A crise do estado no século XXI

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Antônio Ernani Pedroso Calhao é pós-doutor em Direito, advogado, professor e servidor aposentado da Justiça do Trabalho. Confira a íntegra do artigo na nova edição da revista ANAJUSTRA em Pauta.

Por Antônio Ernani Pedroso Calhao

Honra-nos, sobremaneira, endereçar ao distinto público da Anajustra, algumas reflexões sobre a quebra do paradigma ético e moral das democracias contemporâneas. Recentar a política do bem comum, típica das sociedades democráticas, implica rever todo o processo de educação, a fim de retomar o verdadeiro sentido da democracia representativa. Desse prisma, a reflexão revisita noções básicas do processo de formação universitária, núcleo básico de construção crítica do exercício da cidadania política.

A nobre missão de ensinar exige uma combinação permanente de produção da informação, como também, de formação da nossa juventude. É um processo continuo de criação e recriação das ciências para a vida das futuras gerações. Temos que nos colocar em uma relação dialética. No dizer de Rubem Alves, é um constante “desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que nos pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos”.  Na essência desse pensamento está a educação das sensibilidades, posto que sem estas todas as habilidades são tolas e sem sentido.

Contudo, o contexto atual não se mostra fértil ao plantio. Trazemos à reflexão, o pensamento de Sérgio Abranches, acerca da transição do século XII .Dessa perspectiva, realça o sociólogo mineiro, que é indeclinável reconhecer, que vivemos tempos em mutação, difíceis permeados por desencanto e desespero. Um mundo em transe, líquido, ao referir-se ao sociólogo Zigmunt Bauman . Muitas distopias e poucas utopias. O próprio Bauman proclama que “este século é muito diferente do século XX. No interregno não somos uma coisa nem outra. No estado de interregno, as formas como aprendemos a lidar com os desafios da realidade não funcionam mais. As instituições de ação coletiva, nosso sistema político, nosso sistema partidário, a forma de organizar a própria vida, as relações com outras pessoas, todas essas formas aprendidas de sobrevivência no mundo não funcionam mais. Tudo é líquido, vai e vem …
 

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Sob certo sentido, a visão de Bauman tem muito de realidade, especialmente se levarmos em consideração a atual situação brasileira. Se no plano global vivemos uma crise de identidade, com quebra de valores e instituições, em solo pátrio a questão pode se revelar muito mais séria. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes. Destruímos todos os valores cívicos a gerar um desencantamento em massa, com impactos ainda não previsíveis sobre a manutenção da vida em sociedade.

Que elemento nos une enquanto nação? Qual o sentimento que ainda nos mantém coesos enquanto um povo? Que crenças e valores, em um contexto de corrupção sistêmica e endêmica, ainda sobrevivem?

Estas preocupações têm grande relevância quando se constata que, no regime democrático, o Estado não pode quebrar o vínculo de confiança com a sociedade. Em sentido político, o Estado ao romper com os valores cívicos, éticos e morais degrada a dimensão pública, porquanto se afasta da condição basilar de uma democracia que é a virtude da honestidade. Diz Thomas Jefferson, constitucionalista que governou os EUA, de 1801 a 1809, que toda a arte de governar consiste em ser honesto.

Um Estado desonesto é um poder ilegítimo, porquanto trai seu compromisso de servir à sociedade. Uma das faces mais cruéis deste estado de coisas é a descrença e o desencantamento que se apoderam do pensamento coletivo. O reflexo é uma atitude social massiva de desvalor que passa imperar no seio da sociedade. Na expressão do Prof. José Renato Nalini, “Quando os de cima não dão o exemplo, os de baixo se sentem liberados’. Para Nalini, o País vive “uma crise global, …. declínio dos valores” . Não nos esqueçamos que, quando o Poder dirige sua mira para o bem pessoal de quem o exerce, já degenerou em tirania, na feliz expressão do filósofo espanhol novecentista, Jaime Balmes”.

Não sei o que diria Bauman se tomasse a realidade brasileira para refletir sobre os tempos difíceis que atravessamos hodiernamente.  Contudo, estamos convencidos de que, para enfrentar tempos tormentosos não podemos deixar de buscar sonhos e utopias, já que nestes estão respostas à momentos de perplexidade. As utopias, se direcionadas para a felicidade humana podem se transformar em ferramentas de mobilização, mesmo que essas realizações se apresentem como impossíveis. É o caminhar que faz a história, não a chegada a um ponto do futuro. Para Guimarães Rosa, “o real não está na saída nem na chegada: ele se mostra para a gente é no meio da travessia” .


ARANCHES, Sérgio. A era do imprevisto: a grande transição do século XXI. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras. 2017
BAUMAN, Zigmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar. 2007
NALINI, José Renato. Disponível em http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/quando-os-de-cima-nao-dao-o-exemplo-os-de-baixo-se-sentem-liberados-diz-presidente-do-tj-sp
Id.

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Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

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