Entenda como a Funpresp-Jud calcula a sua aposentadoria
Iniciativa integra as ações de educação financeira e previdenciária da…
Há 100 anos, completados no último dia 11 de julho, nascia em Niterói – então capital do estado do Rio de Janeiro -, Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, o primeiro ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O jurista e professor foi juiz presidente de Juntas de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro, quando este era Distrito Federal, de 1939 a 1946. Presidiu a seguir o antigo Conselho Nacional do Trabalho em 1946, órgão ligado ao poder Executivo, para depois se tornar o primeiro presidente do recém-criado órgão máximo da Justiça do Trabalho, o TST.
Para o atual presidente do TST, Antonio José de Barros Levehagen, 31º ministro a ocupar o cargo, a atuação do ministro Geraldo Montedônio foi decisiva para a instalação e consolidação da Justiça do Trabalho, pois o jurista, designado pelo então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, tomou parte na elaboração do Decreto-Lei 9797/1946, que extinguiu os Conselhos Nacional e Regionais do Trabalho, e criou os Tribunais Superior e Regionais do Trabalho, integrando a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário, a partir da Constituição Federal de 1946.
O ministro Bezerra de Menezes atuou como dirigente do TST durante duas gestões consecutivas: 1946 a 1949 e 1949 a 1951. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho de 1954 a 1956 e de 1958 a 1960. Concomitantemente à magistratura, foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrou aulas de sociologia na Faculdade Fluminense de Medicina (1937 a 1943), e de Direito do Trabalho, na Faculdade de Direito de Niterói (1954). Integrou a Sociedade Internacional de Direito Social e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o Instituto Brasileiro de Direito do Trabalho e os institutos de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Litoral – Argentina; e Latino-Americano de Direito do Trabalho e Previdência Social.
Homenageado com o título de “Construtor do Direito do Trabalho”, conferido pela Associação dos Magistrados do Trabalho do Estado de São Paulo, o ministro se aposentou em maio de 1966 e faleceu em fevereiro de 2002, aos 86 anos. Em 2005, sua viúva, Odette Pereira Bezerra de Menezes, doou o acervo bibliográfico do ministro Geraldo Montedônio para a UFF. Foram aproximadamente dez mil obras nas áreas de direito, religião, literatura, filosofia e artes. Atualmente, o acervo está na Biblioteca Central do Gragoatá (bairro onde o ministro nasceu). Em Niterói, o Fórum da Justiça do Trabalho, a Biblioteca de Serviço Público e um prédio da Faculdade de Direito levam o nome Geraldo Montedônio, em homenagem ao ministro.
Memória doada
Em maio de 2015 a família do primeiro presidente do TST doou o acervo pessoal do ministro ao Tribunal, a fim de eternizar a história do jurista, um dos responsáveis pela criação da Justiça do Trabalho. A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do Tribunal (CGEDM) está trabalhando na organização do acervo.
Um das peças que desperta interesse no material doado é uma velha máquina de escrever Remington. De acordo com a família, a máquina acompanhou vida afora o ministro, foi sua companheira inseparável que sempre compunha o ambiente de seus escritórios em suas várias residências, local que ele passava o maior tempo de sua vida, conforme conta sua filha Rosa Maria Bezerra de Menezes Pinto.
“Desde sempre, “escritório” faz parte da família Bezerra de Menezes. No decorrer de nossas vidas, estar no escritório integrava nossa rotina. Na minha memória, como nasci em 1947, o primeiro foi o da rua Oswaldo Cruz, número 63. Organizado em um cômodo, logo no início da casa. Com o passar do tempo, esse espaço se tornou pequeno. Uma obra foi realizada entre 1955 e 1956 para acomodar a biblioteca e ampliar a casa. Ficava no sobrado, um amplo salão. Lá estava a antiga escrivaninha de um lado e, na outra extremidade, uma grande mesa com diversas cadeiras onde estudávamos. Em volta, estantes. Diversas estantes! No alto, a imagem de nossa Senhora do Carmo, companheira por toda a vida”, conta ela.
why did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 62
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos gerentes Nelson Dantas, Wallace Calazans e João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude
Quem passou por aqui? 💙
Nesta terça-feira (18/8), servidores de diversas Varas do Trabalho do TRT1 passaram pela sala da ANAJUSTRA Federal, no Fórum da Lavradio, no Rio de Janeiro, para um dia de informação, cuidado e proximidade.
Tivemos a presença de servidores da 9ª, 16ª, 20ª, 33ª e 79ª Varas do Trabalho, entre outras unidades, que puderam tirar dúvidas sobre os planos de saúde da Associação, conhecer melhor as opções para si e para a família e aproveitar os serviços gratuitos de saúde oferecidos no local.
Foi um dia de muita conversa, orientação e cuidado, com aferição de pressão, glicemia, bioimpedância e, claro, brindes para quem esteve com a gente.
Agradecemos a todos que passaram por aqui e fizeram parte desse momento! 💙
#anajustrafederal #saúde #trt1
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙
Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.
Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.
As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.
Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.
O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
Saúde, informação e proximidade com os servidores. 💙
A ANAJUSTRA Federal esteve nesta segunda-feira (17/8) no Edifício Sede do TRT da 1ª Região, @trtrjoficial no Rio de Janeiro, para apresentar as opções de planos de saúde disponíveis aos associados e esclarecer dúvidas sobre coparticipação, portabilidade, reembolso e outros temas relacionados à assistência à saúde.
Participaram da ação o consultor de benefícios em saúde da ANAJUSTRA Federal, Nelson Dantas, e os gerentes João Lemos e Wallace Calazanz, além da representante da subsede do Rio de Janeiro, Priscilla Mayerhofer.
E a programação continua! Nesta terça-feira (18/8), das 9h às 16h, a equipe estará no Fórum da Lavradio, com plantão para apresentação dos planos e esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e glicose, bioimpedância e distribuição de brindes, sucos e saladas de frutas.
📍 Rua do Lavradio, 132, 5º andar – Sala da ANAJUSTRA Federal – Lapa/RJ.
#anajustrafederal #saúde #trt1
Depois de explicar como começou o princípio contributivo no regime próprio dos servidores, Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, explica as principais mudanças nas regras de aposentadoria trazidas pela EC 103/19, atualmente vigentes.
Foram várias alterações, sendo que a última trouxe o aumento do tempo de contribuição e a redução nos valores dos benefícios, além da elevação da contribuição.
E, segundo Amarildo, novas reformas ainda estão por vir. Por isso, estar informado e se preparar para diferentes cenários é cada vez mais importante.
Dê o play e acompanhe mais um trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”.
Você também pode assistir à conversa completa no nosso canal do Youtube!
#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #previdenciacomplementar
🏥 Planos, serviços gratuitos e brindes: a gente espera vocêjo @trtrjoficial
Nos dias 17 e 18 de agosto, a ANAJUSTRA Federal estará no Rio de Janeiro, no TRT1, com uma programação especial para quem quer conhecer opções de planos de saúde, tirar dúvidas e aproveitar serviços gratuitos de cuidado e prevenção.
No dia 17/8, às 14h, no Prédio Sede, você poderá conhecer melhor os planos Integral (Caberj), MedSênior, SulAmérica e Amil, consultar valores e entender qual opção pode atender melhor você e sua família.
Já no dia 18/8, das 9h às 16h, a programação será no TRT Fórum da Lavradio, com:
🩺 aferição de pressão
🩸 aferição de glicose
⚖️ bioimpedância
🙋 plantão tira-dúvidas
Os serviços serão realizados em parceria com Drogasil e Extrafarma.
E ainda teremos sucos, saladas de frutas e brindes para deixar a visita ainda mais especial. 🍓
Anote na agenda e venha conversar com a gente!
#anajustrafederal #saúde #riodejaneiro