Adiada votação da proposta de renegociação da dívida dos estados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A votação do projeto que renegocia dívidas de estados e do Distrito Federal com o governo federal foi adiada para a semana que vem.

A proposta prevê o alongamento das dívidas por 20 anos, se forem cumpridas medidas de restrição fiscal vinculadas, principalmente, a despesas com pessoal. O texto estabelece que os governos não poderão gastar com servidores mais do que o gasto do ano anterior, corrigido pela inflação.

O projeto encontra muita resistência, e a discussão nesta terça foi acompanhada da galeria do plenário por representantes dos servidores públicos, que ameaçaram greve geral em caso de aprovação.

Para o deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, a proposta vai afetar a oferta de serviços essenciais à população.

“Esse projeto é um garrote sobre os estados, um garrote que vai impedir o atendimento nos serviços públicos de saúde, de educação, de assistência social, de ciência e tecnologia em todo o país.”

Depois de o texto ser criticado por lideranças de diversos partidos, o líder do governo, André Moura, concordou com o adiamento da votação.

“Acima de tudo, os servidores públicos estarão preservados. O governo atual do diálogo, da democracia, do respeito ao parlamento brasileiro, nós vamos aqui aceitar a proposta, vamos discutir, vamos dar mais tempo para o relator, o deputado Esperidião Amin, mas que na próxima semana eu tenho certeza que o compromisso desse parlamento é com a aprovação da matéria.”

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que não colocará outras matérias em pauta antes de concluída a análise do projeto das dívidas dos estados. Nesta semana, não haverá mais votações no plenário.

A oposição também anunciou que vai obstruir as análises enquanto não for marcada sessão para votar o pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha.

Depois da sessão da Câmara, deputados e senadores se reuniram em sessão do Congresso Nacional para a análise de vetos presidenciais que trancavam a pauta. Os vetos em que havia acordo foram mantidos, mas os mais polêmicos, como o feito à possibilidade de reserva de 10 por cento dos recursos federais para a construção de imóveis do Minha Casa, Minha Vida em cidades com menos de 50 mil habitantes, tiveram votação adiada, pois não havia mais quórum.

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
801 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
541 26