Saúde mental e trabalho

ESPECIAL

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Parte da equipe da Secretaria de Saúde do TRT2, atualmente composta por sete psicólogos. (Foto: Décio Samezima)

Alta demanda de tarefas, conflitos interpessoais verticais (com superiores hierárquicos) e horizontais (entre os seus pares), desequilíbrio entre esforço e recompensa e dedicação excessiva. Estas podem parecer situações cotidianas e recorrentes no ambiente de trabalho, mas segundo o médico do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luis Fernando Dutra Diniz, também são os principais eventos que podem comprometer a saúde mental no contexto desse ambiente. 

Relatório recente, de fevereiro deste ano, da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que 5% da população mundial padece de transtornos depressivos e de ansiedade, tipos mais conhecidos de transtornos mentais. No Brasil, 5,8% da população preenche critérios para o diagnóstico de transtorno depressivo. Além disso, a OMS destaca que a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo, cerca de 7,5% dos casos. Ela é também a principal causa indutora de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos anuais no mundo. 

Palestra sobre depressão será no dia 7/7 em Porto Alegre

O problema não é recente. Em 1936, o sofrimento do trabalho e suas consequências para a saúde mental dos trabalhadores foi narrado pelo clássico filme “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, por exemplo. No entanto, por conta dos rótulos, marginalização do portador de sofrimento psíquico, dentre outros fatores, a sociedade se organizou de modo a falar o menos possível sobre o assunto.

Na Justiça do Trabalho, recentemente, houve abordagens expressivas sobre o tema e outras já estão previstas. Este ano, os Tribunais Regionais do Trabalho da 5ª, 6ª e 8ª Região aderiram à campanha Janeiro Branco, que busca promover ações educativas para a difusão da saúde mental e desmistificar a ideia de que a busca por profissionais de psicologia estaria apenas ligada ao tratamento de doenças, alertando para a importância deste cuidado para a promoção da saúde. A campanha ‘Janeiro Branco’ foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos  e, hoje, já virou lei nas cidades de Campinas (SP) e Uberlândia (MG).
 

No ano passado, o tema foi discutido em um simpósio realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). E, os mesmos órgãos, já anunciaram que, em outubro deste ano, haverá um amplo debate com juristas, médicos, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho, em um seminário internacional na sede do TST.

Para o médico do TST, não existe razão única para as estatísticas tão alarmantes sobre o tema, mas um contexto histórico social, econômico e político a delinear forças que atuam na esfera psíquica do tecido social, provavelmente desencadeando ou agravando quadros depressivos latentes ou subliminares.

“Os dados da OMS têm relevância suficiente para que os gestores públicos dediquem esforços na concepção de políticas públicas capazes de prevenir, acolher, tratar e acompanhar as pessoas portadoras de transtornos depressivos.”
No âmbito do Poder Judiciário, existe uma recomendação por parte do Conselho Nacional de Justiça (CN), formalizada na Resolução nº 207/2015, de que os Tribunais tenham equipes multiprofissionais, com no mínimo, servidores das áreas de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social, a fim de atender essa demanda.

Segundo Diniz, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve, através de exames periódicos de saúde, avaliar magistrados e servidores quanto à saúde física e mental, bem como rastrear formas precoces de adoecimento, principalmente aqueles decorrentes do trabalho, privilegiando o instrumental epidemiológico.

Revista da ANAJUSTRA começa a ser distribuída

No Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a Seção de Psicologia, parte da Secretaria de Saúde do TRT, iniciou suas atividades há vinte anos e atualmente conta com sete psicólogos. O objetivo é de restabelecer o equilíbrio psíquico e a relação saudável do indivíduo com seu trabalho e com suas relações pessoais. Segundo o chefe da Seção de Psicologia do TRT2, Sérgio Conventi Garcia, uma das atividades da Seção é o atendimento terapêutico que é oferecido aos magistrados e servidores. As solicitações são feitas pessoalmente, por telefone ou pelo e-mail da Seção de Psicologia, pelo próprio servidor ou pelo responsável pelo encaminhamento (médico, assistente social, diretor de secretaria, magistrado).

“A primeira consulta tem por objetivo o acolhimento imediato da questão ou situação emocional trazida pelo interessado, o esclarecimento da demanda e a escolha da conduta apropriada: orientação, aconselhamento, psicoterapia, encaminhamento. Os atendimentos podem prosseguir na forma de psicoterapia, geralmente com uma sessão por semana e, quando necessário, fazemos o encaminhamento a outros profissionais de saúde ou auxiliamos na busca de um psicólogo dentre os credenciados no plano de saúde.”

De acordo com Garcia, o setor tem como foco a prevenção, o cuidado, e a promoção da saúde mental e ocupacional, atuando na reabilitação de aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da pessoa. “Dentro dessa atuação, procuramos evitar o crescimento do número de licenças médicas por razões psiquiátricas e por doenças orgânicas de base psicológica, bem como oferecer suporte aos que retornam às atividades laborais, após afastamento. Em 2016, foram realizadas mais de 3.900 sessões de psicoterapia.”

Leia a reportagem “Saúde mental e trabalho”, na íntegra, na revista ANAJUSTRA em Pauta.

Acessos: 17

As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju
Você já imaginou percorrer o Caminho da Fé 20 vezes e acumular mais de 6 mil km de caminhada? Esse é o relato inspirado de Oswaldo Buzzo, associado do TRT15, que transformou suas jornadas em um livro incrível, cheio de histórias, desafios e superações.

📖 No livro, Oswaldo compartilha suas experiências como peregrino, incluindo dicas, reflexões sobre a vida e a fé, e conselhos para quem deseja se aventurar nessa jornada. Como ele diz: "A caminhada é a melhor metáfora do viver."

🌟 Para quem busca inspiração e um novo olhar sobre as peregrinações, O Peregrino de Aparecida está disponível em versão impressa e ebook nas principais plataformas. Quer saber mais? Acesse o nosso blog Espaço Cultural e confira a matéria na íntegra.

#EspaçoCultural #AnajustraFederal #CaminhoDaFé #OPeregrinoDeAparecida #Caminhada #Peregrinação #Fé #Leitura #LivrosRecomendados #Cultura #Espiritualidade
Associados da ANAJUSTRA Federal têm uma oferta especial para aproveitar! Até 30/09, ganhe R$ 2 mil de desconto em uma mensalidade para fazer assinatura de um carro na Localiza Meoo! 🚘✨ @localizameoo 
Não perca essa oportunidade de dirigir com mais economia e estilo.

🔹 Data Limite: 30/09 
🔹 Desconto: R$ 2 mil OFF 
🔹 Oferta Exclusiva: Associados ANAJUSTRA Federal

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!
anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864
‌
#LocalizaMeoo #MêsDoCliente #OfertaEspecial #Desconto #ANAJUSTRAFederal #CarroNovo #Economia
Com a seca afetando 60% do Brasil, além do problema das queimadas, é essencial adotar medidas de proteção à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Siga essas orientações do Ministério da Saúde:

💧 Dicas de proteção:

- Aumente a vazão de água.

- Evite atividades físicas ao ar livre.

- Fique longe de áreas com fumaça.

- Procure locais mais frescos e bem ventilados.

👩‍⚕️⚠️ Sintomas de alerta: náuseas, vômitos, tontura ou falta de ar? Busque atendimento médico imediatamente!

#JUSaúde #ANAJUSTRAfederal #Saude #Planodesaude