
Mais de 8 mil associados devem receber valores no exercício de 2025
Tribunais que ainda não informaram valores estão sendo oficiados pelo juízo…
A ação denominada “Índice da URV (Lei 8.880/94)”, uma das mais antigas demandas judiciais da ANAJUSTRA Federal, teve movimentação no último mês de março.
Por meio de recurso de apelação, a associação discordou do percentual de 0,5% de juros de mora fixados na sentença, contados desde a citação, alegando que formulou pedido pretendendo o pagamento dos valores “reconhecidos administrativamente” pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) de 1% a.m.
A União, por sua vez, alegou a prescrição bienal, nos termos do art. 206 do CC, por se tratar de prestações de natureza alimentar e alternativamente, a prescrição quinquenal, prevista no Decreto 20.910/30.
Os recursos de apelação da entidade e da União foram rejeitados, mas foi mantida a sentença de mérito que julgou procedente em parte o pedido autoral, ao pagamento de correção monetária e dos juros de mora aos substituídos, referentes à diferença de 11,98% de valores pagos em atraso a partir de 21/01/2002, corrigidos nos termos do Manual de Cálculos da Justiça Federal.
E, no último dia 28, a União apresentou embargos de declaração ao processo. O órgão apontou que houve contradição entre o pedido autoral e a decisão. Sustentou ainda que houve omissão quanto aos limites territoriais dos efeitos da decisão, que alcançaria apenas os domiciliados no âmbito da competência territorial do Distrito Federal (RE 612.043/PR).
Agora, a assessoria jurídica da entidade aguarda o julgamento do recurso. Sendo acolhido, a ANAJUSTRA Federal irá recorrer.
Extensão da incidência dos 11,98% nos planos de carreira
Coincidentemente, outra ação da ANAJUSTRA Federal sobre a URV, a de extensão da incidência do percentual de 11,98% nos planos de carreira, também teve movimentação em março, sendo negada a tutela antecipada de urgência. O processo seguirá concluso para decisão de mérito.
Entenda
O percentual de 11,98% refere-se à perda salarial dos servidores, uma redução indevida sobre os vencimentos, ocorrida em 2003, em decorrência da conversão da moeda para a URV e, posteriormente, na transformação para o Real. Nessa conversão houve um erro de cálculo, e eles receberam os valores atualizados com uma defasagem de 11,98%.
Esse fato gerou uma gama de ações judiciais, ora cobrando o efetivo pagamento do principal, juros e/ou correção monetária, bem como, a incorporação deste percentual no próprio plano de carreira dos servidores do PJU, como é o caso do processo nº 0055888-22.2010.4.01.3400, ajuizado pela ANAJUSTRA Federal, que ainda segue em tramitação na fase de conhecimento.
GAJ
Em março, a primeira ação coletiva da associação sobre a incorporação da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) ao vencimento básico foi retirada da pauta virtual de julgamentos, do período de 17 a 24 de março. O título agora deve ser incluído em pauta presencial, em data a ser definida pelo relator.
A demanda gera ganhos para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, uma vez que, reconhecida como vencimento básico, a gratificação será incluída na base de cálculo dos adicionais e gratificações, elevando o valor de benefícios como o adicional de qualificação, o adicional por tempo de serviço, a Gratificação de Atividade Externa (GAE), a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), 13º, 1/3 de férias, etc.
Dois grupos da ação já têm precedentes favoráveis e a associação aguarda julgamento de Mandado de Segurança para efetiva implementação dessas decisões.
Veja agora o resumo dos andamentos de março e as movimentações de mais duas ações da ANAJUSTRA Federal
AÇÃO – ÍNDICE DA URV LEI 8.880/94
Processo nº 0022124-50.2007.4.01.3400
28/03/2023 – Juntada de embargos de declaração pela União (Fazenda Nacional).
AÇÃO – EXTENSÃO DA INCIDÊNCIA DO PERCENTUAL DE 11,98% (ÍNDICE DA URV PELA LEI Nº 8.880/1994) NOS PLANOS DE CARREIRA
Processo nº 0055888-22.2010.4.01.3400 (Primeira ação coletiva)
16/03/2023 – Não concedida a tutela antecipada de urgência.
INCLUSÃO DA GAJ NA BASE DE CÁLCULO DOS ADICIONAIS/VENCIMENTO BÁSICO
Processo nº 1021015-61.2019.4.01.3400 (Primeira ação coletiva)
29/03/2023 – Retirado da pauta de julgamento virtual do período de 17 a 24 de Março/2023 para inclusão em nova pauta presencial a ser definida pelo relator.
PAGAMENTO DA GAE CUMULATIVAMENTE COM A VPNI (OFICIAIS DE JUSTIÇA)
Processo nº 1066804-49.2020.4.01.3400
06/03/2023 – Concluso para decisão de mérito.
AÇÃO VISANDO A CORREÇÃO DOS SALDOS DO PIS/PASEP
Processo nº 1047410-22.2021.4.01.3400
10/03/2023 – Juntada de contestação pela União Federal.
Acessos: 58235
Chegou a vez de quem vive ou passa por Campo Grande conferir convênios presenciais que ajudam a economizar no dia a dia, como os hotéis e farmácias, ou o ano todo, como academias e colégios.
São diversas opções para associados e seus dependentes.
💡 Tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #campogrande #matogrossodosul
Está em dúvida sobre fazer um seguro residencial? Esse relato do João Lemos, de São Paulo, pode te ajudar.
Além de rapidez e eficiência na hora que você mais precisa, ao fechar um seguro residencial, até 7/3, você ainda participa da promoção do Bloco Me Segura e concorre a 10 vouchers iFood ou Zé Delivery, no valor de R$100, e 20 copos térmicos.
Ah, e seus dependentes (pais, filhos e cônjuge) também podem participar!
#anajustracorretora #blocomesegura #seguro #seguroresidencial
O mês de fevereiro marca o início oficial da nova Legislatura de 2025, trazendo importantes definições para o Congresso Nacional. Nesta fase, ainda não há clareza sobre como o parlamento se posicionará em relação a projetos que beneficiem os servidores públicos.
🎧🔈 Ouça um trecho da coluna “De olho em Brasília”, do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, em que ele fala dos compromissos da entidade.
🧑💻E leia a íntegra em anajustrafederal.org.br
#anajustrafederal #assessoriaparlamentar #pju #servidorpublicofederal
⚖️🩺❤️ As distorções dos valores do auxílio-saúde estão angustiando os servidores da Justiça do Trabalho e, concentrada na solução dessa situação, toda a diretoria da ANAJUSTRA Federal está mobilizada, estudando medidas que serão adotadas na defesa desse benefício.
“É urgente uniformizarmos o auxílio-saúde”, disse o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Nos próximos dias, as iniciativas e estratégias que serão tomadas na defesa intransigente desse direito para os servidores serão divulgadas no site e aqui no Instagram. Fique ligado!
Leia mais em anajustrafederal.org.br
#anajustrafederal #pju #servidorpublico #auxiliosaude
Se é preciso comprar, com tudo tão caro, que seja com desconto! 💲🫰💰 E o nosso Clube de Vantagens te ajuda a encontrar as melhores empresas com descontos especiais.
🎥 Vídeos que mostram na prática o valor das nossas parcerias.
🔝 Top Convênios com uma seleção de parceiros com as melhores oportunidades para você economizar.
🆕 Novas parcerias que entraram no nosso Clube, para você aproveitar já!
📁 E navegação por categorias, com filtros para subcategorias e divisão entre presencial e on-line. Para você encontrar mais rápido tudo que procura!
Acesse: http://anajustrabeneficios.com.br e faça parte de um mundo de vantagens.
#anajustrafederal #beneficios #convenios #pju #servidorpublico
Vamos pular Carnaval? 🎭🎉🎊
A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora colocou o bloco Me Segura na rua de novo para os associados da ANAJUSTRA Federal caírem na folia protegidos de diferentes imprevistos.
😍 E, dessa vez, quem contratar um seguro vida, auto, residencial, funerário ou celular vai concorrer a 10 vouchers iFood ou Zé Delivery, no valor de R$100, e 20 copos térmicos.
🥳 A promoção, que vai desta segunda, 3/2, até o dia 7/3, vale também para renovações de apólices. O sorteio dos prêmios será no dia 10/3, no Instagram @anajustracorretora
Podem participar associados e dependentes (pais, filhos e cônjuge).
#partiuFolia #anajustracorretora #blocomesegura #anajustrafederal #pju #servidorpublico