Vitória – STF suspende, para os associados da ANAJUSTRA, reposição determinada pelo TCU

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Supremo Tribunal Federal, por decisão da Ministra Cármen Lúcia, concedeu liminar suspendendo, para os associados da ANAJUSTRA, a devolução ao erário dos valores recebidos a título de URV.

A ANAJUSTRA impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal com pedido de liminar, objetivando a suspensão da determinação do Tribunal de Contas da União de que os servidores filiados à associação fossem obrigados a restituir os valores recebidos de boa fé.  Para a associação, a decisão da Corte de Contas estava em descompasso com a jurisprudência do próprio TCU, STF e do Judiciário Federal.

O Tribunal de Contas da União, na sessão de 28/8/2013 (Acórdão Nº 2306/2013), considerou indevidos pagamentos efetuados a servidores da Justiça do Trabalho referentes a URV(11,98%) e determinou que eles efetuassem o ressarcimento dos valores que, segundo o TCU, foram pagos a maior.

Na sua decisão, a Ministra, além de outros motivos, observou que a determinação da devolução dos valores pareceu contrariar entendimento do próprio TCU que, em sua Súmula 249, estabeleceu que é dispensada a devolução de importâncias recebidas, ainda que indevidamente, mas de boa-fé, por servidores ativos, inativos e pensionistas, em virtude de erro de interpretação da lei, tendo em vista o caráter alimentar das parcelas.

A liminar foi concedida no Mandado de Segurança 32590, da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho – ANAJUSTRA e alcança os seus associados.

Veja a Decisão do TCU

Veja a notícia do STF sobre a suspensão da devolução determinada pelo TCU

Ainda não é associado da ANAJUSTRA?

Associe-se e faça parte desta e de outras ações, e usufrua de todas as vantagens de ser associado da ANAJUSTRA.

why did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husband

No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨

Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.

👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
18 0
Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
59 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
77 4