Há 100 anos nascia o primeiro presidente do TST

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há 100 anos, completados no último dia 11 de julho, nascia em Niterói –  então capital do estado do Rio de Janeiro -, Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, o primeiro ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O jurista e professor foi juiz presidente de Juntas de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro, quando este era Distrito Federal, de 1939 a 1946. Presidiu a seguir o antigo Conselho Nacional do Trabalho em 1946, órgão ligado ao poder Executivo, para depois se tornar o primeiro presidente do recém-criado órgão máximo da Justiça do Trabalho, o TST.

Para o atual presidente do TST, Antonio José de Barros Levehagen, 31º ministro a ocupar o cargo, a atuação do ministro Geraldo Montedônio foi decisiva para a instalação e consolidação da Justiça do Trabalho, pois o jurista, designado pelo então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, tomou parte na elaboração do Decreto-Lei 9797/1946, que extinguiu os Conselhos Nacional  e Regionais do Trabalho, e criou os Tribunais Superior e Regionais do Trabalho, integrando a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário, a partir da Constituição Federal de 1946.

O ministro Bezerra de Menezes atuou como dirigente do TST durante duas gestões consecutivas: 1946 a 1949 e 1949 a 1951. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho de 1954 a 1956 e de 1958 a 1960. Concomitantemente à magistratura, foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrou aulas de sociologia na Faculdade Fluminense de Medicina (1937 a 1943), e de Direito do Trabalho, na Faculdade de Direito de Niterói (1954). Integrou a Sociedade Internacional de Direito Social e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o Instituto Brasileiro de Direito do Trabalho e os institutos de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Litoral – Argentina;  e Latino-Americano de Direito do Trabalho e Previdência Social.

Homenageado com o título de “Construtor do Direito do Trabalho”, conferido pela Associação dos Magistrados do Trabalho do Estado de São Paulo, o ministro se aposentou em maio de 1966 e faleceu em fevereiro de 2002, aos 86 anos. Em 2005, sua viúva, Odette Pereira Bezerra de Menezes, doou o acervo bibliográfico do ministro Geraldo Montedônio  para a UFF. Foram aproximadamente dez mil obras nas áreas de direito, religião, literatura, filosofia e artes. Atualmente, o acervo está na Biblioteca Central do Gragoatá (bairro onde o ministro nasceu). Em Niterói, o Fórum da Justiça do Trabalho, a Biblioteca de Serviço Público e um prédio da Faculdade de Direito levam o nome Geraldo Montedônio, em homenagem ao ministro.

Memória doada

Em maio de 2015 a família do primeiro presidente do TST doou o acervo pessoal do ministro ao Tribunal, a fim de eternizar a história do jurista, um dos responsáveis pela criação da Justiça do Trabalho. A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do Tribunal (CGEDM) está trabalhando na organização do acervo.

Um das peças que desperta  interesse  no material doado é uma velha máquina de escrever Remington. De acordo com a família, a máquina acompanhou vida afora o ministro, foi sua companheira inseparável que sempre compunha o ambiente de  seus escritórios em suas várias residências, local que ele passava o maior tempo de sua vida, conforme conta sua filha Rosa Maria Bezerra de Menezes Pinto.

“Desde sempre, “escritório” faz parte da família Bezerra de Menezes. No decorrer de nossas vidas, estar no escritório integrava nossa rotina. Na minha memória, como nasci em 1947, o primeiro foi o da rua Oswaldo Cruz, número 63. Organizado em um cômodo, logo no início da casa. Com o passar do tempo, esse espaço se tornou pequeno. Uma obra foi realizada entre 1955 e 1956 para acomodar a biblioteca e ampliar a casa. Ficava no sobrado, um amplo salão. Lá estava a antiga escrivaninha de um lado e, na outra extremidade, uma grande mesa com diversas cadeiras onde estudávamos. Em volta, estantes. Diversas estantes! No alto, a imagem de nossa Senhora do Carmo, companheira por toda a vida”, conta ela.

why did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 15

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju