Teresa

Felício Rocho

Lifecenter

Neocenter

Hospital BH

Com mais de 120 anos de história, a SulAmérica une tradição e excelência clínica. E com a JUSaúde, você conta com um atendimento próximo, personalizado e confiável.

📍 Atendimento exclusivo na unidade administrativa do TRT3, em Belo Horizonte.

Fale com a gente pelo WhatsApp e faça sua adesão!

*Consulte condições e valores conforme faixa etária.
#sulamerica #trt3 #anajustrafederal #planoesaude #jusSaude #qualidadedevida #minasgerais #materdei #einstein #sirio #beneficios
11 0