VITÓRIA

TST acolhe pedido de pagamento da VPI

A ANAJUSTRA Federal requereu o pagamento da vantagem nos demais órgãos do Judiciário Federal e aguarda confiante o deferimento.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Côrrea, acolheu o pedido de pagamento das parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre julho/2016 e dezembro/2018, apresentado pela ANAJUSTRA Federal. Na decisão, que repercutirá em toda a Justiça Trabalhista, ele autoriza ainda o pagamento da vantagem, no valor de R$ 59,87, ainda em 2024.

Esse direito foi requerido em todos os outros órgãos do Poder Judiciário da União (PJU) e a entidade aguarda confiante o deferimento, uma vez que esse entendimento foi inaugurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos autos do Agravo Interno no Recurso Especial nº 2.085.675/SP, com trânsito em julgado em 17/6/2024.

“O reconhecimento administrativo é uma grande conquista e, para consolidá-lo, nossa assessoria jurídica já requereu o julgamento antecipado da nossa ação que trata do tema”, destaca o presidente da associação, Antônio Carlos Parente.

Entenda

A Vantagem Pecuniária Individual (VPI), equivalente a R$ 59,87, foi instituída por meio da Lei nº 10.698/2003, devendo, então, ser paga a todos os servidores públicos federais.

A parcela foi recebida regularmente até que, no ano de 2016, com a implementação da primeira parcela do reajuste da Lei nº 13.317/2016, ela deixou de integrar a remuneração da categoria.

A Lei nº 13.317/2016 fixou novos valores para as remunerações dos servidores, dispondo que a diferença entre os antigos vencimentos e os novos seria implementada de forma gradativa, em parcelas sucessivas. Sem esquecer do recebimento concomitante da VPI, determinou, em seu art. 6º, que ela seria absorvida pelos novos valores das remunerações.

Na época, as administrações aplicaram o desconto a partir da primeira parcela do reajuste. “O nosso entendimento, corroborado pelo STJ e também pelo TST, é que ele deveria ser realizado somente apenas após o pagamento da última parcela, em janeiro de 2019, quando o reajuste foi implementado efetivamente”, ressalta Parente.

Acessos: 6474

Para a Maria, servidora inativa do TRT9, o apoio é essencial e faz toda a diferença. 

Com a JUSaúde, você tem o suporte e o cuidado que merece em cada momento.

💙✨ #ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #CuidadoEmCadaDetalhe #PlanosDeSaúde"
Como fica o Congresso durante as campanhas municipais?

🔍 Com 65 parlamentares disputando as eleições municipais de 2024, como ficará o funcionamento do Congresso Nacional?

Enquanto senadores e deputados focam em suas campanhas locais, a Câmara e o Senado enfrentam o desafio de manter suas atividades. Sessões semipresenciais e pautas acordadas são as soluções previstas, mas será suficiente? 🤔

Este é o tema da coluna De Olho em Brasília, que você pode ler na íntegra no nosso site

E você acha que as eleições municipais podem prejudicar o andamento dos trabalhos em Brasília? Deixe sua opinião nos comentários! 👇

#Eleições2024 #PolíticaBrasileira #CongressoNacional #CâmaraDosDeputados #SenadoFederal #EleiçõesMunicipais #Brasil #Democracia #Legislativo @‌anajustrafederal
O que é saúde para você⁉️

Saúde é mais do que apenas estar bem fisicamente. É estar bem em todos os aspectos da vida. É ter o suporte necessário para viver plenamente. Isso começa com você!

Conte com a gente nisso! 🩺🏥

Conheça a JuSaúde, gestora de serviços de saúde de qualidade por meio de parcerias com operadoras sólidas, atendendo nossos associados em todo o Brasil.

#anajustrafederal #anajustracorretora #jusaude #planosdesaude #gestãodeplanosdesaúde
💛 Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, um tema que merece atenção e cuidado. Aqui estão algumas dicas para manter sua saúde mental em dia:

1 - Converse sobre seus sentimentos: Falar com amigos, familiares ou um profissional pode ajudar a aliviar o peso de suas preocupações.

2 - Pratique o autocuidado: Reserve momentos para você, seja lendo, meditando ou fazendo uma atividade que te traga alegria.

3 - Mantenha uma rotina saudável: Alimentação balanceada, exercícios físicos e sono de qualidade são fundamentais para o bem-estar.

4 - Busque apoio quando necessário: Não hesite em procurar ajuda profissional. Terapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e superação.

5 - Apoie quem está ao seu redor: Esteja atento aos sinais em pessoas próximas. Tenha empatia e ofereça uma escuta ativa.

🌟 Você não está sozinho! A prevenção começa com pequenas atitudes. Vamos juntos nessa luta!

#SetembroAmarelo #SaúdeMental #VocêNãoEstáSozinho #JUSaúde #ANAJUSTRAfederal