
A atualização da VPNI de quintos e décimos e a omissão da revisão geral de remuneração
Advogada da ANAJUSTRA Federal publica artigo no Migalhas.
O estudo e a proposição de novas ações para resguardar direitos e melhorar a remuneração dos servidores é uma das frentes de trabalho da assessoria jurídica da ANAJUSTRA Federal.
“A associação procura sempre estar na vanguarda jurídica, trabalhando em benefício da categoria. Mas, antes que qualquer ação seja encampada, as teses são avaliadas tecnicamente e, somente se houver plausibilidade, é que elas serão propostas”, afirma o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Em 2023, duas novas demandas foram abertas. Confira as teses e quem pode aderir
REAJUSTE DOS QUINTOS/DÉCIMOS/VPNI NOS MESMOS PERCENTUAIS DA LEI 14.523/2023
A nova ação visa o reajuste das parcelas de Quintos/Décimos/VPNI nos mesmos percentuais previsto na Lei 14.523/2023 para os servidores que tenham incorporado Quintos/Décimos pelo exercício da função comissionada até a edição da Lei 9.624/1998 e, posteriormente, até a publicação da MP 2.225-45/2001 (08/04/1998 a 05/09/2001).
A medida se fundamenta no art. 1º da Lei 14.523/2023, que reajustou os valores constantes dos Anexos II, III e VIII da Lei 11.416/2006 e demais parcelas remuneratórias devidas às carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União.
São elegíveis para essa ação os servidores do Poder Judiciário da União (ativos, inativos, além de pensionistas) que tenham os Quintos/Décimos/VPNI incorporados em razão do exercício da função comissionada, até a edição da Lei 9.624/1998 e, posteriormente, até a publicação da MP 2.225-45/2001.
A ANAJUSTRA Federal, que também obteve sucesso no reconhecimento para os seus associados do direito aos Quintos incorporados por força de decisão judicial transitada em julgado no período de 08 de abril de 1998 a 05/09 de 2001), viabilizou a eles a oportunidade de ingresso nesta ação.
Isso porque, apesar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter considerado inexistente o direito de incorporação dos Quintos no período entre a edição da Lei 9.624/98 e a da MP 2.225-45/2001, os efeitos dessa decisão foram modulados. Os servidores com ações judiciais transitadas em julgado mantêm o direito de receber os Quintos sem qualquer absorção.
Da mesma forma, aqueles servidores que recebem os Quintos incorporados por decisão administrativa pelo exercício de funções comissionadas e cargos em comissão até a edição da Lei 9.624/98 também poderão ingressar na ação, pois o STF não modificou a incorporação de Quintos para esses servidores.
O segundo grupo da demanda está aberto para novas adesões.
Acesse a área restrita e ingresse
AÇÃO DE RECÁLCULO VISA PAGAMENTO DE PASSIVOS ADMINISTRATIVOS PARA SERVIDORES DA JT
A ANAJUSTRA Federal protocolou requerimentos administrativos em todos os Tribunais do Trabalho, solicitando a expedição de certidão com os passivos devidos aos associados em razão do recálculo determinado pelo CSJT nos termos da Resolução CSJT nº 343/2022.
A entidade entrará com ações de cobrança no Juizado Especial Federal para pagamento de correção monetária dos passivos quitados administrativamente, acrescidos de juros de mora.
Esses passivos foram pagos sem a devida correção monetária e juros. Para reparar esses pagamentos a menor, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) editou a resolução 343/22, que fixou os critérios de correção monetária e juros de mora no âmbito da Justiça do Trabalho.
Entretanto, os Tribunais do Trabalho não conseguiram efetivar o pagamento em razão das restrições orçamentárias impostas aos Tribunais em geral.
Portanto, o caminho mais efetivo para ver esse passivo quitado é a via judicial que, em se tratando de valores dentro do teto de 60 salários mínimos (como é este o caso), ações individuais nos Juizados Especiais Federais têm se demonstrado céleres.
Para que essas certidões sejam emitidas e encaminhadas à associação, é necessário que o servidor assine a documentação eletronicamente na área restrita e anexe cópias do seu RG, CPF e comprovante de residência.
Notícias, novidades, dicas e benefícios!
Siga-nos na sua rede ou canal favorito e fique por dentro de tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal
Redes sociais
Instagram @anajustra
Facebook @anajustra
Comunidade
WhatsApp
Acessos: 33753
O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Além de uma data dedicada a ela, o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio, há ainda museus, arquivos físicos, plataformas interativas, exposições virtuais e alguns projetos que registram as recordações daqueles que atuam diariamente como os construtores do sistema judicial do país.
Em junho, nosso calendário de mesa apresenta Nisia Azevêdo Silva, do TRT21.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
CLUBE DE VANTAGENS | NISSAN 🚗
Chegamos a última parte da nossa visita a Nissan!!
Fomos até uma concessionária conhecer os veículos que estão com desconto até maio, por meio da parceira com nosso Clube de Vantagens.
📹 Assista ao vídeo e confira ainda em nosso perfil as partes 1, 2 e 3 com outras opções com desconto para os associados!
Se você já é associado, em
http://anajustrabeneficios.com.br já pode conferir todos os modelos e descontos em uma tabela na página do parceiro.
#anajustrafederal #convenio #nissan #parte4
DE OLHO EM BRASÍLIA | PARLAMENTAR
Apesar da expectativa de avanços legislativos, o Congresso segue marcado por obstruções e polarização. O Orçamento de 2025 foi aprovado com atraso, reformas seguem travadas e projetos de interesse dos servidores públicos continuam represados. A instabilidade compromete a eficiência legislativa.
🎧🔈 Ouça um trecho da coluna “De olho em Brasília”, do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, em que ele fala sobre “Congresso Nacional: entre a estagnação e a polarização”.
🧑💻E leia a íntegra em https://anajustrafederal.org.br/ maior entidade representativa de servidores do Judiciário
#anajustrafederal #assessoriaparlamentar #pju
#servidorpublicofederal
1º de Maio | DIA DO TRABALHO E DA JUSTIÇA DO TRABALHO
🟢 Mais do que um feriado, o 1º de Maio é símbolo de lutas, conquistas e reconhecimento histórico.
Você sabia que essa data é comemorada em mais de 150 países e que a Justiça do Trabalho brasileira foi criada justamente nesse dia?
➡️ Deslize o carrossel e descubra 8 curiosidades sobre o 1º de Maio e sua importância para os direitos dos trabalhadores no Brasil e no mundo.
#DiaDoTrabalho #JustiçaDoTrabalho #1deMaio #ANAJUSTRAFederal #DireitosTrabalhistas #HistóriaDoTrabalho
⚖️💼 Neste 1º de maio, celebramos duas datas que se complementam: o Dia do Trabalhador e o aniversário da Justiça do Trabalho.
Hoje é dia de reconhecer a força de quem move o país com seu trabalho diário e também de valorizar a existência de uma Justiça especializada na proteção dos direitos trabalhistas e na busca pelo equilíbrio nas relações de trabalho.
Com 84 anos de história, a Justiça do Trabalho segue cumprindo seu papel fundamental: promover a justiça social e garantir dignidade a quem trabalha.
A ANAJUSTRA Federal parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras, em especial os que fazem parte do Judiciário Federal. Vocês são essenciais! 💙
#diadotrabalho #judiciariofederal #1demaio
Confira os três ganhadores da nossa campanha Cadastro Premiado 📲💻🔈
Assista ao vídeo e veja quem levou pra casa o iPhone 16, o notebook Dell e a Alexa Echo Show.
#anajustrafederal #cadastropremiado #recadastramento