Imposto de Renda pago à maior: o caminho a ser percorrido

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

No dia 4 de novembro de 2010, a assessoria jurídica da ANAJUSTRA obteve da desembargadora federal Neusa Alves, decisão no agravo de instrumento interposto pela Fazenda Nacional, a qual negou o pedido de liminar da União que visava suspender os efeitos da decisão proferida pelo Juízo Federal da 7ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, nos autos da Ação Ordinária nº 2004.34.00.048565-0, que autorizou a incorporação dos quintos até setembro de 2001.

Nesta decisão foi deferida a pretensão da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho – ANAJUSTRA, no sentido de que fossem restituídos aos seus associados, no ano de 2010, pela sistemática da declaração de ajuste anual, os valores retidos e pagos a título de imposto de renda sobre os juros moratórios quando na declaração entregue em 2010.

Muitos servidores ficaram na dúvida de como retificar suas declarações, o que foi esclarecido na sequência e a maioria já o fez.

A maior dificuldade era relativa à forma de separar os juros do total recebido, pois esta informação não estava discriminada no documento oficial do Banco do Brasil. A solução foi a elaboração de uma planilha, pela ANAJUSTRA confeccionada, com a mesma memória de cálculo utilizada na ação de execução para recebimento dos quintos por RPV e Precatório.

Remanesceram ainda interrogações em função da ocorrência, em alguns casos, de divergência entre o valor recebido pelo Banco do Brasil e o valor constante na referida planilha. A razão dessas divergências foi o espaço temporal existente entre os dados constantes na planilha e a data do recebimento dos valores por parte do servidor no banco.

Esclarecida a questão, para resolver essa diferença, o servidor extraía os valores relativos aos juros da planilha e subtraía do total recebido pelo Banco do Brasil, lançando na retificadora a parcela relativa ao principal em  “rendimentos tributáveis recebidos” como uma  segunda fonte de renda  e,  a parcela relativa aos juros que foi extraída da planilha, lançada em “rendimentos isentos e não tributáveis”.

Ocorre que, ao realizarem essa operação, os servidores que já haviam pagado o imposto sobre o total recebido caíram em malha. Esse evento decorreu do fato do programa da Receita não estar preparado para fazer a alocação do imposto já pago e, por essa limitação, ao terminar a retificação, dava conta de que o servidor ainda teria que pagar mais imposto, embora menor.

Como forma de equacionar essa deficiência do Programa da Receita Federal, que não consegue fazer automaticamente a contabilização do imposto já pago, e obter a restituição do imposto sobre os valores dos juros era necessário o agendamento de uma visita até uma agência da RFB.

A ANAJUSTRA sugeriu a todos os associados que, após fazerem a retificadora, agendassem imediatamente a referida visita a fim de prestarem esclarecimentos acerca dos motivos da retificação da declaração do Imposto de Renda, juntando todos os documentos pertinentes. A recomendação visa evitar que o associado fique aguardando notificação, o que pode gerar a aplicação de multas pela Receita, por ausência de esclarecimentos.

Na reunião agendada o associado deverá formalizar (protocolizar) o pedido visando à restituição do valor do imposto pago a maior. E para isso, documentos como cópia da decisão, comprovante do banco, do pagamento das DARFs e planilha da ANAJUSTRA, devem estar em mãos.

Confira o passo a passo com orientação da Receita

Você ainda tem dúvidas? Entre em contato comigo: finanças@anajustra.org.br

José Carlos Dorte
Consultor Financeiro da ANAJUSTRA

 

 

how to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
19 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
38 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10