STF reconhece repercussão geral em caso sobre precatórios

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Um aposentado ganhou na justiça o direito de cobrar valores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, no acórdão sobre o caso Nº 0015961-85.2012.4.04.9999/SC, o Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que só haveria incidência de juros de mora (quando há atraso no pagamento de uma dívida) sobre os dias transcorridos entre a expedição do precatório e a inscrição dele no orçamento público.

Acontece que, da previsão orçamentária até o efetivo pagamento do título, é comum que transcorra bastante tempo. Por isso, o beneficiário da ação entendeu que os juros de mora deveriam se estender e ser aplicados também durante esse período. Essa divergência transformou-se no Recurso Extraordinário (RE) 1169289, de relatoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, o RE teve repercussão geral reconhecida, por meio de votação unânime no Plenário Virtual do STF. Assim, a resolução desse problema deve impactar centenas de processos semelhantes sobre a mesma matéria que tramitam nas instâncias inferiores.

Argumentos

Para o autor do recurso, a decisão do TRF4 viola o artigo 100, parágrafo 12, da Constituição Federal, que prevê a atualização de valores de requisitórios no período entre a expedição e o efetivo pagamento, conforme a Emenda Constitucional (EC) 62/2009.

Segundo ele, ao editar essa norma, o legislador constituinte teve a intenção de impedir o enriquecimento indevido do erário em razão do significativo lapso temporal. Por fim, a relevância da matéria foi sustentada do ponto de vista econômico, político, social e jurídico, pois envolve o interesse de todos os credores da Fazenda Pública.

Mérito

O ministro Marco Aurélio destacou em seu parecer que cabe ao Supremo examinar e pacificar essa questão. Apesar disso, ainda não há data para que o RE seja pautado e se discuta o seu mérito.

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA se deu mal, mas agora ela aprendeu a lição! Antes de comprar qualquer produto ou serviço, confira o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal e garanta os melhores descontos!

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
27 4
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
44 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1