CERTIFICAÇÃO

STJ receberá selo de certificação pelo uso de linguagem simples

O STJ já adotava medidas com esses objetivos antes mesmo de aderir ao pacto.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Linguagem Simples (13 de outubro), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai receber o Selo Linguagem Simples 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira (16), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF).

A certificação foi instituída pelo CNJ para reconhecer os esforços dos órgãos do Poder Judiciário na adoção de uma linguagem que facilite a compreensão de suas decisões e de seus comunicados pela sociedade e por outros órgãos públicos. 

O selo surgiu como resultado do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, no qual os tribunais assumiram o compromisso de melhorar a comunicação com os cidadãos, inclusive ampliando as formas de acessibilidade. O STJ já adotava medidas com esses objetivos antes mesmo de aderir ao pacto.

Laboratório de inovação incentivou mudanças baseadas na linguagem simples

A juíza auxiliar da Presidência do STJ Maria Paula Cassone Rossi conta que o STJ Lab – o laboratório de inovação do tribunal, que ela preside – esteve à frente do desenvolvimento de três projetos fundamentados nos princípios de linguagem simples e visual law (uso de recursos visuais para facilitar a compreensão de mensagens na área do direito). “Eles foram implementados com sucesso e já estão em pleno funcionamento em suas respectivas áreas”, afirmou.

Segundo a juíza auxiliar, uma dessas iniciativas foi aprimorar ofícios da Secretaria de Processamento de Feitos (SPF), do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) e da Assessoria de Apoio a Julgamento Colegiado (AJC). Outra foi introduzir explicações simplificadas no andamento processual, “o que facilita a compreensão, pelos cidadãos, das etapas de tramitação dos processos no STJ”.

A terceira iniciativa – completou Maria Paula – foi a criação de um ambiente mais intuitivo e transparente para o peticionamento eletrônico nos fins de semana e feriados, “otimizando esse serviço essencial”.

“Essas iniciativas representam importantes passos do STJ em direção a uma comunicação mais simples e eficiente, que reafirmam o seu compromisso com a transparência e o acesso à Justiça”, ressaltou a juíza.

Ofícios remodelados evitam erros e aceleram atividades judiciais

Rubens Rios, titular da SPF, explicou que, para tornar mais clara e acessível a comunicação com os tribunais e as varas judiciárias de todo o país, a linguagem simples foi implementada nos três documentos mais produzidos pelo setor: ofício para comunicar decisão; ofício para solicitar informações; e ofício para comunicar decisão e solicitar informações.

O secretário ressaltou que o maior desafio para a adaptação dos ofícios foi “desapegar dos modelos antigos e abrir a mente para o novo”, após praticamente três décadas de uso dos mesmos modelos documentais. “A expectativa para o futuro é a substituição completa de todos os nossos documentos por modelos com linguagem simples”, acrescentou.

A simplificação atingiu também as comunicações enviadas pelo Nugepnac aos tribunais de segunda instância sobre afetação de recursos ao rito dos repetitivos e admissão de incidentes de assunção de competência – situações que geralmente impõem a suspensão dos processos com a mesma controvérsia. Qualquer dificuldade na identificação das determinações de suspensão podia acarretar a tramitação indevida de processos.

Na AJC, foi adaptado aos padrões da linguagem simples o modelo de ofício usado para comunicar os resultados dos julgamentos aos outros tribunais.

Notícias do portal com resumo simplificado atingem mais leitores

Em março de 2022, a Secretaria de Comunicação Social colocou em funcionamento o Glossário STJ, que traz explicações para termos jurídicos utilizados no noticiário do site do tribunal. Dois anos depois, as matérias sobre decisões judiciais passaram a ser acompanhadas por um resumo, escrito para quem não é familiarizado com assuntos jurídicos.

Francisco Souza, secretário interino de Comunicação Social, conta que o primeiro desafio do setor para implementar a mudança foi convencer os jornalistas e outros profissionais envolvidos na produção de conteúdo. “O ponto-chave da discussão era saber se precisávamos mesmo de um texto resumido em linguagem simples ou se, para alcançar o leitor não especializado, bastaria uma matéria redigida com esse cuidado”, explicou.

O secretário destacou que a solução encontrada para contemplar leitores com diferentes níveis de conhecimento sobre direito foi a inserção de um resumo simplificado, pois “só acessa quem não entendeu o texto; quem está familiarizado com o assunto lê a notícia e se dá por satisfeito”.

Francisco Souza disse que a pesquisa de satisfação do site indica um aumento da avaliação média dos leitores depois da implementação da linguagem simples, o que é especialmente significativo diante do fato de que o número de acessos ao portal quadruplicou nos últimos quatro anos. “Quando você está exposto a muito mais leitores e mesmo assim a avaliação é positiva, é um ótimo sinal”, concluiu.

Acessos: 52

O ano de 2024 foi repleto de aprendizados, benefícios e momentos importantes. Finalizamos este ciclo agradecendo você por estar sempre com a gente!

Que em 2025, possamos seguir crescendo, defendendo os direitos da nossa categoria e conquistando mais espaços. Que venha o novo ano, com mais união, força e realizações para todos nós! Juntos, somos mais fortes!

✨ Feliz Ano Novo!

#anajustrafederal #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublico
24 2
Já ouviu falar na regra dos 50 – 15, 35 do planejamento financeiro?

Ela é um método de orçamento que divide a renda mensal em três categorias de gastos:

🔹 50%: Despesas essenciais, como aluguel, contas de luz, água e telefone, plano de saúde, mensalidade escolar, entre outras

🔹 15%: Prioridades financeiras, como dívidas a pagar ou investimentos

🔹 35%: Estilo de vida, como despesas com restaurante, cinema, academias, entre outras

A ideia é que a pessoa tenha mais clareza sobre para onde vai o seu dinheiro, priorize as despesas e corte gastos desnecessários.

Na nossa agenda 2025, que tem o apoio do Banco BRB, você pode tornar essa prática uma rotina, acompanhando seus ganhos e gastos todos os meses.

Esse é um dos seus planos para o ano novo?

Digite “planejamento financeiro” nos comentários que vamos te enviar um guia da nossa consultoria financeira e planilha para você começar já! 

#agenda2025 #calendario2025 #anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
79 25
Valeu 2024 ✨ Pode vir 2025 

Feliz Ano Novo! 🎆 

#anajustrafederal #pju #jusaúde #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal #felizanonovo #feliz2025
21 6
Após o sucesso da primeira edição, nossa agenda 2025 traz ferramentas para um ano mais produtivo e organizado, como a Roda da Vida, Mudando Hábitos e planejamento financeiro baseado na Regra 50-15-35. 

🎡A Roda da Vida ajuda a visualizar o equilíbrio entre áreas como saúde, carreira e finanças. Quanto mais próximo do centro, menor a satisfação e maior a necessidade de melhoria. 

📊Em “Mudando Hábitos”, é possível registrar e acompanhar novos hábitos diários, com a motivação de uma recompensa ao final do processo. 

💰Já a Regra 50-15-35 divide a renda em três categorias: 50% para despesas essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida. O objetivo é ter maior clareza sobre os gastos e otimizar o orçamento.

E ai? Já recebeu sua agenda e calendário 2025?

Caso ainda não tenha recebido, entre em contato com protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e feliz 2025! 🥰✨

#anajustrafederal #agenda2025 #calendario2025 #pju #servidorpublicofederal
30 3