Assessoria jurídica estuda novas ações

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A assessoria jurídica da ANAJUSTRA está avaliando a viabilidade de novas ações para garantir melhorias salariais aos servidores do Judiciário, que devem ser apresentadas ainda no primeiro semestre de 2012. Os pleitos tratam do pagamento de gratificações, revisão de aposentadoria, recálculo de horas extras e entre outros.

“Um dos compromissos estatutários da ANAJUSTRA é garantir qualidade de vida ao servidor associado. As ações judiciais possibilitam uma reposição mínima do salário do servidor, que está há anos sem reajuste. Além disso, elas garantem direitos que estão sendo lesados”, lembra o presidente da associação, Antônio Carlos Parente.

Do início do ano pra cá, foram lançadas seis novas ações. Uma delas trata da isonomia no pagamento da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) que, conforme estudo jurídico da ANAJUSTRA, está sendo ignorada pelos Tribunais, reduzindo expressivamente o valor das gratificações pagas e discriminando os servidores que exercem e prestam atividades correlatas e que devem perceber uma mesma gratificação por esse desempenho.

Há também ações para os servidores que recebem a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) e para os que se aposentaram sem a integralização dos proventos.

A ANAJUSTRA também lançou a ação de suspensão da contraprestação pecuniária sobre o auxílio pré-escolar, que é uma vantagem paga ao servidor como forma de indenizá-lo pelos gastos na primeira fase escolar dos filhos.

Considerada como verba indenizatória, a vantagem vinha sendo paga aos servidores sem qualquer contraprestação pecuniária.  Contudo, recentemente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) editou o Ato nº 2/CSJT.GP.SG, de 9 de janeiro de 2012, criando uma contraprestação pecuniária por parte do servidor e dos magistrados para o custeio do benefício do auxílio pré-escolar de acordo com a faixa remuneratória de cada servidor, variando entre 5% e 25% sobre o valor do auxílio.

Confira os temas das teses que estão sendo estudadas

 

  • Manutenção da “opção” do art. 193 da L. 8.112/90 até os dias atuais;
  • Revisão de aposentadoria – EC 41 e 47;
  • Jornada de trabalho para os servidores da saúde;
  • Afastamento da regra geral da L. 10.887/04 aos aposentados por invalidez;
  • Recálculo das horas extras – divisor 200 (jornada de 40 hs) e 175 (jornada de 35 hs);
  • Acréscimo de 50% na hora extra levada para o banco de horas;
  • Desvio de Função;
  • Adicional de insalubridade;
  • Restabelecimento da licença prêmio aos optantes pelo abono de permanência;
  • Contagem de tempo de serviço especial;
  • GAS e GAE calculadas no maior vencimento básico;
  • GAS – extensão aos inativos e pensionistas;
  • GAJ calculada no valor máximo da tabela (Anexo II da Lei 11.416/06);
  • Juros de mora do FGTS.

 

 

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomai want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spousewhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
56 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
76 4