Vitória dos servidores do TRT22

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Relatora do processo, ministra Rosa Weber anulou acórdãos do TCU em decisão favorável aos servidores. Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

A ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inválidos os atos do Tribunal de Contas da União (TCU) que reverteram ascensões funcionais de 16 servidores do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí (TRT-22).

O caso julgado foi o Mandado de Segurança (MS) 29139 que deve anular três acórdãos do TCU. A medida veio em decisão monocrática, tomada pelo relator sem análise dos órgãos colegiados.

O MS 29139 foi impetrado em nome dos autores pelo escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria, que também presta assessoria jurídica para a ANAJUSTRA. Nos autos, a relatora verificou que as ascensões foram concedidas em 1996, mas o TCU só abriu processo de revisão em 2005.

A ministra Weber ressaltou que a jurisprudência do STF é firme no sentido de que, após a vigência da Lei 9.784/1999, o direito do TCU de anular atos de ascensão funcional se encerra após 5 anos, assim, o procedimento não respeitou o período decadencial. Ela também ressaltou que não foi observado o princípio do contraditório e o direito à ampla defesa.

O voto explica ainda que a fiscalização era referente a um ato administrativo de efeitos delimitados e, por isso, não seria possível aplicar ao caso a alegação do Tribunal de Contas de que a Constituição Federal autorizaria sua atuação de forma unilateral uma vez que os processos de fiscalização têm natureza objetiva e jurisdição objetiva e abstrata.

Entenda

Os autores da ação ocupavam cargos de Auxiliares Operacionais de Serviços Diversos (área de apoio) e após concluírem o segundo grau de ensino, uma resolução administrativa do tribunal, editada em 1997, concedeu a promoção ao cargo de Nível Intermediário. Em outubro de 2006, sem intimação dos interessados, o TCU anulou o ato que concedeu ascensão.

Com informações do portal do STF.

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA se deu mal, mas agora ela aprendeu a lição! Antes de comprar qualquer produto ou serviço, confira o Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal e garanta os melhores descontos!

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
27 4
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
44 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1