Entenda o MS 39881 e como ele se aplica – parte 3
Os benefícios da decisão se estendem para todos os associados.

A ação denominada “Índice da URV (Lei 8.880/94)”, uma das mais antigas demandas judiciais da ANAJUSTRA Federal, teve movimentação no último mês de março.
Por meio de recurso de apelação, a associação discordou do percentual de 0,5% de juros de mora fixados na sentença, contados desde a citação, alegando que formulou pedido pretendendo o pagamento dos valores “reconhecidos administrativamente” pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) de 1% a.m.
A União, por sua vez, alegou a prescrição bienal, nos termos do art. 206 do CC, por se tratar de prestações de natureza alimentar e alternativamente, a prescrição quinquenal, prevista no Decreto 20.910/30.
Os recursos de apelação da entidade e da União foram rejeitados, mas foi mantida a sentença de mérito que julgou procedente em parte o pedido autoral, ao pagamento de correção monetária e dos juros de mora aos substituídos, referentes à diferença de 11,98% de valores pagos em atraso a partir de 21/01/2002, corrigidos nos termos do Manual de Cálculos da Justiça Federal.
E, no último dia 28, a União apresentou embargos de declaração ao processo. O órgão apontou que houve contradição entre o pedido autoral e a decisão. Sustentou ainda que houve omissão quanto aos limites territoriais dos efeitos da decisão, que alcançaria apenas os domiciliados no âmbito da competência territorial do Distrito Federal (RE 612.043/PR).
Agora, a assessoria jurídica da entidade aguarda o julgamento do recurso. Sendo acolhido, a ANAJUSTRA Federal irá recorrer.
Extensão da incidência dos 11,98% nos planos de carreira
Coincidentemente, outra ação da ANAJUSTRA Federal sobre a URV, a de extensão da incidência do percentual de 11,98% nos planos de carreira, também teve movimentação em março, sendo negada a tutela antecipada de urgência. O processo seguirá concluso para decisão de mérito.
Entenda
O percentual de 11,98% refere-se à perda salarial dos servidores, uma redução indevida sobre os vencimentos, ocorrida em 2003, em decorrência da conversão da moeda para a URV e, posteriormente, na transformação para o Real. Nessa conversão houve um erro de cálculo, e eles receberam os valores atualizados com uma defasagem de 11,98%.
Esse fato gerou uma gama de ações judiciais, ora cobrando o efetivo pagamento do principal, juros e/ou correção monetária, bem como, a incorporação deste percentual no próprio plano de carreira dos servidores do PJU, como é o caso do processo nº 0055888-22.2010.4.01.3400, ajuizado pela ANAJUSTRA Federal, que ainda segue em tramitação na fase de conhecimento.
GAJ
Em março, a primeira ação coletiva da associação sobre a incorporação da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) ao vencimento básico foi retirada da pauta virtual de julgamentos, do período de 17 a 24 de março. O título agora deve ser incluído em pauta presencial, em data a ser definida pelo relator.
A demanda gera ganhos para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, uma vez que, reconhecida como vencimento básico, a gratificação será incluída na base de cálculo dos adicionais e gratificações, elevando o valor de benefícios como o adicional de qualificação, o adicional por tempo de serviço, a Gratificação de Atividade Externa (GAE), a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), 13º, 1/3 de férias, etc.
Dois grupos da ação já têm precedentes favoráveis e a associação aguarda julgamento de Mandado de Segurança para efetiva implementação dessas decisões.
Veja agora o resumo dos andamentos de março e as movimentações de mais duas ações da ANAJUSTRA Federal
AÇÃO – ÍNDICE DA URV LEI 8.880/94
Processo nº 0022124-50.2007.4.01.3400
28/03/2023 – Juntada de embargos de declaração pela União (Fazenda Nacional).
AÇÃO – EXTENSÃO DA INCIDÊNCIA DO PERCENTUAL DE 11,98% (ÍNDICE DA URV PELA LEI Nº 8.880/1994) NOS PLANOS DE CARREIRA
Processo nº 0055888-22.2010.4.01.3400 (Primeira ação coletiva)
16/03/2023 – Não concedida a tutela antecipada de urgência.
INCLUSÃO DA GAJ NA BASE DE CÁLCULO DOS ADICIONAIS/VENCIMENTO BÁSICO
Processo nº 1021015-61.2019.4.01.3400 (Primeira ação coletiva)
29/03/2023 – Retirado da pauta de julgamento virtual do período de 17 a 24 de Março/2023 para inclusão em nova pauta presencial a ser definida pelo relator.
PAGAMENTO DA GAE CUMULATIVAMENTE COM A VPNI (OFICIAIS DE JUSTIÇA)
Processo nº 1066804-49.2020.4.01.3400
06/03/2023 – Concluso para decisão de mérito.
AÇÃO VISANDO A CORREÇÃO DOS SALDOS DO PIS/PASEP
Processo nº 1047410-22.2021.4.01.3400
10/03/2023 – Juntada de contestação pela União Federal.
Acessos: 58235
Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.
👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.
🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864
✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!
Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
Com mais de 160 anos de tradição, o Colégio Cruzeiro @colegiocruzeirooficial é referência em ensino integral e formação humanista no Rio de Janeiro.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto nas mensalidades, extensível a dependentes legais, nas unidades Centro e Jacarepaguá.
Uma parceria que valoriza a educação, a família e o futuro. 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #colégiocruzeiro #educação #servidorpúblico #benefícios
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
Prêmio nas mãos! 🏆
A associada Mariléa Gonçalves Lemos, do TRT3, foi a grande ganhadora da moto elétrica Bee Type 2 no Show de Prêmios ANAJUSTRA Federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. ⚡️🛵
Parabéns, Mariléa! 🎉
#anajustrafederal #showdepremios #diadoservidor #associadoanajustra