Uma conquista histórica, R$ 12 milhões em passivos e muito mais
Relembre as conquistas do ano da assessoria jurídica.

O boletim jurídico de julho traz boas notícias de duas demandas da ANAJUSTRA Federal. Foram incluídas na pauta de julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) as ações de pagamento da Gratificação de Atividade Externa (GAE) cumulativamente com a Função Comissionada (FC) e a de inclusão da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) na base de cálculo dos adicionais, esta última com decisões favoráveis, em primeira instância, nos seus dois grupos iniciais.
O julgamento do processo de pagamento da GAE cumulativamente com a FC, cujo os beneficiários são oficiais de justiça, foi marcado para 30/8. A Lei 11.416/06, nos termos do artigo 16, §2º, veda o recebimento desta gratificação aos servidores do Poder Judiciário Federal que exercem função comissionada ou cargo em comissão.
Entretanto, vários deles são designados para exercer funções comissionadas ou cargos em comissão sem prejuízo da realização de atividades externas. Para eles, o não pagamento da GAE ou da FC/DAS, revela violação ao art. 4º da Lei 8.112/90, que veda a prestação de serviços gratuitos ao Estado.
Desse modo, a exclusão da GAE ou o não pagamento da FC/DAS mostra-se ilegal e, por isso, a ANAJUSTRA Federal propôs a ação coletiva. Nela, a entidade pede tanto o pagamento conjunto da GAE com a FC/DAS, quanto o pagamento dos valores retroativos devidos.
É importante ressaltar que esta demanda não possui o mesmo objeto da ação coletiva que visa o pagamento da GAE cumulativamente com a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI), que objetiva a anulação do Acórdão 2.784/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU). Nele, o órgão proíbe o pagamento cumulativo da gratificação com a VPNI quando for identificado que os Quintos/Décimos/VPNI incorporados decorrem do desempenho de função de oficial de justiça avaliador.
Resumidamente, a primeira visa garantir o pagamento da GAE para quem estiver desempenhando a função comissionada atualmente, e a segunda quer garantir o pagamento para quem já incorporou as funções a título de Quintos/Décimos/VPNI e também pretende continuar recebendo a GAE, em especial os servidores aposentados.
GAJ
Também já tem data o julgamento da ação de incorporação da GAJ ao vencimento básico (primeiro grupo). Marcado para 20/9, ele pode garantir um acréscimo remuneratório significativo para os associados da entidade.
A demanda gera ganhos para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, uma vez que, reconhecida como vencimento básico, a gratificação será incluída na base de cálculo dos adicionais e gratificações, elevando o valor de benefícios como o adicional de qualificação, o adicional por tempo de serviço, a Gratificação de Atividade Externa (GAE), a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), 13º, 1/3 de férias, etc.
Inclusive, a ANAJUSTRA Federal ingressou com mandado de Segurança Coletivo, visando a efetiva implementação da decisão proferida na ação de inclusão da GAJ na base de cálculo dos adicionais para os servidores da Justiça do Trabalho, com os respectivos reflexos financeiros desde a data de impetração da medida. A expectativa por uma decisão favorável sobre o tema é grande.
Confira esses e outros andamentos de julho
PAGAMENTO DA GAE CUMULATIVAMENTE COM A FUNÇÃO COMISSIONADA
Processo nº 0048900-43.2014.4.01.3400
31/07/2023 – Incluído na pauta de julgamento do dia 30/08/2023 para análise de recurso de apelação da ANAJUSTRA Federal.
INCLUSÃO DA GAJ NA BASE DE CÁLCULO DOS ADICIONAIS/VENCIMENTO BÁSICO
Processo nº 1021015-61.2019.4.01.3400 (Primeira ação coletiva)
18/07/2023 – Despacho determinando a retirada de pauta e inclusão na nova pauta de julgamento do dia 20/09/2023.
EXTENSÃO DA INCIDÊNCIA DO PERCENTUAL DE 11,98% (ÍNDICE DA URV PELA LEI Nº 8.880/1994) NOS PLANOS DE CARREIRA
Processo nº 0055888-22.2010.4.01.3400
21/07/2023 – Manifestação da União sobre a desnecessidade de produzir provas
13/07/2023 – Juntada de réplica pela ANAJUSTRA Federal
DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 35, INCISOS II, III E IV DA EC 103/2019
Processo nº 1024200-05.2022.4.01.3400 (Segunda ação coletiva)
19/07/2023 – Manifestação da União Federal pelo prosseguimento do feito.
17/07/2023 – Manifestação do MPU sobre a ausência de interesse de agir.
13/07/2023 – Despacho do juízo determinando a intimação do MPU para manifestação sobre o interesse de intervir na demanda.
Boletim jurídico
O boletim jurídico é publicado todos os meses no site da ANAJUSTRA Federal. A publicação teve início em setembro de 2020 e, de lá para cá, já foram mais de 30 edições, elaboradas para que os associados participantes dos pleitos da entidade fiquem por dentro daquilo que mais importa sobre os processos e a atuação da assessoria jurídica.
Acessos: 48913
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.
Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.
Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!
#anajustrafederal #feriados2026 #pju
Checklist 2026 ✔
Confira o que a ANAJUSTRA Federal vai entregar para você em 2026.
Atuação jurídica intensa, novas ações estratégicas, mais de R$ 15 milhões em pagamentos de RRA, expansão de convênios, modernização de serviços e ampliação de benefícios.
Compromisso permanente com resultados concretos para os servidores do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
Aprender inglês com mais segurança e confiança pode ser o próximo passo da sua trajetória. 👏
A ANAJUSTRA Federal tem parceria com a HC School e preparou um benefício especial para associados e seus dependentes.
Ao se matricular em qualquer curso da HC School, você ganha um curso de fonética 100% gratuito, com foco em pronúncia, sons e fluidez ao falar inglês.
É a oportunidade ideal para começar do jeito certo e desenvolver uma comunicação mais segura no idioma. 😉
⚠️ Benefício válido para associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes
⏳ Oferta válida por prazo determinado
Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e saiba mais.
#anajustrafederal #beneficiosdoassociado #parcerias