STJ avança na redução do acervo com gestão e tecnologia
O STJ encerrou o ano judiciário com o número recorde de 500.622 processos…
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, apresentou nesta segunda-feira uma proposta de emenda constitucional que não prevê efeito suspensivo para processos que, após a decisão da segunda instância, venham a ser objeto de recurso em instâncias superiores.
Ainda seria possível recorrer a tribunais superiores e ao STF, mas esses recursos não acarretariam efeito suspensivo na sentença da segunda instância.
Com essa mudança constitucional, Peluso acredita que seriam desincentivados recursos que tem a mera intenção de protelar uma decisão final contrária ao litigante. Segundo o presidente do Supremo, atualmente só cerca de 15% das sentenças de instâncias inferiores são reformadas nas instâncias superiores.
Peluso quer que a proposta integre o 3º Pacto Republicano, atualmente em discussão entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
Presente à mesa redonda “Caminhos para um Judiciário mais eficiente”, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), apoiou a proposta de Peluso, que qualificou de “revolucionária”.
Ressalvou, no entanto, que é preciso discutir melhor o que acontecerá nos casos em que as decisões dos tribunais inferiores acabarem reformadas pelos tribunais superiores após a execução definitiva, pois nesse caso os prejudicados poderão buscar indenizações do Estado.
Ele também duvidou da avaliação de Peluso de que apenas aqueles que estiverem verdadeiramente convictos de que as cortes superiores não reformarão a sentença optarão pela execução definitiva.
Também presente ao evento, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi mais reticente sobre a viabilidade da proposta, embora tenha dito que ela deve ser levada em consideração pelo simples fato de ter sido elaborada pelo presidente do Supremo. Cardozo disse já ter apresentado à proposta à presidente Dilma Rousseff, que, segundo ele, pediu que ela seja submetida a mais debates.
“Do ponto de vista teórico, duvido que se possa dizer que duas instâncias não respondam a um profundo processo legal”, disse Peluso. Ele exemplificou que, caso essa norma já estivesse vigente, não haveria a discussão em torno da lei da ficha limpa, uma vez que seriam considerados transitados em julgado os processos em que políticos foram condenados em segunda instância.
Para o presidente da STF, a consequência da mudança seria um aumento considerável na velocidade para a decisão de processos e uma diminuição imensa da carga de trabalho do STF. Um estudo da FGV apresentado na mesa redonda mostrou que, hoje, cerca de 92% dos processos julgados no STF são recursos vindos de instâncias inferiores.
Fonte: Folha Online
abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum
Acessos: 0
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju