Responda pesquisa sobre o nível de saúde e bem-estar na JT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Uma pesquisa sobre o nível de saúde e bem-estar de magistrados e servidores do Judiciário Trabalhista está sendo realizada pelo juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de Macapá, no TRT da 8ª Região, Francisco Milton Araújo Junior. 

Parte integrante do doutoramento do magistrado na Universidade do Porto, em Portugal, a pesquisa tem como objetivo analisar a realidade psicossocial dos trabalhadores do Judiciário do Trabalho. Mais de 400 servidores, de vários TRTs, já responderam ao questionário. 

Disponível na internet, o questionário está estruturado em quatro etapas: I – Dados Socioprofissionais; II – Versão Effort-Reward Imbalance Questionaire – ERI; III – Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9); e IV – Perfil de Saúde Nottingham. De acordo com o pesquisador, a estrutura é validada cientificamente, o que possibilita maior credibilidade nos resultados.

O anonimato dos participantes é garantido. Para participar, acesse a pesquisa neste link https://docs.google.com/forms/d/1CA6CSHlEaD-4brXTdzzZr7Isn1etWcmLJrnYpMBlv0E/viewform

Ela pode ser respondida até o próximo dia 30/11. 

Trabalho contemporâneo x saúde do trabalhador

“As mudanças no mundo do trabalho contemporâneo, com a implementação das novas formas de gestão, disseminação das novas tecnologias da informação, as alterações das características dos espaços de trabalho e as intermináveis crises econômicas têm gerado repercussões diferenciadas na saúde do trabalhador. As mutações organizacionais também têm encontrado cada vez mais espaço no serviço público, inclusive no Judiciário Trabalhista, com a fixação de metas, gestão de qualidade do serviço público e a crescente utilização do processo judicial eletrônico (Pje), o que vem proporcionando a elevação cada vez maior do esforço psíquico dos trabalhadores”, analisa o pesquisador.

Ele conta que vivencia essa realidade em seu local de trabalho e que, diante dela, percebeu a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre os impactos do ambiente laboral do Poder Judiciário Trabalhista na saúde dos servidores e dos magistrados.

“No Poder Judiciário Trabalhista, não resta dúvida que essas interações e os respectivos impactos das condições de trabalho na saúde dos trabalhadores efetivamente existem, porém ainda não se tem dados que possam indicar e dimensionar essa importante temática. Nesse sentido, nos propomos a enfrentar esse desafio de indicar e dimensionar os principais impactos do ambiente laboral do Poder Judiciário Trabalhista na saúde dos servidores públicos e dos magistrados e revelar de forma mais aprofundada a face real saúde desses trabalhadores”, defende. 

Desafios

Conforme Francisco Milton, são três os principais desafios quando se fala em saúde e bem-estar: “desenvolvimento da cultura prevencionista das lesões físicas e mentais a partir do reconhecimento de que todas as atividades laborais envolvem riscos e, por esse motivo, devem ser antecedido de medidas prevencionistas que identifiquem antecipadamente os riscos e, escalonadamente, adotem medidas de controle dos risco como forma de proporcionar o bem-estar dos trabalhadores; conscientização de não é o trabalhador que deve se adaptar ao ambiente laboral e sim o inverso, ou seja, as tecnologias devem ser utilizadas e adaptadas para gerar conforto, saúde, higidez e segurança no ambiente laboral; disseminação da interação e do diálogo entre todos os profissionais envolvidos nas atividades, como forma de se potencializar as capacidades dos trabalhadores dentro do equilíbrio do binômio demanda (quantitativo de atividade (esforço físico e mental)) e recompensa (entendido como remuneração, comportamento ético e respeito da equipe).

Francisco Milton é doutorando em Segurança e Saúde Ocupacional pela Universidade do Porto, Portugal, e também mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialista em Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo – USP. Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Faculdade SEAMA/AP e colaborador da Escola Judicial do TRT da 8ª Região — EJUD8. 

Acessos: 16

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju