Justiça do Trabalho reduziu 20% do consumo de papel em 2018

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, durante o VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, documento que traz séries históricas dos gastos e consumos dos 92 tribunais e conselhos do Judiciário. Na Justiça do Trabalho, os destaques foram a redução do consumo de papel (20%), de impressões (25%) e de copos descartáveis (14%).

Segundo o balanço, também foi constatada na Justiça do Trabalho a redução do consumo de energia elétrica (3%) e de água e esgoto (5%). Sobre qualidade de vida, foi verificado um aumento na quantidade de ações de inclusão (23%) e de ações de sensibilização e capacitação na área socioambiental (18%).

Seminário

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, participou da mesa de abertura do evento, realizado na semana passada (26 e 27 de junho), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ele ressaltou a importância do Processo Judicial Eletrônico (PJe) como elemento de celeridade processual que também favorece o meio ambiente. “Estamos numa fase madura de uso de ferramentas eletrônicas, treinando nossos magistrados e servidores para a utilização racional do papel”, explicou.

O ministro disse ainda que o TST já iniciou a implantação de um sistema de energia fotovoltaica (energia limpa) e que o meio ambiente do trabalho está inserido em todas as ações do Tribunal. “Estamos engajados e preparando um meio ambiente saudável para as futuras gerações. Orgulho-me de viver num tempo em que a busca de um meio ambiente saudável está em evidencia visando a preservação do planeta”, concluiu.

Também participaram da mesa de abertura os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro João Otávio de Noronha, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

O vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro José Barroso Filho, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, também fizeram parte da mesa de abertura.

Balanço Socioambiental

Publicado anualmente, o Balanço Socioambiental do Poder Judiciário é fomentado por informações dos relatórios de acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (artigo 9º da Resolução CNJ 201/2015).

O índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) é um indicador do balanço que sintetiza os resultados obtidos pelos Tribunais, levando em conta uma análise conjunta de dados de consumo de papel, água, esgoto, copos descartáveis e de gastos com telefonia, limpeza e reformas, entre outros. 
No IDS, foram destaque na Justiça do Trabalho os Tribunais Regionais do Trabalho da 17ª Região (ES) e da 13ª Região (PB), que ocuparam, respectivamente, o segundo e o décimo lugar geral. O TST e o CSJT, contabilizados juntos por funcionarem no mesmo edifício, ocuparam a 26ª posição entre os 92 órgãos avaliados.

Os demais dados da Justiça do Trabalho e dos outros ramos do Judiciário podem ser conferidos no balanço.

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
5 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
795 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
533 26
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
306 15